terça-feira, agosto 22, 2006

Nossas chances

É impressionante .
De quem Lula tirou votos?
1% de Heloisa e 1% de quem, se Alckmin subiu ?
Só pode ser dos indecisos, claro.
Mas eles não divulgam discriminadamente Votos Nulos, Brancos e Indecisos.
Nas duas últimas semanas segundo as pesquisas HH dobrou no RS , ultrapassou Lula na Bahia e mantêm a vantagem em RJ.
Logo, teria subido em índices.
Alertei aqui em texto de ontem, que ela poderia perder votos de eleitores mais exigentes, ideologicamente definidos (socialistas),que não gostaram nada de sua “guinada para o centro” , depois de suas declarações no JN e jornais, renegando os princípios e programa do PSOL para não “espantar” os mais “conservadores.
Bem que ela tentou desesperadamente conquistar os votos das mulheres (mães) nordestinas com aqueles discursos “sentimentalóides” e demagógicos , mas parece que não deram resultado.
As mulheres nordestinas ainda preferem receber o "bolsa família" do “paizão provedor”, como disse uma delas do Jequitinhonha , no programa do PT de hoje .
É a velha tradição arraigada do “pai dos pobres” cunhada nos tempos desde Getúlio Vargas.
O populismo é um fato e plenamente aceito entre os mais humildes.
Alckmin subiu dentro da margem de erro assim como Lula.
Nada de novidade.
Já sei há tempos , conforme adiantei em outros textos, que quem irá para o segundo turno será Alckmin, mas, procuro me ater aos resultados atuais para que possam analisar e raciocinar paulatinamente a cada pesquisa apresentada.
Para nós, que defendemos e lutamos pelo Voto Nulo, o melhor seria uma disputa no segundo turno entre HH e Lula, ou HH e Alckmin, pois, a maior parte sem opção votaria por protesto, visando uma crise institucional capaz de proporcionar chances de pressão social por drásticas mudanças.
Segundo postei abaixo, HH declarou que ela e o PSOL votarão Nulo, caso não passem para o segundo turno, o que será ótimo para tentarmos “melar” estas eleições, mesmo que não consigamos os 51% em todo o Brasil , mas , pelo menos nas principais capitais do país , o que provocaria uma revolta geral , unindo movimentos e representações da sociedade civil organizada .
Sei que, mesmo assim, elegerão , ainda que, com inexpressiva minoria , excetuados os Brancos e Nulos , os candidatos, mas , observem que tal procedimento contrariaria frontalmente o princípio de “legitimidade representativa “, que é a “pedra angular” da Democracia. Candidato eleito sem sustentação popular majoritária, não tem legitimidade para assumir e exercer o mandato. Se o sistema o apoiar , por pressões do “status quo”, de equilíbrio de poderes atuais , haverá a possibilidade de uma gravíssima crise política .
Vejam bem o que significaria um presidente eleito com, digamos, 30% ou bem menos, descontados os Nulos e Brancos .
Acresça-se a esta hipótese , uma catastrófica maioria de Votos Nulos em 4 ou 5 das principais capitais do Brasil.
Sabemos que o centro de gravidade do poder requer uma base de sustentação nestes principais núcleos formadores de opinião, com maior importância e contingente eleitoral.
Imaginem o tamanho da crise, como seria , com os não representados (que não passaram para o segundo turno, sem opções ) somados aos revoltados, indignados e conscientemente determinados a "virarem a mesa chutando o pau da barraca" ?
Não se trata aqui de alguns movimentos mais radicais, porém, da soma de muitos e, por um momento, de união , ou uma espécie de “desarmamento ideológico” (o qual sempre propusemos no MBNE, desde 2004 em nossas metas e objetivos) forçado pelas circunstâncias e situação, capaz de unir a sociedade organizada contra um modelo falido de Democracia .
Embora já tenha adiantado que Alckmin irá para o segundo turno, teríamos 3 hipóteses a analisar:
1-Alckmin X Lula
Crescimento dos votos de protesto (Nulos) acrescidos dos brancos + abstenção, que poderiam atingir , no mínimo entre 30 e 45% , dependendo de campanhas ou militâncias dirigidas neste sentido.
Considero aqui os 11 ou 12% de HH mais um acréscimo limite 5 pontos, no máximo 20%, talvez um pouquinho mais, contados os candidatos “nanicos”.
Juntos, alcançando a maioria seria uma “hecatombe política”, demonstrando claramente, sem quaisquer dúvidas, a rejeição popular manifestada nas urnas .
2-HH X Lula
Melhor ainda para os defensores do Voto Nulo. Partiríamos de um patamar bem superior , por certo , atingiríamos a maioria , com uma ajudinha da militância nas “bocas-de-urnas”.
O maior problema , neste caso, seria o conflito entre o programa do PSOL e as Forças Armadas, pois , o mesmo prega a quebra da disciplina e hierarquia por uma “democratização” de promoção aos postos e patentes .
Repetirão os erros de 1964 que precipitaram uma reação militar pois este pilares (Hierarquia e Disciplina) são sagrados demais para eles , capazes de precipitarem uma intervenção, como no passado ocorreu, depois dos episódios da revolta dos sargentos e o incendiário comício dos marinheiros .
3-HH X Alckmin
Este seria o maior trunfo para nós que pregamos o Voto Nulo.
Sei que pode parecer improvável e impossível, mas devemos analisar esta hipótese também.
Acham que petistas fanáticos votariam em qualquer dos dois?
Pois então, teríamos, no mínimo, 25% dos votantes, mais os conscientemente determinados a anularem, somados aos da abstenção e candidatos nanicos.
Seja como for que aconteça , a probabilidade de uma surpreendente manifestação de protesto pelo voto, como ocorreu durante o último Referendo sobre o Desarmamento, que contrariou todas as pesquisas e expectativas, é real e bem forte .
Não importa o que façam para empossarem os “vencedores” em defesa do sistema.
Conseguiremos persistir e lutar até os despojarmos de seus poderes , muito em breve, apesar de tudo .
DEMOCRACIA DIRETA JÁ !









