domingo, maio 27, 2007

"BUMBUM"

Muitas vezes fui mal interpretado por ter criticado nossos péssimos hábitos e costumes como povo, principalmente quando se trata de nossa “submissão primitiva” aos turistas estrangeiros que aqui chegam, recebendo-os com batuques e bundas esfregadas em suas caras.
Em New York nunca fui recebido por “cowboys” cantando e montando cavalos, nem em Buenos Aires tive de assistir a uma dança de tango quando desembarquei, muito menos no Uruguai, Canadá e muitos outros países.
Por que será que estimulam esta tendência primitiva e submissa de nos fazermos tão dependentes e inferiores assim?
Há razões de grande alcance e manipulações comportamentais , inclusive através de gravadoras internacionais e grande mídia, para que sempre pareçamos “inferiores”, humilhados em nossa inferioridade e dependência econômica.
Observem que as gravadoras investem não em nossos autores mais capazes e criativos, mas sim, em coisas o quanto mais “bregas” e primitivas, melhor.
Qual a razão?
Somente a afirmação de uma superioridade racial e cultural, para que seus iguais sempre sejam recebidos pelos “nativos” com honras especiais, onde quer que aportem.
Nossas mulheres são consideradas prostitutas em todos os países, sejam ou não e sofrem assédios sexuais.
Por acaso nossas mulheres seriam mais prostitutas do que as estrangeiras que aqui chegam em busca de experiências inter-raciais?
Sou absolutamente contra este massacre cultural executado pela grande mídia que se resume a alguns grandes centros irradiadores de cultura e costumes que sufocam a grande maioria de regiões e expressões culturais de nosso país .
Como já citei em outros textos, alguém aqui sabe o que é uma “Califórnia”, evento musical tipicamente gaúcho de tradições e raiz?
Mas todos conhecem “Hip Hop”, “Axé” ‘e congêneres, não?
Do sul apenas churrasco e chimarrão por muito favor.
E de Roraima, do Amazonas, do Mato grosso, o que sabem em termos de expressão cultural ?
Nada não é?
Isto se deve a um verdadeiro massacre cultural consumista e comercial imposto por um pequeno grupo de interesses, que só faz estimular separações e supremacias, nem sempre bem recebidas pelos desfavorecidos por esta política de mercado.
Apesar de ser carioca, por ter por muitos anos freqüentado e trabalhado na Umbanda, ter conhecido o Candomblé , Afro-mirim, etc, pude perceber certas raízes sociológicas e antropológicas, muito importantes , capazes de explicar a predominância de um certo “matriarcalismo” na Bahia, onde uma maioria de afro-descendentes se vê representada em figuras femininas, como a “Menininha de Gantoá”.
Vejam bem que isto remonta à uma época bem antiga , na escravatura, onde os filhos de escravas forçadas à uma reprodução com reprodutores escolhidos não tinham qualquer referência paterna e seus filhos se apegavam às mães, como única fonte de proteção e afeto.
Esta tendência se tornou uma hierarquia cultuada e preservada, como forma de valorização da figura materna ,matriarcal, que não seria, de modo nenhum, uma deficiência, porém uma eficiência em termos de valorização feminina.
Estes traços culturais de sincretismo,comparando-as as nossas santas, valorização da figura feminina e tradições que deveriam ser sempre lembradas e nunca desvirtuadas por influências alienígenas, estrangeiras de movimentos sociais de separatismo étnico ou coisa parecida.
Não é o “Axé” que simboliza a Bahia, é a tradição maior, o sincretismo e a hierarquia , o respeito e culto ao que impõe uma certa conduta e postura étnica.
Não precisamos “esfregar bundas nas caras de turistas”, deixem que eles esfreguem as deles nas nossas, elevemos nossa auto-estima , sempre de cabeça erguida e passemos a crer numa possibilidade mais adiante de construirmos uma nova civilização mais fraterna, criativa, igualitária e ousada!