quinta-feira, maio 31, 2007

"Together for peace"


(Mais uma contribuição de nossa amiga Marília,poetisa, ambientalista e membro do MBNE.)
Marília disse...
Que tal abraçar..."Together for Peace"?

Autoria: Mireille

Apresentação da ONG.

Vivemos uma situação limite, para a humanidade, para o planeta.

Ao mesmo tempo em que a revolução tecnológica e digital abre o caminho para um mundo de realizações em prol de todos os seres vivos, presenciamos todos os dias conflitos entre os povos, violência, miséria, fome e degradação do meio ambiente.

É hora de assumimos atitudes e fazer da terra um planeta ainda habitável por pessoas capazes de respeitar o outro, qualquer seja seu credo, sua etnia ou sua ideologia, amantes da natureza, imbuídas do desejo de construir uma paz duradoura, não só para si, mas para toda a descendência.

Cabe nesse momento unir forças para conscientizar a população mundial da importância que cada gesto individual gera no coletivo e não contar apenas com as ações de Instituições Governamentais e Organizações Não Governamentais.

Vários atos pela Paz vêm sendo programados e realizados, por iniciativa de Fundações, ONG’s ou grupos isolados.

Entretanto, e apesar da relevância de tais atos, precisamos, e muito, de ações multiplicadoras, que dêem início, e com urgência, a um trabalho de conscientização de todos os segmentos da sociedade.

Foi com essa preocupação que surgiu a ONG Together for Peace", que tem como intenção não só a difusão da Paz Mundial e Fraternidade entre os povos, mas principalmente colocar em prática o sonho de um futuro melhor.

Para que isso aconteça a ONG propõe, num primeiro momento, através das parcerias com universidades, que o mundo acadêmico direcione seus processos de conhecimento, criatividade e pesquisas de modo a contribuir de forma mais dinâmica para o processo de PAZ, refletindo e discutindo em conjunto, participando mais diretamente.

Os jovens necessitam sentir mais motivação para a busca de um futuro melhor para si e para o mundo.

Faz-se necessário, neste momento em especial, ampliar os espaços de reflexão e discussão sobre os acontecimentos, buscar novos rumos, não só para a realização pessoal no mercado de trabalho, mas como cidadãos cientes da necessidade de contribuir efetivamente na definição de novos rumos na história.

O pontapé inicial desse movimento, que deve se reproduzir anualmente em locais diversos do mundo, será no Rio de Janeiro com um grande evento reunindo aproximadamente 20 mil pessoas, acompanhado de outros eventos paralelos, formando uma teia gigantesca e contagiosa de mais de 100.000 pessoas em busca do objetivo comum: a PAZ.

Durante cinco dias estaremos promovendo nos diversos segmentos da sociedade a troca de experiências, discussões e propostas.

Não queremos apenas mostrar aos jovens a necessidade de provocar mudanças de comportamento mas, a partir de sua própria capacidade geradora de influência e de sua criatividade, buscar transformar as relações entre os povos e incentivar posturas mais responsáveis.

Cada evento terá como abertura uma apresentação relacionada ao tema a ser abordado e no decorrer da semana serão estudadas as propostas sugeridas, envolvendo todo o público.

Vamos abranger também exibição de filmes, vídeos, documentários, fotografias, leitura de textos, feiras, workshops, mesas redondas e espaço livre para exposição de idéias.

Será um espaço aberto para todas as pessoas, com infra-estrutura adequada para atender à demanda.

Serão convidadas personalidades de cada área especifica, além de representantes políticos para os debates, mas o público leigo será motivado a participar também, até porque esse é o objetivo da "Together for Peace", colocando a responsabilidade na mão da comunidade.

Prepararemos também um Grand Finale com apresentações artísticas de cada país e cultura presentes, interagindo entre elas para mostrar que existe uma unidade mesmo na maior diversidade.

Diálogo entre os diferentes e conexão entre as particularidades são talvez algumas das chaves para o estabelecimento de pontes sólidas entre regionalismos, nacionalismos e universalização. Vivemos todos no mesmo planeta, e é esse mesmo planeta inteiro que pede socorro.

No momento final do evento mais de 100.00 pessoas já estarão conscientizadas e ligadas por um mesmo ideal a caminho de colocar em prática o que foi discutido durante cinco dias.

E mesmo que, por caminhos distintos e se tratando de pessoas diferentes, cada um com sua subjetividade, vamos buscar juntos soluções para um mundo melhor, repleto de PAZ, que é almejado por todos, independente de idade, classe social, nacionalidade, credo, cor e ideologia política.

O projeto está disponível, os apoios, o slogan. Basta entrar em contato com Mireille ou comigo.
marilia_b2000@yahoo.com.br

Muitos já aderiram.

Brrrrrr...!

Não postei por falta de dedos, a inspiração congelou a 10 centímetros da cabeça e meu cão está com um "olhar comprido" para o meu cobertor.
Olhem que adoro o frio, mas aqui no oeste paulista está difícil...
ZZZZ...