sexta-feira, dezembro 22, 2006

O "Enigma"

Penso ter decifrado o enigma sobre onde caiu aquele raio.
Depois de uma vistoria geral, optei pela estrutura de aço da futura varanda que têm vigas com 20 cm de diâmetro, fortemente costuradas em solda , cada uma fincada em profundas sapatas de concreto especialmente "aterradas" em várias camadas e cercadas por piso de pedra bruta.
Tive este cuidado,com a estrutura da casa ,para que ela se tornasse um imenso pára-raios,ao invés de um risco permanente.
Foi um dos tentáculos de um grande raio absorvido
em parte pela estrutura ao ar livre, não sem antes parecer uma bola de fogo explodindo aqui.
A parte principal deve ter "morrido" nos pára-raios próximos.
Esta mesma estrutura com sapatas de concreto se espalha por toda a residência, tendo resistido um incêndio, que atingiu mil graus e, mesmo assim, não a destruiu, nem a laje superior.
Os próprios bombeiros ficaram espantados com a resistência dos materiais especiais, aqui utilizados na construção.
O projeto e a planta são meus, feitos com capricho e detalhes de segurança, o engenheiro apenas assinou e nunca esteve na obra, por mim também dirigida.
Chegou a pedir permissão para copiá-la para atender a alguns clientes e um industrial de metalurgia aqui esteve, para conhecer este novo tipo de Arquitetura.
O telhado original tinha 14 metros de altura (um chalé canadense) e 8 toneladas em vigas e perfís de aço .
Participei de cada cm2 de construção .
Aprendi todas as profissões e técnicas.
Quando os profissionais me deram um orçamento de 40 mil só em mão-de-obra, fora andaimes especiais e projeto de engenharia, achei um total absurdo !
Resolvi me dedicar a esta tarefa.
Se eles sem estudos podem eu também poderia.
Aprendi a soldar com um metalúrgico que veio do ABC.
Comprei roupas e equipamentos industriais, além dos de segurança, para trabalhar pendurado nas alturas, sem andaimes.
O capital empatado foi mínimo, diante do que me cobraríam por cada ponto de solda.
Com a ajuda de meu enteado, no tempo livre, em algumas semanas , a estrutura de 18 X 16 metros e 14 de altura estava montada e soldada
Tudo foi gravado em vídeo à época.
Nosso ex-ajudante de pedreiro (servente), um dia me perguntou; "doutor, o senhor não tem vergonha de o virem construindo , metendo a mão na massa mesmo, sendo uma pessoa formada, vinda do Rio de Janeiro?"
Respondi-lhe que;"não tenho a menor preocupação sobre o que pensaríam de mim, pois o que sou, foi conquistado pelos estudos e esforços pessoais. Não depende de aparências nem jamais perderei o que auferi em conhecimento e experiência. Sentiria sim, muita vergonha caso tivesse roubado."
Aos que gastam muito dinheiro em academias, recomendaria aprenderem tudo que puderem, para se tornarem cada vez mais independentes de estranhos , que exploram a "inapetência" por trabalhos manuais e incapacidade de nossa classe média, sempre preocupada com o "status".
Mas não é só a classe média.
Cansei de ver pedreiro contratando serviços de outro pedreiro para não se sentir inferior aos vizinhos e provar que tem posses.
Não prego o que não faço no cotidiano.
Para exigirmos dos outros temos de dar o exemplo.
A verdadeira revolução começa dentro de nós.
Só assim teremos uma sociedade mais livre, com menos desigualdades e mais justiça pelos méritos e esforços de cada cidadão.
Menos discurso ou vaidades, mais vontade e ação!

Raios Me Partam (Parte 2)



