sábado, outubro 06, 2007

Lembrança do ministro amigo.



Deixei passar bastante tempo, antes de postar algo sobre este meu antigo amigo da PUC –RJ, onde ele era decano e nos dirigia a todos os estudantes de Direito, quando eu era presidente de diretório e líder estudantil.
Bons e maus tempos , de muitas controvérsias, lutas e manifestações nossas , na virada da década de 60 para 70, em pleno regime militar.
O Menezes é uma peça rara.
Na época, achávamos ele meio “quadrado” e conservador demais, mas, um grande professor de Direito Constitucional, que não livrava ninguém obtuso ou mau estudante nas provas.
Lembro-me e jamais me esquecerei, de suas palavras sinceras e até amigas , na sala de aula e depois, quando nos encontramos no aeroporto e eu saia do Brasil para morar em Los Angeles , Califórnia , E.U.A.
Ele se aproximou de mim e de meus pais dizendo; “vou repetir o que disse para o seu filho durante as provas finais". Ou ele é um gênio ou um louco, pois ninguém poderia escrever o que ele escreveu e eu tive de dar 10, mesmo sabendo que ele não havia estudado para a prova, mas, mesmo assim, se formou como o melhor aluno de Direito da PUC."
Pena que ele não goste da profissão e prefira ser um músico, compositor e intérprete.
Foi um ótimo aluno e sempre provocador rebelde."

Hoje tenho o maior prazer em revê-lo (o Carlos) no mais alto grau e reconhecimento de seu mérito e capacidade como catedrático em Direto Constitucional, nos representando neste tribunal maior que é o STF.
Não me importa a sua tendência política agora pois, à época, era um social democrata, com idéias um tanto conservadoras para nós, jovens rebeldes revolucionários , querendo mudar o mundo, mas um cara sempre aberto ao diálogo e sintonia.
Espero que e já vi, pela sua participação e desempenho nesta crise envolvendo fidelidade partidária, que se mantenha como sempre foi.
Um homem capaz, “expert” em sua matéria e formação, digno , reto e sempre corajoso em defender suas posições.
Agora é minha vez de dizer; “seja tão louco ou gênio, como um dia eu fui, quando seu aluno e nos defenda com integridade neste “mar de lama” político, meu ex-professor e amigo”.

"Você não precisa nem é capaz de se corromper por origem , berço de ouro e condição.
Nunca se dobrou e não creio que se deixe dobrar agora.
Um “abração”, votos de sucesso, proeminência e participação ativa, na luta pela dignidade da justiça, meu caro antigo amigo e professor".

Pelo menos sei que, em caso de processos contra mim , terei um baluarte do Direito a me entender em recurso extremo na Justiça.
Rssss.
O mundo é redondo...