quinta-feira, março 30, 2006

Que situação...

Gafe ou “balão de ensaio” ?
O Secretário de Educação José Pinotti, deixou escapar em sua empolgação ao discursar numa escola ao lado de José Serra, que era "o último dia do prefeito". Virou-se para este e disse ; “cometi uma enorme gafe”.
O véu da incerteza caiu!
A expectativa foi abortada!
Apressadamente, Serra tratou de desmenti-lo dizendo à imprensa que Pinotti havia lido isto nos jornais.
Paira sobre este episódio uma dúvida atroz.
Serra é mentiroso a tal ponto que não percebe que a ninguém convenceria ou Pinotti é um retardado mental que nada sabe convivendo diariamente com o prefeito ?
Será a “síndrome Lula” ?
Se for um teste para sentir a repercussão está fora de oportunidade, pois Serra adiou a divulgação de sua decisão por dois motivos: ganhar espaço na mídia pelo suspense criado e analisar com mais detalhes suas possibilidades, não como candidato ao governo , mas na hipótese de queda ou estagnação de Alckmin.
Errou duplamente, porque ao assim proceder, reforçou a imagem do PSDB como um partido de indecisos, incapazes de uma rápida decisão quando a situação requer e desgastou sua já antipática figura de “papa-defunto de ressaca”, expondo-se em demasia na mídia.
Assim o fez, visando dividir o foco das atenções com Alckmin, que acabava de lhe atropelar, pisoteando-o sem dó, na corrida para a presidência.
Imaginou que assim manteria seus índices de popularidade mais altos do que os de Alckmin, nas pesquisas para a presidência, forçando uma “virada de mesa” antes da data final para a desincompatibilização.
Simples razão de vaidade e recalque .
Se deu mal, porque Alckmin deve ter subido substancialmente nas pesquisas e Lula caído.
Como está com a “mosca azul” da ambição rondando-lhe a cabeça, provavelmente não fará o que sugerimos aqui no blog, como mais seguro e lógico, para o futuro político que ainda poderá usufruir.
A permanência no cargo para o qual foi eleito.
Realmente estes políticos não aprendem.
Maquiavel já está superado.
Precisam aprender com a “Arte da Guerra” (SUN TZU) e jogarem um pouco Xadrez.
Não custa nada tentarem.
“Quando ainda for fraco, seja invisível,mas quando suas tropas estiverem fortes e prontas para o ataque, pareça fraco e deixe que o inimigo cresça em arrogância, então ataque-o !” (Sun Tzu).
Trafegue com os cavalos ameaçando torres e Rei, quando na verdade o alvo é o xeque à Rainha. Então avance o peão que permitirá o golpe fatal pelo seu bispo ou Rainha.
Elementar senhores políticos.
Parece que Alckmin fez tudo dentro deste esquema, iniciando há anos sua campanha pelo interior, onde não despertava a menor atenção, mantendo a rede de influências herdada de Covas, atendendo prefeitinhos com substanciais verbas em anos eleitorais, costurando apoios aqui e ali, sem quase aparecer na mídia.
Na hora em que precisou, estes foram definitivos.
Enquanto o "metropolitano" Serra se envaidecia em sua condição de favorito, festejado por grande parte da imprensa, o paciente e obstinado “picolé de chuchu”, que esperava o primeiro sinal de estagnação “Serrista” e recuperação de Lula, desfechou rapidamente seu ataque final, pegando o prefeito de calças arriadas.
Deve ter lido Sun Tzu ou gostar de Xadrez.

Sei não...

De hoje para amanhã 4 pessoas poderão receber boas notícias; José Alckmin, Orestes Quércia, Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy.

Hoje ?

Apesar da imprensa ontem ter se precipitado, dizendo que Serra anunciaria sua decisão, por ter cancelado sua agenda, deverá ser mesmo como foi divulgado pelo próprio PSDB .
O que está causando esta indefinição é o receio de Serra, que já tem as últimas pesquisas há pelo menos dois dias, que acredito mostrem, conforme previmos, um crescimento da candidatura Alckmin, inviabilizando qualquer expectativa deste ser substituído pelo PSDB em favor do prefeito.
Será que ele resolverá permanecer no cargo, deixando caminho livre para Quércia e Mercadante, que na verdade sonham com o governo de São Paulo ?
Veremos...