E não é que não pára de tempo feio e chuvas por aqui?
Coisa de doido gente!
Ainda não pude subir na última laje em obras para ver afinal se há marcas de fogo ou sobreviventes do sei lá, possível "UFO" que caiu exatamente em minha casa.
Segundo minha vizinha que telefonou, ela jura que caiu aqui mesmo em meu quintal .
Disse que tudo queimou na casa dela até o PC , além de lâmpadas , TV e aparelhos eletrodomésticos.
Comentou que outro vizinho mais distante perdeu várias coisas também, de parabólica a refrigerador.
Todos dizem que viram cair aqui a tal "coisa" ou raio!
Ora... não perdi nada até agora... somente a luz piscou, a TV ficou fora do ar e quando voltou, a Globo era o SBT, meu PC reinicializou umas 5 vezes , matando uns vírus "trojans" e me convidando a encontros virtuais com norte-americanas.
Quem sabe um visto para os EUA ?
Rs.
Nem que me paguem, já vivi lá , hoje nunca faria isto com este governo radical imperialista.
Mas meu amigo Lourenço perguntou se eu sabia o que aconteceu .
Respondi que ainda não pude subir lá no topo da casa para checar tudo, mas por aqui em geral , nos dois primeiros níveis ( a casa foi construída em vários níveis aproveitando a inclinação do terreno) não pude ver nenhum sinal de coisas queimadas.
Se o raio pegou numa das vigas de aço que sobraram depois da retirada do telhado original, deve ter sido anulado pelo aterramento que fiz desde as bases e fundações, justamente pensando nestas hipóteses futuras , pois aqui nesta região estamos sujeitos a muitas tempestades com ventos velozes e relâmpagos.
Região de alta pressão atmosférica.
Confesso que protelei minha curiosidade para ter um tempo e poder me surpreender com um sobrevivente da tal nave espacial.
Como costumo adotar tudo que é bicho que abandonam em meu portão, por que não um que venha do céu?
Poderia conversar com ele, trocar idéias sobre novas tecnologias, armas capazes de anestesiar políticos e presidentes, outras para fazerem sumir o dinheiro dos agiotas e usurários que nos exploram, quem sabe até alguma para fazer sumir traficantes e todos do crime organizado?
Sei lá... talvez "eles" sejam mais avançados do que nós e escolheram exatamente minha casa por ter sido um antigo cemitério dos "índios tupis", eliminados pelos bandeirantes .
Já encontramos ossadas, quando fizemos as fundações da casa.
Nenhuma de dinossauros, mas teve de tudo desde esqueletos meio "Nenderthal", até do "homem das neves "Sasquatch", fora bois, cães e vestígios "paleolíticos" que me deixaram meio cabreiro, porque havia junto "camisinhas usadas", no mesmo nível geológico de terreno.
Karacas!
Será que isto já existia e foi a causa da extinção deles e dos dinossauros?
Imaginaram "camisinhas", para aqueles super-répteis?
Bem, pode ter sido um cometa assassino, como diversas pesquisas científicas apontam , mas,pelo estrondo em meu quintal e aquela "bola de fogo" que vi pertinho de mim , a menos de 3 metros, ou eu estou louco, ou a segunda dose de vodka surtiu um efeito inesperado, ou realmente alguma "coisa" caiu em minha casa!
PÔ!
Se minha vizinha estiver certa, terei de desculpá-la por toda curiosidade sobre minha vida e o assassinato de uns 30 gatos meus, durante uns 12 anos , mais seu cão feroz que provoca o meu , foge , atazanando a todos e quase tive de passá-lo na faca, quando ameaçou um simples operário , talvez um lavrador que vinha com sua trouxa , peixeira e tesoura de mato, passando pela nossa rua , vindo de um sítio próximo.
Se tentar novamente atacar meu cão no portão ou meus operários terei de pegá-lo pelas orelhas e chutar seu saco .
É um "Rottweiller", troncudo atarracado, parece o Lula , de uns 60 quilos, mais ou menos, mas eu peso um pouquinho mais do que ele e tenho o "Booty" , meu cão ranzinza, para distraí-lo, enquanto eu pego um alicate daqueles grandes e trituro seus testículos,rs.
Mas ...afinal o que aconteceu?
Eram ETs, um disco voador, um meteoro ou uma parte de um raio ou todo ele ?
Sei lá ainda... deixarei vocês em suspense até amanhã, quando , se a chuva parar,(já parou algumas vezes , mas eu andei pensando num "marketing" e preferi adiar) subirei para ver se houve estrago lá em cima da casa e se há sobreviventes.
Quem sabe um "grey",um "reptiliano", um "parlamentar", algum assessor "aloprado" do Bush, do Lula, ou um míssel perdido da Coréia do Norte?
Aguardem mais notícias e, se encontrar algum estrago, postarei a foto aqui, com exclusividade.