quarta-feira, dezembro 14, 2005

Gorila em loja de louças!

Fico pensando e imaginando como estão as cabeças das pessoas como eu, os poucos, “os raros” como dizia o escritor Hermann Hesse, os últimos lúcidos do planeta?
Sei que estão sofrendo muito, ao verem que, aparentemente, nada podem fazer contra a vontade de uma esmagadora maioria condicionada e manipulada por poderes e interesses acima de suas possibilidades de ação.
Sei também como é viver como um “exilado em sua própria terra” , pois é exatamente isto que acontece comigo há décadas e até me refugiei geograficamente mesmo, depois de nascer, morar e passar quase uma vida toda em capitais e grandes metrópoles do mundo.
Hoje teclo no fundo do meu quintal numa construção somente para isto, longe do ambiente principal mais agitado da casa.
Aqui posso manter uma desordem criativa e teclar cercado de meus bichos, mais livremente e sem preocupações de “empestear” a residência, ou incomodar o sono de ninguém.
Exílio por exílio, prefiro este, que é o único, pois não tenho o privilégio de pertencer a nenhum partido nem receber pensão indenizatória por prejuízos de resistência política no passado.
Pensei em me mudar para os Andes , para um refúgio em “Jujuy” , uma pequena cabana num sítio, isto antes de entrar nesta de “Orkut” e “blog” por aqui mesmo.
Aí então começou toda a confusão em minha vida a partir de um manifesto, o “Baratas e Baygon” , divulgado na comunidade Brasil 2022 do Orkut, do amigo e membro da nossa comunidade do MBNE , o conhecido consultor Jorge Hori , manifesto este, que originou duas outras comunidades nossas do Movimento Brasil Nova Era , aqui transcrito neste “blog” nos primeiros arquivos de março, quando da inauguração.
Acreditei que, pessoas como eu pudessem mudar muita coisa , mesmo que, metendo as mãos nos bolsos e partindo para a ação idealista de construir exemplos concretos, para que a sociedade tomasse conhecimento destas iniciativas privadas, independentemente de favores de governos .
Seria muito simples gente, apenas uns trocados nossos, se formos muitos e em menos de meses teríamos, por exemplo uma comunidade , uma colmeia, uma “Geosfera” (projeto nosso) construída , prontinha para exercer sua
função social.
Mas as pessoas talvez prefiram “coisas prontas” , para ingressarem e conseguirem, quem sabe, um empreguinho ou cargo de importância.
Será que não notaram, que nosso projeto, deixou de ser apenas o de uma ONG sujeita a aprovação de governos e trâmites legais, para se tornar uma proposta de governo a longo prazo quando a sociedade “ilegitimará “ o sistema, assumindo verdadeiramente o poder oferecendo uma nova administração pública?
Droga! Acabaram com meu sonho de viver lá no alto, tranqüilo, meditando e escrevendo, nos Andes .
Acabei ficando por aqui mesmo, tentando “despertar consciências” , num
Brasil caótico, apático, corrupto e sem esperanças.
Até quando?
Não sei.
A idéia inicial ainda esta viva e me tenta muito.
Afinal, para que me “esgoelar” diariamente se já tenho meu destino lá esperando,sem maiores decepções?
Pois é... coisa de louco mesmo, de masoquista, que ainda acredita neste povo e país.
Mas até quando continuarei a crer em nós?
Não sei... vocês sabem?
Sinto-me como um “troglodita” , ou um "gorila numa loja de louças" , porque tudo que desejaria fazer neste instante seria um ato de destruição total para uma reconstrução também total, partindo do zero!
Como um gorila , tentaria pensar no futuro...
Que futuro?
O que será do amanhã ???

Muito "estranho"...

Dias depois que postamos sobre drásticas transformações necessárias a serem efetuadas por um hipotético grupo de idealistas patriotas que eventualmente chegasse ao poder, surge a notícia que o governo resolveu antecipar os pagamentos e quitar nossa dívida externa com o FMI, para o deleite e alívio dos agiotas internacionais que bancam a dupla “blindada ” Lula-Palocci .
O que dizer sobre isto???
Não há o que comentar de tão vergonhoso!
José Dirceu disse em entrevista coletiva, que irá passar uns tempos morando nos E.U.A, talvez na “casa de um amigo "(não entendo como os comunistas tem tantos "amigos" residindo nos E.U.A. e países capitalistas, nunca em Cuba, China nem Rússia) .
A “família “Da Silva” (inclusive os “lulinhas novos-ricos”), já providenciou cidadania italiana para todos.
Muito estranhas estas “providências”.
Já pensaram se a rainha da Inglaterra pleiteasse uma cidadania estrangeira?
Quantas horas mais continuaria no trono?
Fico imaginando de quem seriam aqueles milhões ou bilhões de dólares nos paraísos fiscais do Caribe e E.U.A. enviados pelo “caixa 2” do PT...e para que...?
Muito estranho...não acham???