sábado, outubro 06, 2007

Lembrança do ministro amigo.



Deixei passar bastante tempo, antes de postar algo sobre este meu antigo amigo da PUC –RJ, onde ele era decano e nos dirigia a todos os estudantes de Direito, quando eu era presidente de diretório e líder estudantil.
Bons e maus tempos , de muitas controvérsias, lutas e manifestações nossas , na virada da década de 60 para 70, em pleno regime militar.
O Menezes é uma peça rara.
Na época, achávamos ele meio “quadrado” e conservador demais, mas, um grande professor de Direito Constitucional, que não livrava ninguém obtuso ou mau estudante nas provas.
Lembro-me e jamais me esquecerei, de suas palavras sinceras e até amigas , na sala de aula e depois, quando nos encontramos no aeroporto e eu saia do Brasil para morar em Los Angeles , Califórnia , E.U.A.
Ele se aproximou de mim e de meus pais dizendo; “vou repetir o que disse para o seu filho durante as provas finais". Ou ele é um gênio ou um louco, pois ninguém poderia escrever o que ele escreveu e eu tive de dar 10, mesmo sabendo que ele não havia estudado para a prova, mas, mesmo assim, se formou como o melhor aluno de Direito da PUC."
Pena que ele não goste da profissão e prefira ser um músico, compositor e intérprete.
Foi um ótimo aluno e sempre provocador rebelde."

Hoje tenho o maior prazer em revê-lo (o Carlos) no mais alto grau e reconhecimento de seu mérito e capacidade como catedrático em Direto Constitucional, nos representando neste tribunal maior que é o STF.
Não me importa a sua tendência política agora pois, à época, era um social democrata, com idéias um tanto conservadoras para nós, jovens rebeldes revolucionários , querendo mudar o mundo, mas um cara sempre aberto ao diálogo e sintonia.
Espero que e já vi, pela sua participação e desempenho nesta crise envolvendo fidelidade partidária, que se mantenha como sempre foi.
Um homem capaz, “expert” em sua matéria e formação, digno , reto e sempre corajoso em defender suas posições.
Agora é minha vez de dizer; “seja tão louco ou gênio, como um dia eu fui, quando seu aluno e nos defenda com integridade neste “mar de lama” político, meu ex-professor e amigo”.

"Você não precisa nem é capaz de se corromper por origem , berço de ouro e condição.
Nunca se dobrou e não creio que se deixe dobrar agora.
Um “abração”, votos de sucesso, proeminência e participação ativa, na luta pela dignidade da justiça, meu caro antigo amigo e professor".

Pelo menos sei que, em caso de processos contra mim , terei um baluarte do Direito a me entender em recurso extremo na Justiça.
Rssss.
O mundo é redondo...

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

| Elisete |

Homero...

Que bom, que postou aqui... tenho saudades de como esse blog era 'agitado'. Fico feliz por isso... me sinto bem aqui, nesse espaço... você sabe disso. Esse blog vivia aberto em minha telinha, no ar por 24 horas esperando uma postagem e eu pudesse comentar.
Rs... Hoje não deixaria de fazê-lo, e estou aqui...

Adorei o texto e saber que o Doutor em Direito e atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi teu professor e teu antigo amigo. Você pode imaginar porquê... Rsss... Isso mesmo! Em caso de processos contra você, alguém que te entenda... e sem "Memórias do Cárcere"!!! Rsss

Bom saber que temos, lá, no Supremo Tribunal Federal (STF) essa pessoa que descreveu e adorei teu recado p'ra ele.

Agora, um pedido... Que você poste aqui o texto em que o Ministro, quando teu professor, te deu um 10! Rs... Fiquei curiosa pelas palavras dele... "Ou ele é um gênio ou um louco, pois ninguém poderia escrever o que ele escreveu..." Você tem o texto? Por favor, traga p'ra gente! Rs

Querido amigo...
Um ótimo dia p'ra você!
"Pandão"!



P.S.: Continua a mesma coisa... só consigo postar como "anônimo"!
Ah! E desculpa minha ausência... tenho aparecido pouco, tanto aqui como no Orkut... Me dei um tempo, "p'ra carregar as baterias"... Sei que entendes...

domingo, outubro 07, 2007 6:34:00 AM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Elisete

Oi amiga.
Os textos escrevi nas provas finais. Dissertações sobre Direito Constitucional.
Não tenho nenhum.
Não foi só com ele.
O de Filosofia do Direito, conhecido por nunca ter dado um 10 e dizia que só Deus mereceria, foi obrigado, em público, numa sustenção oral, perante uma banca a me dar.
Uma secretária da PUC me avisou que ele tinha uma tese em preparação, ainda não divulgada.Conseguiu copiar uns rascunhos dele. Quando ele me perguntou pensando que eu não conhecia a matéria, se deu mal...rsss.
Outro tb de Filosofia, um padre italiano, chegou a levar para a Itália, uma enorme redação de prova minha,sobre a "Percepção dos Limites da Esfera do Direito", a qual desejava usar numa tese.
Sempre gostei de escrever de improviso.
Tem sempre um "louco" que aprecie,rsss.

"Pandão".

domingo, outubro 07, 2007 10:14:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

| Elisete |

Ah que pena, Homero, você não ter nenhum!
Que legal isso, amigo! Rsss
Sei que adoras escrever... Quanto a ter sempre um "louco" que aprecie, sabes que eu sou uma! Rsss

"Pandão"!

segunda-feira, outubro 08, 2007 1:42:00 AM  

Postar um comentário

<< Home