sexta-feira, maio 13, 2005

Mobilização I

Transcrito de um comentário meu na nossa Comunidade do Orkut, Movimento Brasil Nova Era


* Realmente é um grande problema a questão da mobilização. Vejam que nossa comunidade é esmagadoramente formada de jovens, a maioria indignada com este estado de impunidade,corrupção e demagogia política que só nos leva ao mais profundo abismo sem volta. No tópico “Métodos de Divulgação “(renovarei para que os novos membros leiam), procuro analisar cada segmento social , apontando quais seriam os nossos alvos prioritários para conseguirmos um rápido crescimento do movimento. É uma visão realista de nossa sociedade, sem o que não chegaremos a nenhum resultado positivo.
* Esta “dispersão”, apesar da vontade de muitos em participar é um processo psicologicamente incubado pela mídia ao longo de décadas. Há um motivo muito importante para assim ter sido implementado. O ideológico, pois faz parte de um plano a longo prazo de domínio “territorial” nos veículos de comunicação. Alguns dirão; “mas a maioria dos jornalistas e intelectuais não vivem dizendo que o povo precisa SER conscientizado? Não é isto que dizem estar fazendo e são predominantemente de formação socialista ou comunista?”.
* Observem bem a diferença entre SER conscientizado e SE conscientizar. No SER a "conscientização" parte de cima para baixo, ou seja PELOS “fazedores de cabeças da mídia” (jornalistas, artistas, intelectuais, escritores, etc.) e dos meios acadêmicos (professores, líderes de opinião, etc), no SE parte de baixo para cima , do próprio ”povo”.
* Outro detalhe freqüentemente despercebido, é a esdrúxula convivência e dependência de dois pólos aparentemente opostos.
* De um lado os patrocinadores , grandes capitalistas, que pagam os salários de todos através das verbas de propaganda, de outro o que “parece” ser um grupo liberal, progressista, esclarecido, etc. Como pode existir este “casamento” híbrido?
* Não acham que há algo errado e incoerente nisto tudo? O “baronato industrial” pagando os salários da “esquerda” intelectual?
* Sei que estou jogando fora uma oportunidade de ficar calado, evitando uma futura má vontade da mídia em relação ao nosso movimento, porém , não tenho “rabo-preso” nem interesses pessoais além dos demonstrados aqui. Prefiro denunciar o que sei, por antiga vivência política no meio do que me calar.
* Prestem bem atenção para o vínculo existente entre o "perfil" de nossos maiores industriais / capitalistas e a intelectualidade que se diz de “esquerda”.
* Não temos uma economia livre fortemente desenvolvida pela pequena iniciativa privada, muito menos uma economia solidária coletivista, temos um “capitalismo de Estado” nos mesmos moldes “bolcheviques” da Rússia e China.
* É o governo que promove e controla as atividades industriais favorecendo a quem patrocina as campanhas e lhe dá respaldo.
* Não viram que a FIESP e os Bancos apoiaram Lula desde o início, inclusive com manifestações pessoais dos maiores empresários do país? Aliás tanto faz se um ou outro ganhe, pois ambos os partidos são, aberta ou secretamente dependentes financeiramente do capital para manterem suas campanhas milionárias.
* De um lado os industriais ganham pelas exportações e obras encomendadas , os banqueiros pelos altos juros mantidos pela equipe econômica, de outro, os que se dizem ”progressistas de esquerda”, incham mais ainda a máquina burocrática estatal num “empreguismo” sem limites, ou conseguem uma “boquinha” nas propagandas, a cada novo governo, num perfeito casamento por conveniência.
* Quem sai sempre perdendo? NÓS!

Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br