segunda-feira, janeiro 09, 2006

Última !!!

Notícia enviada pelo nosso amigo,Italo Leonardo (link no índice ao lado) membro do MBNE e representante em E.S. !

"Homero, caramba cara, entra no site agora
www.gazetaonline.com.br e dá uma olhadinha, estou prêso aqui na FUNASA os Índios invadiram aqui e prenderam agente aqui dentro. A meu redor agora deve ter uns 30. No prédio ao todo tem uns 130 / 150 índios. Tô prêso aqui, eles não querem deixar agente sair.
Reflexo de que isso ????!?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?
As coisas estão pipocando aos pouquinhos!!! "

Italo Leonardo Amaral Moreira

Índios ocupam sede da Funasa em Vitória
09/01/2006 - 13:58:42 Redação Gazeta Rádios e Internet
Álvaro Zanotti


Com os corpos pintados e ostentando lanças, mais de 120 índios de sete aldeias de Aracruz, município localizado no Norte do Estado, ocuparam a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Praia do Canto, em Vitória, nesta segunda-feira. Todos os trabalhos administrativos foram interrompidos. Os indígenas protestam contra a precariedade na prestação de serviços nas comunidades por parte da Coordenação Regional de Saúde Indígena e garantem que somente irão desocupar a área após a adoção de medidas que solucionem os problemas. Um dos líderes do movimento, Paulo Tupiniquin, destaca que há falta de medicamentos e que o transporte de pacientes é deficiente. “As pessoas não podem ficar sem medicamento. Já ocorreu alguns óbitos dentro das comunidades por descaso. Então, a gente não quer que isso volte a acontecer. Enquanto for preciso ficar aqui para resolver o problema nós vamos ficar”, disse Paulo.
O coordenador substituto de saúde indígena no Estado, Marcos Resende, não quis comentar as denúncias. Durante a manhã ele esteve reunido com uma comissão formada por cinco caciques, ouvindo reivindicações. No início da tarde, Resende entrou em contato com o Ministério da Saúde, em Brasília, dando início ao processo de negociação. Não há previsão de quando o impasse será resolvido.
Os índios, que representam duas tribos de sete aldeias localizadas em Aracruz, ocuparam a sede da Funasa por volta das 8h30 exigindo a presença do coordenador geral de saúde indígena da fundação, Altino Barbosa - que está de férias. Todos os funcionários do Ministério deixaram o prédio e os serviços foram totalmente interrompidos.