sábado, maio 12, 2007

Que papa hein?

Quando todos pensavam que as igrejas evangélicas estavam tomando todos os espaços e crentes outrora fiéis à Igreja Católica, eis que ela “ressurge das cinzas” como uma “Phoenix” (Fênix), demonstrando um poder de reação jamais imaginado, contando com uma massa de jovens determinados a tudo .
Vejam , por exemplo, quando surgiram muitos manifestantes contra o papa o que fizeram estes jovens .
Cercaram-os , cantando, em manifestação pacífica e calando os protestos.
Previ aqui,que esta visita do papa surpreenderia em resultados acima do esperado pela Igreja, pois a figura conservadora e meio fechada dele não era exatamente a mesma imagem de João Paulo II, mas o papa nos surpreendeu também ao falar num Português quase perfeito.
Conheço bem padres e religiosos pois estudei em escolas e universidades deles . Sei de sua capacidade intelectual e dedicação aos estudos , principalmente de idiomas.
São realmente dedicados e extremamente capazes.
Nossa convivência foi muito profícua,apesar de minhas extremadas provocações e contestações diretas, que me valeram ser reconhecido por eles e ter tido a honra de livros de ex-reitores e vice-reitores presenteados, como um incansável rebelde , questionador, que não lhes dava espaço,sem instigações intelectuais, mais profundas e implacáveis.
Critiquei bastante as riquezas, excessos de segurança e figura do papa, mas tenho de reconhecer que o povo precisa disto , as massas necessitam de imagens de poder e ritual.
Afinal, nosso “sábio” e “filósofo” popular, “Joãozinho Trinta”, o carnavalesco, já disse que ; “quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo”.
Portanto,as massas necessitam de pompa e ritual .
Nisto a Igreja cumpriu exatamente estas regras e venceu, , fazendo ressurgir emoções e reações jamais esperadas .
Os pronunciamentos contundentes contra o homossexualismo, aborto e uniões livres foram o tiro fatal e final , como um “puxão de orelhas em nós, apesar de discordar em dois pontos, quanto a abortos por estupro , ou perigo de vida da gestante e união estável, pois não acredito em coisas tão eternas e indissolúveis assim como o casamento.
Mas , em termos gerais até que foi vitoriosa até agora esta visita , considerando as reações populares e força ainda presente desta Igreja Católica que ainda domina este Brasil e força até políticos comunistas assumidos como o governador de São Paulo a tecer considerações favoráveis .
Milagres acontecem, rssss.
Mais uma vez, sem críticas maiores, “ponto para este papa”, pois veio, viu e venceu!
Disse o que estava engasgado em todos nós e assumiu sem medo de se confrontar com movimentos e segmentos ativistas.
“Puxou orelhas", "cantou de galo", peitou minorias histéricas e se manteve popular.
Até que está sendo bom, para repensarmos tudo e questionarmos nossa frouxa sociedade permissiva e moralmente degenerada.