domingo, maio 01, 2005

Contradições "democráticas".Parte III

Fico pensando...matutando...como dizemos aqui no interior onde moro agora , sobre como evitar um confronto maior entre tendências e segmentos tão díspares? Será que uma “guerra civil” na sociedade poderá ser evitada se agirmos com bom senso?
Não sei não... se sentarmos e papearmos numa boa sem lideranças comprometidas e soberbas, talvez alcancemos algum acordo .
Aprendi com a gente simples a “papear” sentado na grama e capim , sem tempo nem vento contra , até conseguirmos um lugar comum e ponto de encontro de idéias e crenças .
Coisas do interior , que para alguns são merecedoras de termos pejorativos e ofensas gratuitas , mas que não representam a verdade do povo que habita estas regiões . Insistir nestas definições e conceitos sobre gente como esta é fascismo .

Não sabem, nem de perto, pelo que passam e trabalham duro para alimentarem e manterem este Brasil das “metrópoles” que se julgam no direito de ditarem normas e opiniões aos demais brasileiros de todas as regiões !
Coloquem de um lado um elemento “gay” e do outro um pastor ou um católico, sem que estes estejam muito vinculados a fatores supervenientes acima deles que os impeçam de decidir por si.
Verão que após algumas intensas horas de convívio e troca de argumentos , chegarão a um consenso em termos humanos sem a “patrulha” mental de quem os financie ou doutrine ideologicamente .
Portanto, o que temos, é um resultado de antagonismos perfeitamente evitáveis se não fossem interesses políticos e mais ainda profundos de entidades interessadas em dividir a sociedade para reinar!Não leram Maquiavel?
Somos todos seres humanos e nos reconhecemos ao final de tudo embora cegos pelos ditames de nossa fé, crença, ideologia ou descrença!
Todos podemos nos harmonizar e conviver pacificamente , se assim nos prontificarmos a fazê-lo.
O que nos impede é a ação de pequenos ou pequeno grupo sempre oculto , muito perspicaz e ativo que manipula as diferenças e divide a sociedade .


“Dividir para reinar” esta é a máxima , entendam bem isto!

Uma coisa é certa, quando seres humanos tentam se conciliar e encontrar pontos em comum tudo é possível , mesmo as mais antagônicas posições e ideais poderão ser resolvidos com fraternidade , liberdade de opinião e justiça!



Homero Moutinho Filho

hmf_sp@yahoo.com.br