sexta-feira, outubro 27, 2006

Propaganda "Lunar"

Venho alertando para o caráter "lunar" dos indecisos e que estes agem por impulsos de momento, principalmente os emocionais e apelos sensoriais subliminares.
Tenho de admitir que o programa de Alckmin atingiu em cheio esta parcela pelo lado emocional.
Primeiro com imagem de uma família unida, explorando esteticamente a imagem de "dona Lu" e seus filhos.
Deu para sentir algo inédito até agora.
Um Alckmin emocionado e afetivo.
Esta foi a mensagem subliminar, não provocada por um esquema de marketing, mas pela captação de um singelo momento de autenticidade e emoção, ainda que quase despercebida, mas que penetra no inconsciente coletivo sujeito mais ao julgamento visual.
Outro aspecto importante, que talvez muitos não tenham notado, mas a única propaganda que trouxe de volta "caras-pintadas" foi a de Alckmin.
Grande parte dos indecisos , participou das "Diretas Já" e das mobilizações pelo "impeachment" de Collor.
Notem que, enquanto a propaganda de Lula encerrou com a presença do mesmo num "cenário encantado" cercado de criancinhas, comemorando como um "vovô carinhoso", claramente artificial em lance "marqueteiro", o de Alckmin fecha com a presença de gente simples, sem cenários ou planos de fundo pomposos, apenas os jovens e, num certo momento, uma jogada genial, a de colocarem uma grávida, entrando em cena pelo "lado esquerdo", passando a mão no ventre exatamente no momento da frase "a gente sente".
Cenas do lado esquerdo são captadas mais pelo nosso hemisfério direito do cérebro, responsável por sensações e emoções irracionais.
Mais um acerto subliminar, principalmente no que se refere ao eleitorado feminino que tende mais a um julgamento estético e emocional.
Reparem também que pardos, asiáticos e negros ficavam sempre no centro dos grupos que entravam cantando e colocando a mão no peito, tendo ao fundo a bandeira brasileira, dando um toque mais comum e popular, exatamente como fizeram na campanha de Collor, contra o maciço apoio de artistas famosos à Lula .
A propaganda de Collor encerrou com uma negra cantando com um grupo de pessoas comuns, desconhecidas, nada famosas, ganhando naquele momento crucial o coração dos ainda indecisos que decidem emocionalmente.
O que aquilo queria e conseguiu transmitir?
Que, enquanto o outro candidato preferia os famosos (talvez pagos) Collor se fez representar pelo cidadão anônimo desejoso de se expressar e ter seus minutos de fama.
A classe média baixa não falhou nesta imediata percepção sem palavras e o elegeu.
Hitler e Goebbels costumavam dizer que, as massas são mais receptivas durante a noite, sob a influência da lua, da escuridão, apenas iluminadas por tochas e fogos.
Observem ainda que, nas tomadas de cena dos comícios de encerramento o que se viu de um lado (Lula), foi algo como um daqueles antigos "inferninhos" , cabarés e e boates do baixo-meretrício, tudo vermelho, excessivamente escuro "cores saturadas", acrescido pelas roupas das pessoas e militantes que estavam no palanque, até fotógrafos, de outro (Alckmin), exploraram os fogos ("tochas") e as cores azul e amarelo, simbolizando a paz, fraternidade e o raciocínio, o julgamento mental.
Nos "takes" aéreos, as bandeiras pareciam os antigos estandartes do terceiro Reich, enquanto que as do PT lembravam um desfile apoteótico comunista no Kremlin durante a "guerra-fria".
Só faltaram tanques e mísseis.
O "marketeiro" do PT usou e abusou dos planos abertos , do ponto de vista e visão de um assistente comum nos comícios, para disfarçar prováveis comparações entre o número de pessoas que compareceram, uma vez que, dos petistas e de Lula sempre se esperaria mais pela tradição de militância do partido.
Este recurso de filmagem acabou por "empastar" as imagens, como se o cinegrafista fosse alguém na arquibancada de um jogo tentando filmar alguma coisa com todos em pé e bandeiras.
Acho que usaram um recurso que a Globo utiliza em suas séries e novelas para reforçarem as cores e contraste, dando mais "pigmentação" e "croma" às imagens. Primeiro filmaram, depois passaram para vídeo talvez, mas isto só dá certo com cores pastéis e suaves, não com um vermelho cardinal berrante.
Pelo contrário, nas tomadas com lente "olho de peixe" em diagonais rápidas, pegando mais a movimentação das bandeiras agitadas, os cinegrafistas conseguiram passar a imagem de maior número no comício de Alckmin.
Uma coisa é mostrar nordestinos migrantes testemunhando maravilhas sobre o governo de Alckmin,pois muitos pensam que "foram pagos", outra é vê-los fantasiados, rostos pintados e contagiados pela euforia.
Notem que muitos jovens desta vez apareceram, lembrando os "caras-pintadas".
Pelo menos esta foi a mensagem psicológica subliminar captada.
Por fim, a imagem "ressuscitada" da "bandeira das Diretas Já", carregada por pessoas comuns.
Este tipo de estímulo subliminar, usando símbolos inconscientes e "arquétipos", visa provocar reações de determinados grupos.
Em Psicologia, temos o método "GESTALT" como referência para analisarmos estes fenômenos.
Criação dos alemães, que foram mestres nisto, agora fartamente utilizado pela publicidade mundial.
Outro ponto muito estudado e bastante conhecido no campo da Psicologia Comportamental é o "efeito máscara".
Isto se dá quando existe um lapso de tempo para elaboração de um julgamento após assistirmos dois discursos ou propagandas.
Se o lapso de tempo for muito curto, até 24 horas , o último discurso ficará gravado com mais força na mente das pessoas "mascarando", ou ofuscando o primeiro.
O de Lula foi o segundo, mas, percebi que a força do primeiro "esfriou" o segundo.
Depois de 48 horas este efeito se desvanece passando a se igualarem em predominância e força.
Uma coisa é certa.
O que me arrepia dá certo, mesmo que eu nada tenha a favor deste ou aquele candidato.
Temos dois dias pela frente e um debate na "Plim-Plim".
Portanto...

