sábado, setembro 10, 2005

AGORA OU NUNCA MAIS !

Alguns tentam me cobrar uma definição sobre o que eu sou ! “Afinal você é comunista, socialista moderado, anarquista, centrista, liberal ou direitista?"
Eu rio muito disto tudo, pois procuro fincar minhas bases de opinião e crença no que capto e percebo do povo e suas nuances nada ideológicas.
É como se nada existisse senão o imediato e as necessidades básicas , ao invés de sofisticados teoremas intelectuais que nada acrescentam, senão folhas e páginas sem nenhuma função prática na vida real.
Podem até valer noites insones de papos regados a bom vinho e mesas de bar, mas nunca chegarão ao cerne da questão que é a alma do povo.
Gosto de bater um papo com um pedreiro, um frentista e até com bêbados de fim de noite para “desestressar” minhas angústias intelectuais que ainda trago de herança e berço de burguês bem educado.
Nem tentem imaginar a minha figura nestes papos sem fim de madrugadas , em ruas e esquinas com os mais sublimes personagens de nossa “macunaímica” realidade.
Ficarão pasmos com a imaginação e criatividade de onde nunca imaginariam vir tanta capacidade de formular soluções para os nosso problemas.
Fico pensando, por que pagar tanto ao Palocci , um fantoche do FMI e para os tantos ministros de lá , se os mendigos e plebe de cá, podem resolver muito bem coisas sem importância como eles ?
Que desperdício de salários não?
Qualquer “duzentinho” agradaria muito aqui aos companheiros de papos.
E sem carros blindados, mordomias ou seguranças. Que nada! O pessoal se garante, pois nada tem a perder mesmo. Só o tempo e este não se importam em perder se a conversa for boa .
Como já contei aqui em artigo passado, tive a grata experiência de poder receber conselhos e opiniões sobre um melhor atendimento do SUS , vindo de um frentista de posto de gasolina , ex-comerciante falido e meio politizado pelo sindicato,rs.
Pois é. Vivendo e aprendendo com o povão.
Quantos existem em nossa máquina burocrática para tratarem disto sem encontrarem soluções?
E o cara provou com uns rabiscos e cálculos!
Será que este mesmo representante da chamada massa alienada e ignorante que nossas pesquisas apontam como tal é tão alienado assim e tão incapaz?
Não sei. Não acredito realmente nisto.
A verdade popular me surpreende e anima , pois quando penso ter perdido as esperanças, me aparece um exemplo destes a reascender a fé numa possibilidade latente em nosso povo.
Tento passar para eles a idéia de uma Democracia Direta , onde todos possam decidir e resolver seus problemas locais .
Os caras começam a se interessar, os olhos ficam brilhando, como se a alma quisesse dizer; “ Nisto eu começo a acreditar !” e as opiniões pipocam mesmo as mais ingênuas , não importa, porém outras muito úteis e concretas.
A raiva e ódio reprimido em relação aos políticos é flagrante , mesmo que admitam ter votado por interesse e benefícios recebidos.
Parece que uma espécie de “ética interna adormecida” , ficasse ali, sobrevivente aos exercícios sujos da aceitação e corrupção e de repente viesse à tona , se manifestando.
Não sei bem , mas é por aí o raciocínio .
Eles reconhecem votar por interesse, mas gostariam de degolar seus representantes se pudessem . Os políticos!
Uma espécie de reação reprimida contra a injustiça e o poder !
Claro que o povão não é puro, é ultra-malicioso e safo por questões de vida e sobrevivência, muitas vezes parasita e aproveitador , mas devemos ter um certo grau de complacência e compreensão destes atos e comportamentos .
Se a nossa classe média e até a elite assim também agem , por que não o povo?
Não somos os mesmos, seres humanos ?
Então para que tanta firula e frescura de um não aturar o outro? Para que tanto separatismo e ódio de classes?
Com certeza , há os que lucram com estas divisões e antagonismos.
É contra este estado de coisas que me insurjo e acredito que todos os amigos de nosso movimento também, pois o que pretendemos é uma união sem separatismos ou ideologias .
Ideologias fanatizam.Idiotizam e despersonalizam. Tornam a pessoa um papagaio repetidor de palavras de ordem e chavões pré-concebidos, fundamentalistas radicais !
Nada disto importa se considerarmos algo maior a ser atingido em prol da coletividade .
Nunca todos pensarão e acreditarão no mesmo, como alguns crêem ser possível.
Isto é quimera , sonho e irrealidade!
Cada um tem o seu modo de pensar , crenças e afinidades .
Isto é “ser humano”!
Temos nossas identidades e definições próprias, porém, podemos abrir mão de certos interesses imediatos para fortalecermos a coletividade e visarmos o bem comum.
Isto é outro papo e depende de nossa vontade de colaborar e participar.
Nem todos , é claro , os meliantes e marginais nunca optarão por esta atitude .
A eles a Lei e a punição severa, por insistirem na Sociopatia e ações perversas.
Portanto, a mudança de mentalidade que precisamos engloba fatores subjetivos muito amplos para serem avaliados ou previstos numa análise racional.
Alguns nos criticam por termos uma visão meio “messiânica” do processo de conscientização e adesão das massas.
Tudo bem, até pode ser , mas, será que não precisamos um pouco disto?
Desta aura superior de algo imanente, de uma missão maior? De um objetivo mais espiritual e humano para conquistarmos corações e mentes ?
Será que o ser humano não está necessitando de coisas mais transcendentes , não digo de religiões oficiais nem credos , porém, de uma sensação de poder interior de transformação?
Não consigo imaginar grandes transformações sem iguais reflexões e ações.
Sem uma “irmandade” de propósitos e vontades , não chegaremos a nada. Continuaremos lutando uns contra outros sem qualquer união ou solução para os nossos problemas.
Somente a fraternidade, o desapego, o despreendimento, o sacrifício de cada um poderá salvar o nosso país de um final trágico.
Caminhamos para um abismo sem fim.
Resta-nos parar e mudar de rumo.
Ainda há tempo e esperança de salvação.
Somos um povo sofrido demais para merecermos mais este trágico fim .
Não podemos nos permitir mais dores e sofrimentos dos que já passamos.
A hora é agora!
Ou nunca mais!


Homero Moutinho filho
hmf_sp@yahoo.com.br