Gafe "Plim-Plim"

Ahhh...tá...
Quer dizer que o pessoal da novela da Globo (Páginas da Vida) estava assistindo a destruição das torres do WTC em pleno 11 de setembro de 2001 em aparelhos de TV novinhos deste ano (2006)???

Celulares modelo 2006 em pleno ano 2001?
Deveriam ter usado aqueles "Motorolas" pretos e grandes .KKK.
Fora os erros das roupas e cabelos que usam .

Só rindo mesmo !

NÃO DISSE ?


CONFIRMADO o que expliquei abaixo em nosso blog, sobre os votos do PSOL caso Heloisa Helena não passe para o segundo turno !

HELOISA HELENA declara que ela e o PSOL ANULARÃO OS VOTOS!

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/eleicoes2006/2497001-2497500/2497021/2497021_1.xml

Quem decide ?

Transcrito em parte, de um comentário meu postado em nossa comunidade do MBNE no Orkut (link no índice).

Observem que HH não conquistou os votos dos que conscientemente optaram por anular seu voto por protesto.

Ela roubou votos dos eleitores de Alckmin.
O número de Nulos, brancos e indecisos (as pesquisas misturam tudo propositalmente) continua no mesmo patamar.
A nível nacional entre 17 e 18% , em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo supera 31% !
Quando entrevistam alguém, já vi muitas vezes, em emissoras (claro que não na Globo) as pessoas responderem; “não sei ainda, estou pensando em anular meu voto”.
O entrevistador marca como “indeciso” ao invés de “nulo”.
Estão manipulando os resultados mas levarão um enorme susto , igualzinho ao que ocorreu no referendo sobre o Desarmamento.
Não se preocupem.
Lula não se reelegerá no primeiro turno.
É praticamente impossível pelos índices de abstenção (entre 15 e 21%) das últimas eleições e Referendo Popular.
Lula tem mais de 35% de rejeição declarada.
Somados aos Nulos e Brancos, tudo vale para demonstrarmos nossa indignação e protesto. Tanto faz se Alckmin ou Heloisa Helena passarem para o segundo turno.
Seus eleitores, em maioria, tenderão a anular o voto por falta de opção.
Nossa meta é provocarmos uma crise institucional por ilegitimidade de quem seja eleito.
O que faremos depois já está definido, mas aqui não é o melhor lugar para entregarmos o ouro aos “olheiros” dos políticos.
Vamos nos ater ao exame sobre qual o “público-alvo” a ser conquistado ?
Até aqui não houve mudança significativa no panorama geral, exceto pelo crescimento de Heloisa Helena, embora na última semana tenha estacionado no patamar de 12 %.
As próximas pesquisas deverão trazer novidades, em virtude do crescimento de Alckmin e Heloisa no sudeste e sul, minando aos poucos, redutos eleitorais de Lula.

Alckmin já ultrapassou Lula e Heloisa dobrou .
Somente o nordeste não define uma eleição no Brasil.
Apesar de ampla exposição na grande mídia desde a dissidência e expulsão do PT, HH mantinha baixíssimos índices de popularidade até o início da campanha na TV.
A “estagnação” de Alckmin, traído por seus pares “tucanos”, como sempre vaidosos e emplumados, pensando em 2010, combinada com uma militância na mídia, de intelectuais e jornalistas “formadores de opinião” de tendência mais à esquerda em favor de HH, enaltecendo-a como uma “terceira via” mais “autêntica”, influiu sobre os que ainda não tinham consolidado sua opção de voto.

Entretanto, esta parcela de eleitores da classe média, que se pautam e orientam por opiniões da imprensa, pouco importa diante de uma imensa massa completamente alheia a estes veículos de comunicação de pouquíssimo alcance (jornais e revistas), se comparados com a grande mídia televisiva.
HH segue os passos de Lula e do PT quando necessitaram penetrar em segmentos de “centro-esquerda” e “centro-direita”.
Começou pela “ideologização” da campanha , visando conquistar os petistas decepcionados, dos meios intelectuais e artísticos.

