domingo, julho 23, 2006

A Esperança.

Quando digo que a Democracia Direta é o destino natural para todas as nações do mundo, muitos criticam esta certeza, afirmando que nunca chegaríamos a este sistema perfeito de participação direta popular.
Entretanto, se observarmos a marcha da humanidade , através dos tempos, constataremos uma progressiva descentralização de poderes desde os grande impérios e monarquias, passando pelas repúblicas e regimes democráticos.
Hoje, em vista deste total descalabro moral que envolve quase todos os nossos “representantes” no Congresso Nacional e até no governo federal, só temos a destacar esta tendência inexorável que conduzirá as forças populares ao exercício do poder decisório, seja pela pressão legítima da sociedade civil, seja pela intervenção militar que ponha fim a este estado caótico de impunidade.
Não há mais como suportarmos este sistema falido que não representa e nunca representou desde a proclamação de nossa república os anseios e necessidades de nosso povo.
As recentes pesquisas demonstram que a maioria ainda acredita em alguma espécie de “milagre” dentro das regras “pseudo-democráticas” que temos, crendo em mais ilusões e promessas.
As massas não conseguem visualizar outra espécie de sistema que não este .
Por ignorância ou falta de informação, o povo permanece refém deste esquema injusto que sempre favorecerá aos detentores do poder financeiro , que controlam a grande mídia.
Será induzido a votar pela emoção alimentada pelas campanhas do “marketeiros políticos” que exploram suas fraquezas e impulsos .
Mais uma vez teremos a repetição do que já nos acostumamos a presenciar e testemunhar.
A ilusão coletiva.
Mas algo poderá “melar” este esquema ¸ provocando uma reviravolta geral inesperada e é com isto que conto para não nos enfiarmos no mesmo “mar de lama” de sempre , repetindo erros do passado.
Teremos de enfrentar um grave momento de crise institucional e conflitos.
Será melhor se assim ocorrer do que eternizarmos este sistema podre e falido que temos .
Depois do caos a esperança !