quarta-feira, janeiro 31, 2007

Democracia Direta (Parte 2)

Defendemos uma Democracia Direta, sim... mas não que extrapole os limites de cada um e possa interferir negativamente em questões nacionais de maior compexidade , como política nuclear, acordos com países estrangeiros , etc.
É claro que um habitante de uma palafita em pleno rio Amazonas não tem tirocínio nem educação capaz de fornecer-lhe a possibilidade de um julgamento racional.
Isto não seria uma Democracia, mas sim suicídio coletivo !
O que temos como exemplos de Democracia, funcionaram bem por pouco tempo enquanto a plebe , os escravos e mulheres não podiam votar, portanto, nunca existiu realmente uma Democracia neste mundo , nem na Grécia antiga.
Por quanto tempo o governo dos E.U.A mantiveram longe do direito de votar, mulheres, negros e cidadãos sem expressão social?
Porém... foi exatamente neste período que as maiores conquistas e leis foram criadas em favor de todos, votadas por elementos de classes abastadas, não pela plebe exclusa.
Notem a diferença entre os governos posteriores com os primeiros, dos E.U.A e como a política deixou de ser dominada por pessoas de grande gabarito moral, cultural e de origem, para se tornar um espetáculo circence.
O que seria pior?
A eterna dominação de alguns elementos especiais , mais esclarecidos e culturalmente evoluídos ou a dominação das massas ignorantes?
Confesso que prefiro a primeira hipótese, pois de massas não temos bons exemplos de julgamento , a começar de Cristo , das arenas romanas e inquisições .
Seria ótimo termos um "Déspota Esclarecido", honesto, moralmente correto e justo, porém, não é assim que a História nos diz acerca destes nossos líderes e governantes .
O problema maior é que "vivemos num manicômio", onde quem pode dominar domina e quem não pode se subordina .É sim... exatamente isto!
Um manicômio é o nosso planeta Terra!
Entendam ou não, funciona assim e podemos ter exemplos desta disfunção generalizada de seres humanos.
Nunca peçam às massas para determinarem ou decidirem sobre coisas além de seus limites regionais, ou terão resultados catastróficos.
Uma verdadeira Democracia Direta começa do micro para o macro, primeiro treinando populações carentes e incultas a poderem decidir sobre coisas relativas aos seus horizontes mais próximos.
Depois, gradualmente até atingirem um patamar de entendimento e capacidade capazes de habilitá-los a maiores decisões.
Democracia Direta não é suicídio coletivo pela beocidade majoritária, não é nem nunca seria algo como isto.
É um longo processo de educação e condicionamento gradual , que possa resolver problemas antigos de transmissão errônea de valores culturais nocivos, de pai para filho que permeiam nosso povo.
Realmente não dá para transformarmos brasileiros em escandinavos.
Não dá mesmo, até por questões de culturas , raças e heranças genéticas, como nos ensinava Lamark e outros , hoje considerados "politicamente incorretos" passíveis de processos por defenderem teorias científicas que afrontam "direitos" hoje existentes de grupos e minorias.
Pois é... agora se eu for apenas normal serei considerado anormal por rejeitar aberrações e pela lei punido , somente por ser humano e autêntico.
Não posso reagir nem defender meu direito de livre expressão , ou serei processado, perseguido e declarado culpado por criticar "aberrações humanas e vícios".No fundo, no fundo é doença mesmo e os doentes conquistaram o poder, agora condenam os médicos !Falar de uma verdadeira Democracia , num clima e ambiente destes é até piada.
Não merecemos isto, apenas governos populistas ou ditaduras até que tomemos vergonha na cara, se isto for possível para ignorantes incapazes por genética ruim ou mau caráter mesmo!
Democracia Direta requer cidaãos iguais em nível cultural e social, pelo menos semelhantes, mas nunca conflitantes em termos de etnias, culturas ou desigualdades.
Com estes parâmetros conflituosos nunca chegaremos lá.
Melhor esperarmos pelo caos mesmo!

Quem vencerá ?

Sobre quem vencerá a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados,apesar de não ter os dados exatos de nascimento dos candidatos, devo dizer que teremos um segundo turno com Gustavo Fruet e Arlindo Chinaglia.
Não sei a data certa desta segunda votação, mas tentarei me informar.