sábado, setembro 10, 2005

Êta pizza arretada da peste!

Tô limpo! É calúnia!

Efeitos do furacão "Latrina"


A corrida sucessória.

AGORA OU NUNCA MAIS !

Alguns tentam me cobrar uma definição sobre o que eu sou ! “Afinal você é comunista, socialista moderado, anarquista, centrista, liberal ou direitista?"
Eu rio muito disto tudo, pois procuro fincar minhas bases de opinião e crença no que capto e percebo do povo e suas nuances nada ideológicas.
É como se nada existisse senão o imediato e as necessidades básicas , ao invés de sofisticados teoremas intelectuais que nada acrescentam, senão folhas e páginas sem nenhuma função prática na vida real.
Podem até valer noites insones de papos regados a bom vinho e mesas de bar, mas nunca chegarão ao cerne da questão que é a alma do povo.
Gosto de bater um papo com um pedreiro, um frentista e até com bêbados de fim de noite para “desestressar” minhas angústias intelectuais que ainda trago de herança e berço de burguês bem educado.
Nem tentem imaginar a minha figura nestes papos sem fim de madrugadas , em ruas e esquinas com os mais sublimes personagens de nossa “macunaímica” realidade.
Ficarão pasmos com a imaginação e criatividade de onde nunca imaginariam vir tanta capacidade de formular soluções para os nosso problemas.
Fico pensando, por que pagar tanto ao Palocci , um fantoche do FMI e para os tantos ministros de lá , se os mendigos e plebe de cá, podem resolver muito bem coisas sem importância como eles ?
Que desperdício de salários não?
Qualquer “duzentinho” agradaria muito aqui aos companheiros de papos.
E sem carros blindados, mordomias ou seguranças. Que nada! O pessoal se garante, pois nada tem a perder mesmo. Só o tempo e este não se importam em perder se a conversa for boa .
Como já contei aqui em artigo passado, tive a grata experiência de poder receber conselhos e opiniões sobre um melhor atendimento do SUS , vindo de um frentista de posto de gasolina , ex-comerciante falido e meio politizado pelo sindicato,rs.
Pois é. Vivendo e aprendendo com o povão.
Quantos existem em nossa máquina burocrática para tratarem disto sem encontrarem soluções?
E o cara provou com uns rabiscos e cálculos!
Será que este mesmo representante da chamada massa alienada e ignorante que nossas pesquisas apontam como tal é tão alienado assim e tão incapaz?
Não sei. Não acredito realmente nisto.
A verdade popular me surpreende e anima , pois quando penso ter perdido as esperanças, me aparece um exemplo destes a reascender a fé numa possibilidade latente em nosso povo.
Tento passar para eles a idéia de uma Democracia Direta , onde todos possam decidir e resolver seus problemas locais .
Os caras começam a se interessar, os olhos ficam brilhando, como se a alma quisesse dizer; “ Nisto eu começo a acreditar !” e as opiniões pipocam mesmo as mais ingênuas , não importa, porém outras muito úteis e concretas.
A raiva e ódio reprimido em relação aos políticos é flagrante , mesmo que admitam ter votado por interesse e benefícios recebidos.
Parece que uma espécie de “ética interna adormecida” , ficasse ali, sobrevivente aos exercícios sujos da aceitação e corrupção e de repente viesse à tona , se manifestando.
Não sei bem , mas é por aí o raciocínio .
Eles reconhecem votar por interesse, mas gostariam de degolar seus representantes se pudessem . Os políticos!
Uma espécie de reação reprimida contra a injustiça e o poder !
Claro que o povão não é puro, é ultra-malicioso e safo por questões de vida e sobrevivência, muitas vezes parasita e aproveitador , mas devemos ter um certo grau de complacência e compreensão destes atos e comportamentos .
Se a nossa classe média e até a elite assim também agem , por que não o povo?
Não somos os mesmos, seres humanos ?
Então para que tanta firula e frescura de um não aturar o outro? Para que tanto separatismo e ódio de classes?
Com certeza , há os que lucram com estas divisões e antagonismos.
É contra este estado de coisas que me insurjo e acredito que todos os amigos de nosso movimento também, pois o que pretendemos é uma união sem separatismos ou ideologias .
Ideologias fanatizam.Idiotizam e despersonalizam. Tornam a pessoa um papagaio repetidor de palavras de ordem e chavões pré-concebidos, fundamentalistas radicais !
Nada disto importa se considerarmos algo maior a ser atingido em prol da coletividade .
Nunca todos pensarão e acreditarão no mesmo, como alguns crêem ser possível.
Isto é quimera , sonho e irrealidade!
Cada um tem o seu modo de pensar , crenças e afinidades .
Isto é “ser humano”!
Temos nossas identidades e definições próprias, porém, podemos abrir mão de certos interesses imediatos para fortalecermos a coletividade e visarmos o bem comum.
Isto é outro papo e depende de nossa vontade de colaborar e participar.
Nem todos , é claro , os meliantes e marginais nunca optarão por esta atitude .
A eles a Lei e a punição severa, por insistirem na Sociopatia e ações perversas.
Portanto, a mudança de mentalidade que precisamos engloba fatores subjetivos muito amplos para serem avaliados ou previstos numa análise racional.
Alguns nos criticam por termos uma visão meio “messiânica” do processo de conscientização e adesão das massas.
Tudo bem, até pode ser , mas, será que não precisamos um pouco disto?
Desta aura superior de algo imanente, de uma missão maior? De um objetivo mais espiritual e humano para conquistarmos corações e mentes ?
Será que o ser humano não está necessitando de coisas mais transcendentes , não digo de religiões oficiais nem credos , porém, de uma sensação de poder interior de transformação?
Não consigo imaginar grandes transformações sem iguais reflexões e ações.
Sem uma “irmandade” de propósitos e vontades , não chegaremos a nada. Continuaremos lutando uns contra outros sem qualquer união ou solução para os nossos problemas.
Somente a fraternidade, o desapego, o despreendimento, o sacrifício de cada um poderá salvar o nosso país de um final trágico.
Caminhamos para um abismo sem fim.
Resta-nos parar e mudar de rumo.
Ainda há tempo e esperança de salvação.
Somos um povo sofrido demais para merecermos mais este trágico fim .
Não podemos nos permitir mais dores e sofrimentos dos que já passamos.
A hora é agora!
Ou nunca mais!