Atingido este objetivo ao chegar em 4% das intenções e por aí ficar, partiu para uma mudança gradual de discurso e total “descolamento” dos setores mais radicais de aliados e militantes do PSOL, como o MLST e MST, do mesmo modo que Lula fez em relação aos diversos grupos mais radicais do PT durante as eleições de 2002.
Aceitou HH os conselhos de César Maia e o apoio de Garotinho sem desconsiderá-los.
Para o espanto de muitos, disse no Jornal Nacional que; “programa de partido é uma coisa , de governo, outra”.

Como se não bastasse o discurso de “mãe pobrezinha” adotado recentemente, desfechou hoje em comício a “pérola definitiva”, enterrando seu projeto ideológico de partido ; "A senadora disse não ser "doida" para querer implantar o socialismo no país. A história da esquerda no Brasil não começou com o PT e nem vai acabar com o PSOL. Precisamos antes consolidar a democracia no país", afirmou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u81671.shtml
Estes infelizes deslizes de HH, na ânsia de tranqüilizar os mais conservadores poderão lhe custar apoios e votos de uma pequena porém ativa parcela de seu eleitorado mais esclarecido, pois temos ouvido comentários bastante críticos a respeito desta “transformação oportunista” de evidente preocupação “ilusionista” motivada por puro “marketing” político.
Em textos mais antigos, criticamos neste blog o tom “evangélico-marxista” de seu discurso quando do lançamento de sua candidatura.
Eventuais “decepcionados” por terem percebido a tempo estas incoerências ideológicas de HH , poderão optar pelo voto nulo.Já basta a decepção do PT para estes eleitores mais exigentes .
Por outro lado, Alckmin não “bate” por medo de também levar pedrada no seu telhado de vidro e do PSDB.

Falta-lhe mais “testosterona” .
HH é fácil de ser “desconstruída” num simples debate.

Não me cabe apontar os pontos fracos ou de que maneira colocá-la contra a parede numa “sinuca de bico”.
Isto é tarefa para os candidatos.
Que se virem e provem competência.
Com o “molusco” é diferente.

Terão de primeiro desestabilizá-lo emocionalmente com um golpe no estômago (estranhos negócios de seus familiares) para fazê-lo perder o controle e começar a vociferar.
Depois reavivar em tom de “reportagem policial” os escândalos de seus “companheiros” e sua “ausência autista”, de quem nada sabia ou viu.
O PFL fez isto nos programas antes do início da propaganda eleitoral e deu certo.
Alckmin cresceu nas pesquisas uma semana depois .
Por que pararam?
Os “sanguessugas” !

Envolveu a todos e deu munição ao PT.
Faltam moral, integridade e ética.
O que definirá o resultado ?

O mesmo “público-alvo” de sempre , apenas bem maior agora.
Os eternos “eleitores voláteis”.

Os sem qualquer ideologia ou cultura.
A maioria do povo.
Enganam-se os que pensam haver “votos consolidados” imutáveis.
A grande massa age e decide por impulso emocional, não por raciocínio crítico.
Predominam as seguintes características.
1-Horizontes estreitos
A preocupação é com seu círculo social mais próximo, sobrevivência e satisfação de prazeres sensoriais. Nada de desprendimento em favor do coletivo, a não ser em casos especiais de ajuda mútua por interesses comuns.
2-Impacto da imagem
Julgamento pela aparência, por símbolos inconscientes e empatia, não por argumentos puramente lógicos.
3-Sentimentos reprimidos
Sensível a apelos emocionais como preconceitos, etc. (Foi explorado pelo PT no episódio José Serra e os “migrantes” de São Paulo)
4-Mimetismo
Tende a acompanhar a tendência de seus semelhantes e meio. (Esta é uma característica comum a todas as classes sociais.)
5-Flexibilidade decisória
Possibilidade de súbita mudança de avaliação devido a um fato momentâneo de impacto emocional ou novos atrativos.
(Um exemplo desta tendência é ensinado a gerentes de Marketing. Quanto mais elevada a classe social mais decidido um consumidor entra numa loja e não aceita maiores sugestões dos vendedores. Quantos menos , pode entrar procurando um fogão de 4 bocas vermelho e sair com um microondas branco, por influência do vendedor. Em geral é assim que acontece, claro, com as devidas exceções observadas em todos os estratos sociais.)
Tive diversas surpresas no cotidiano, ao perceber que, nem sempre estas avaliações estão corretas, pois convivo com muitas pessoas de nível cultural modesto, com grande percepção e conscientização política, até bem mais do que a classe média intelectual.
Não devemos prejulgar para não sermos surpreendidos.
De “intelectualismo inútil” já estamos saturados.
Precisamos falar sinceramente aos corações e mentes do povo.