quarta-feira, janeiro 18, 2006

Viemos para MUDAR !

Pois é... tento encontrar soluções para minhas dúvidas e não me vêm outras que não as que já sei.
Ouvindo minha canção preferida para teclar “Guantanamera” , perdoem-me os opositores, rsss, penso estar em meu mais profundo estágio e fase humana para tentar dizer o que penso.
Sabem o que é um ideal muito forte?
Daqueles que não podemos definir os limites nem o que é?
Este deve ser o meu...
Não sei porque tanto tentar e lutar por aparentemente nada!
Mas lá dentro , bem no fundo de meu coração tenho a sensação e presença de um sentimento muito forte , aguerrido e bravo , de luta por uma coisa ainda não vislumbrada porém possível.
Sonho com o ideal próximo, não com o irreal.
Tenho em mim a gana e garra, para nunca me deixar esmorecer em luta . Tenho em mim a vontade de conquistar espaços e realidades nunca antes conquistadas.
Creio na fé e coragem dos que militam por um ideal e crêem em seu sucesso .
Como é bom nos emocionarmos por um ideal.
Seres humanos precisam disto.
De luta, desejo de realizar, vontade de se eternizar num projeto de vida!
Aaahhh como é bom idealizar e acreditar que podemos sim realizar o que sonhamos!
É isto que procuro passar a quantos aqui , nossos membros do movimento ou não , para que sintam em suas entranhas esta necessidade de erguerem suas cabeças , visualizando um futuro melhor que só dependerá de nós e de nossa vontade!
Alguns perguntarão... ;”mas como?”
Eu direi ... fazendo existir!
Sim ... Fazendo nosso sonho acontecer com toda força e coragem que possamos ter para que isto se torne uma realidade!
Com calma, perseverança, sabedoria e senso de oportunidade , chegaremos ao nosso objetivo maior.
Apesar do caos e desarmonia, continuaremos em luta , pura , ideal e em harmonia!
Não aparecemos por nada.
Viemos para mudar!

O Exército nas fronteiras do Brasil

Enviado por nosso representante indígena na Amazônia Idjarrina karajá.





O Exército nas fronteiras do Brasil.

Eu vejo sim como uma necessidade do Brasil cuidar de suas fronteiras com mais atuação e participação da população brasileira, mas eu vejo esse processo um quanto tanto delicado, pois nele se envolve muitos interesses, e lidar com esses interesses que é tem sido a função difícil para o governo, pois nestes locais o exército tem que estar preparado para uma possível entrada ilegal de estrangeiros ou mesmos brasileiros com contrabando, neste caso o nosso exército estará assumindo um papel de força protetora, até ai tudo bem, se complica a partir do momento em que o exército também tem que lidar com a população local, a qual eu vejo como uma das mais prejudiciais, pois vêm milhares de militares sem uma preparação adequada para lidar com essas situações, eu não me refiro aos oficiais, mas sim aos soldados, os que apenas receberam treinamento de guerra, não sabem lidar com a população local, e se inserem a essa população de uma forma muito afetiva, mas esta inserção é de curto tempo, pois os mesmos são removidos para outras bases e deixam ali, mulheres grávidas, em raros casos de estupro! Por isso eu defendo que os militares que forem ficar nestas áreas isoladas sejam treinados devidamente para isso, eles têm que saber que não podem se relacionar com as mulheres daquele lugar, que não podem interferir no cotidiano, é um treinamento muito além de táticas de guerras e sim de como se porta diante de uma comunidade que o soldado não esta diretamente ligado.

A utilização de pessoas da própria região para fazer a segurança nacional. Fico em dúvida sobre a real eficácia, mas gosto da idéia. O que me deixa com dúvida é o fato de termos que tirar um cidadão de seus afazeres tradicionais e prepará-los para serem militares de fronteira, será que isso realmente vai dar certo? Pois será que essa pessoa vai conseguir se empenhar totalmente para isso? Será que ele não vai deixar as obrigações militares para ir cuidar da "roça de toco"? Como seria feito esse alistamento? Levando em consideração os povos indígenas que tem um ritmo de vida diferente a os dos militares, como será que as FA's vêem isso, pois na cultura tem épocas do ano que tem ritos sagrados, e muitos dos que estariam na função de militar deixariam os seus postos para ir para os ritos, e o exército iria prender ele por ter abandonado o posto? Sabe eu fico com muita dúvida sobre isso. E ainda tem o caso dos moradores tradicionais, como eles iriam deixar as suas casas para trabalhar para o exército brasileiro, quem iria plantar a sua roça? Quem iria pescar para ele? Como ele iria cuidar de seus afazeres?
Vejo de extrema importância que todos os brasileiros tomem conhecimento do Brasil que temos, pois é dever de todo cidadão cuidar de sua casa, para mim, tem que ser sim discutido uma forma de integração nacional, onde fosse feita, numa ocupação racional, uma exploração racional dos recursos naturais, onde houvesse uma participação da sociedade civil, não só as multinacionais que levam as nossas riquezas, mas sim você e eu e os demais brasileiros. Que houvesse uma intervenção nestas grilagens que andam ocorrendo, onde os maiores compradores de nossas terras são estrangeiros. Essas terras têm que ser sim ocupadas, mas ocupadas por brasileiros, por pessoas que não tem onde morar, por pessoas que estão passando fome, nas metrópoles.;
Nós do MBNE temos o projeto "GEOSFERA" que vejo como uma possível solução tanto para a integração nacional como para a reforma – agrária. O que esta faltando é nós brasileiros tomarmos atitude e exercermos o papel de cidadãos.
Abraços a todos.

ID

Hilariantes !

Estas "pérolas" que nosso amigo e membro do MBNE David Hadjes postou em sua comunidade do Orkut "Heavy Mental" .
Vejam se não são!



Filosofias Profundas ...

Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.
Nunca desista do sonho.
Se não encontrar numa padaria, procure na próxima.
Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas somente um gênio é capaz de vendê-lo.
Tudo é relativo.
O tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está.
O mais nobre dos cachorros é o cachorro-quente: alimenta a mão que o morde.
Se emperrar, force.
Se quebrar, precisava trocar mesmo...Roubar idéias de uma pessoa é plágio.
Roubar de várias, é pesquisa. (ou MONOGRAFIA ....rs)Devo tanto que, se eu chamar alguém de meu bem o banco toma !
Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba...Só depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra, mire bem e acerte o crânio do "filho da mãe" que lhe atirou a primeira.
Na vida tudo é relativo.
Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!
À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: É dar um passo atrás.
Eu queria morrer como o meu avô, dormindo; tranqüilo... E não gritando desesperadamente, como os quarenta passageiros do ônibus que ele dirigia!
Diga-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo.
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam. Não é bonito, mas é profundo.
Errar é humano. Colocar a culpa em alguém,então, nem se fala.
Não há nada como tudo ...
Recebi sem autoria ....
Namaste ;-)
David Hadjes