Homero Moutinho filho
hmf_sp@yahoo.com.br

A CRISE PODE TRAZER O MILAGRE !

Os governos de inúmeros países que adotam o sistema democrático, têm enfrentado diversos tipos de crise, desconfiança, escândalos e dissoluções do parlamento, mas nunca crises tão graves e abrangentes como o nosso, onde o lamaçal a todos atinge e alcança.
Alguns poderão pensar que este é um atestado de nosso subdesenvolvimento e despreparo para termos governos civis capazes de terminarem os mandatos sem máculas ou tragédias.
Diria que a maioria pensa assim e é uma constatação óbvia, esta incapacidade dos civis cumprirem seus programas e promessas, ficando sempre a sensação que nada mudou e nada mudará, pelo contrário piorará cada vez mais.
É lamentável, porém verdadeira, esta perspectiva, mas devemos atentar para um aspecto que poucos talvez tenham percebido.
Nós somos os mais calamitosamente atingidos por esta prova cabal de incompetência política !
Isto nos dá uma vantagem enorme em termos de chances de mudança, caso queiramos mesmo resolver esta parada de uma vez por todas.
Cria uma possibilidade única de, pela total desconfiança, descrédito e desesperança na tal da “Democracia Representativa”, para desenvolvermos outras alternativas viáveis de solução de nossos problemas estruturais.
Quais seriam estas alternativas?
Uma delas, a que sempre defendemos como capaz de promover uma grande mudança de mentalidade, trazendo o povo para o processo decisório , para que assuma as responsabilidades diretas de suas decisões e propostas. Esta seria a alternativa de uma verdadeira Democracia Direta, total e plena.
Mas alguns dirão; “ o povo é completamente desprovido de capacidade de raciocínio, sem base educacional, massas totalmente alienadas e incompetentes para o exercício de qualquer atividade administrativa.
Tudo bem, até posso concordar que nossa situação geral é desanimadora, mas, como tenho muito contato com o povão e aprendi no cotidiano como pensam os brasileiros dos mais baixos estratos sociais, confesso que teria dúvidas em afirmar que o povo não pudesse levar a cabo algumas tarefas de grande responsabilidade em seu meio imediato e local.
Tudo é uma questão de “não misturarmos as bolas” e exigirmos mais do que pode a maioria.
Um analfabeto poderá não entender nada sobre acordos internacionais, programa nuclear, etc, mas sabe muito bem, que a vala negra em frente à sua porta o incomoda e pode até participar de mutirões ou obras públicas, que visem resolver este problemas básicos de saneamento e urbanização.
Se o estímulo e apoio vierem de cima, as soluções e iniciativas corresponderão, vindas de baixo.
Sem assistencialismo demagogo nem medidas populistas que perpetuem a dependência e inércia.
Criem condições, aproveitem a mão de obra local, aumentem a capacidade de cooperação comunitária fornecendo subsídios e acompanhamento técnico. Verão que “milagres” podem acontecer e se surpreenderão com os resultados.
Para isto não precisamos de ideologias superadas nem de antagonismos partidários.
Precisamos de união apartidária, colaboracionismo, solidariedade, ausência de separatismo ou interesses de grupos, somente.
