Enviado por nossa amiga "ongueira" e membro do MBNE Marilia Becher de Curitiba PR. (Link ao lado no índice "Poetisa")
Dia Mundial da Água - 22 de março
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, mas até bem pouco tempo atrás, este líquido precioso não tinha uma data específica para ser comemorada. Este dia foi instituído pela ONU em 1992.
Além de ser uma data comemorativa, é um convite à reflexão sobre novas idéias, conhecimentos e esperanças.
Mas, será que precisamos de uma data tão especial para esta dádiva?
L’eau, water, agua, acqua, água. Várias línguas, um só significado: VIDA! O homem depende da água, não só em um único dia calendário, mas em todos os momentos de sua existência.
Nós dependemos tanto da água, que historicamente as populações se estabeleceram ao longo dos mananciais e à beira mar. No aspecto produtivo, sua disponibilidade é fator decisivo para a instalação das indústrias, onde é utilizada para diferentes finalidades, desde a matéria prima, solvente universal, manutenção de equipamentos, higiene ou como corpos receptores naturais de efluentes tratados, ou na pior das hipóteses, não tratados. Este último caso, revela uma grande fonte poluidora. Sobre o tratamento de efluentes líquidos, existem vários procedimentos que consistem em eliminar ou reduzir os poluentes de forma a atender a legislação e não causar prejuízos ao meio ambiente.
Considerando a atual escassez de água no mundo, já existem mecanismos para a sua reutilização.
O problema da qualidade da água afeta muitas comunidades, tanto no sentido de consumo e saúde como em relação à qualidade do entorno em que vivem, pois a falta da rede de coleta e tratamento de esgoto, a deposição de lixo e todo tipo de resíduos sólidos em terrenos baldios e beira dos rios, a destruição da mata ciliar, a ocupação de áreas ribeirinhas, o lançamento de resíduos industriais e o uso de agrotóxicos próximos a lençóis hídricos, alteram profundamente a qualidade da mesma, tornando-a mais difícil de ser tratada para o uso do abastecimento público.
Com isso, a água que chega nas casas está, muitas vezes, sem boa aparência e/ou muito cara, quando não contaminada. Mesmo insatisfeita, a população continua utilizando aquela água e pagando por ela.
Quais seriam as soluções?
Em primeiro lugar, deve buscar uma forma organizativa para encaminhar coletivamente a sua reclamação, a qual pode ser através de: Associação de Moradores, entidade ambientalista, entidade sindical, movimento de mulheres, movimento de juventude, movimento estudantil, pastorais, além de outras.
Obtendo a adesão da entidade, deve encaminhar sua reclamação ao órgão responsável pelo abastecimento público em seu município. Não resolveu? Solicitar à Secretaria Municipal de Saúde ou ao Conselho Municipal de Saúde providências no sentido de que seja feita a devida fiscalização e autuação do responsável.
Ainda não resolveu?
Há outros mecanismos, tais como: denúncia na imprensa, na Câmara Municipal, na Promotoria Pública, realização de abaixo-assinados, atos públicos, manifestações.
Quanto à degradação do entorno, ou seja, do ambiente onde vive, a ação, inicialmente, deve dar-se em dois sentidos:
-desenvolvendo práticas sociais educativas e que levem a uma mudança de comportamento coletivo visando a recuperação, conservação e proteção das nascentes e cursos d’água;
-denunciando no órgão de meio ambiente do município ou do Estado, bem como aos Conselhos de Meio Ambiente, exigindo uma ação efetiva e punitiva para os infratores.
Em relação às práticas sociais educativas, vale destacar que as mais eficazes são aquelas desenvolvidas de forma conjunta, envolvendo os vários setores da sociedade, desde a escola, a igreja, os comerciantes, as autoridades, os empresários, as organizações comunitárias e todos aqueles que dedicarem umas horas de seu conhecimento, disponibilidade e criatividade para esta questão.
Flui cristalina a compreensão da importância que tem o tema, pois atinge diretamente ponto fundamental a ser refletido por todas as consciências: a continuidade da vida humana.
Muitos indivíduos continuam inertes para tal realidade, ficam somente na expectativa do que fazer. Tal atitude leva à alienação do problema, logo, não é atitude sensata.
Cidadania é um ideal a ser conquistado, depende da ação política de um povo. Ação constante no sentido de conhecer seus direitos e fazer que sejam respeitados.
Precede à ação, a reflexão e refletir exige conhecimento, abertura dos sentidos para perceber a realidade existente. Saber o que ocorre neste momento com as águas é passo importante no exercício da cidadania. Conhecer uma lei é o mesmo que dar vida à mesma. Lei desconhecida é somente tinta e papel: silente no tempo, inerte no espaço.
O Movimento de Cidadania pelas Águas que promove campanhas de divulgação e debates sobre a importância dos recursos hídricos inclui nos currículos das escolas noções básicas do “ Manejo conservacionista de bacias”. Objetiva-se com tais campanhas, desencadear nos cidadãos uma atitude ambiental responsável com relação às águas. Também estabelece cinco princípios para a gestão dos recursos hídricos:
-a adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento;
-o reconhecimento dos usos múltiplos da água, quebrando a hegemonia do setor elétrico;
-o reconhecimento do valor econômico da água;
-o reconhecimento da água como bem finito e vulnerável;
-o estabelecimento como filosofia de gestão a descentralização e a participação, abrindo espaço para que a sociedade civil possa influenciar no processo de decisão.
Lutar por uma água limpa é principalmente lutar por saúde, cidadania e qualidade de vida.
Um sim ao consumo racional!
Água: um bem para todos!
Água: a vida por uma gota!
Entre nessa você também!