Claro que com o elemento humano que dispomos nos quadros políticos atuais isto seria impossível de ser implementado ou simplesmente aceito pelos que se perpetuam no poder graças ao assistencialismo, clientelismo, empreguismo e nepotismo.
Dizer que se escolhermos políticos honrados mudaremos algo, é completo desconhecimento da realidade!
De nada adiantam dois ou três , dez ou trinta num universo de 513 !
E onde estão estes políticos honrados e honestos?
Como podem ser, se uma simples aprovação de suas candidaturas e obtenção de legenda custa muita grana? Se uma eleição não sai por menos de 5 milhões? De onde vem este dinheiro todo? Que compromissos escusos assumem para obterem este patrocínio?
Sei que alguns já trazem pronto o seu eleitorado como pastores e outros com grande apoio da mídia, mas esta não é a regra geral.
Portanto, a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA É UMA FALÁCIA! UMA FRAUDE ! Que se eterniza enganando a boa-fé do povo, se bem que o povo já sabe bem com quem trata e busca logo uma compensação material por cada voto concedido, alimentando o círculo vicioso da imoralidade política.
Desta maneira se corrompe, se vende, pois não tem esperanças na dignidade e moral de seus representantes a quem delegam poderes.
Quando não se vende conscientemente, se ilude pelas campanhas regiamente pagas da mídia, ou pelas opiniões de seus ídolos de novelas, artistas e apresentadores de televisão, sempre prontos a fazerem a cabeça dos eleitores desavisados.
Este é o esquema em que vivemos. Nossa triste realidade “democrática”, tão favorável aos que dela se locupletam e usufruem.
Como seria esta tal de Democracia Direta afinal? Sei que muitos estarão se perguntando sobre isto.
Em nossos artigos mais antigos há várias explicações a respeito.
Não entupirei aqui de explicações este texto.
Mas observem que através de concursos públicos para todos os níveis e cargos de chefia, eliminaremos a nomeação política de correligionários e apadrinhados. Por meio de conselhos de cidadãos , sem os atrativos de grandes salários , mordomias e benesses, dispensaremos vereadores e deputados carreiristas profissionais. Extrapolem para o âmbito federal com enxugamento máximo da máquina burocrática (sobrando verba para os programas sociais) e extinção dos impostos , deixando apenas um de 10% sobre o consumo, o que teremos?
Maior incentivo à produção e eliminação do capital parasita depositado a juros !
É simples?
Parece ser , não?
E é mesmo.
Só que as forças e poderes dos rentistas , dos usurários e espoliadores são imensas e não largarão o osso sem muita luta.
Mudar o sistema , enfrentar ameaças e coações internacionais não é tarefa para governos fracos , comprometidos por suas campanhas e conchavos políticos.
Somente os que chegam por seus méritos e dignidade incorruptível podem fazer valer perante os poderosos estes trunfos , amparados na absoluta fé do povo em suas premissas e posições !
Um dia , quem sabe, após uma grande reação popular, teremos este tipo de pessoas, imbuídas de um sentimento de despreendimento e honestidade, capazes de guiar este país rumo ao destino desejável que sonhamos um dia merecermos testemunhar e viver!
Existem cidadãos honestos e dignos sim. O sistema é que não os permite chegarem ao poder!


Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br