BINGO de novo!

TSE admite Caixa 2 em 2002;

Lula pode ser punido pelo caso dossiê


"Lula e o dossiê.
Marco Aurélio comentou também um possível envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso da tentativa de compra do dossiê contra tucanos. Segundo ele, como o próprio candidato admitiu, todas as pessoas estão submetidas as leis jurídicas e que, por isso, se for comprovado qualquer participação de Lula no caso, ele também será punido.
O ministro admitiu que o caso não estará resolvido até o 2º turno, mas que dependendo do resultado das investigações e da eleição, poderá resultar em um processo de impugnação."


Acertamos mais uma vez !
Dissemos que entre 22 e 24 de outubro a crise aumentaria com novas bombas envolvendo mais o PT e ameaçando a candidatura Lula.
Na véspera (21) foram revelados os telefonemas entre Gilberto Carvalho, Lorenzetti e o comitê nacional do PT, conforme afirmamos que a quebra de sigilos revelaria as ligações do Palácio, feitas por linhas fixas.
Exatamente como adiantamos semanas antes, sobre esta falha de alguns dos "aloprados" do presidente.
Entre 22 e 24 a origem do dinheiro foi descoberta e os "laranjas" apareceram.
Agora, mais esta bomba que, na verdade, é mais um recado da Justiça Eleitoral para Lula, podendo ensejar a cassação do registro do atual presidente-candidato e do PT.
Não é só o TSE, mas sim uma reação do Judiciário como um todo incluindo o MP, que resolveu por os pingos nos "IS", demonstrando a prevalência da Justiça sobre qualquer tipo de tentativa política visando alicerçar um "Estado de Fato" pela absolvição e instituição do ilícito, como valor e regra, amparado em popularidade.
Agora é a hora do "vamos ver quem pode mais".
A República periga e deverá explodir algo mais grave até o dia 03 de novembro, talvez em decorrência de fatos ocorridos durante as apurações.
Novas informações em breve.
Sempre que possível, a frente da grande mídia.

"Ninho das Águias"

Fiquei espantado ao ler esta estranha declaração de um certo delegado.
Tem algo de muito podre nesta notícia sobre a acusação da PF !
Aahhh... tem sim e pode ser a tal bomba final!
Para início de conversa, acho que estão tentando desqualificar a sra. Rosely Pantaleão, “rotulando-a” somente como integrante da executiva do PSDB e funcionária pública.
Digo isto porque mantive amizade por um ano em 1998 com esta pessoa, embora nunca tivéssemos tido um contato pessoal.
Ela tem uma verve magnífica, é inteligentíssima.
Pelo que sei, é formada em Jornalismo, escreve muitíssimo bem e venceu um concurso de contos sobre a Internet.
Foi publicado e eu o li.
Segundo as informações em conversas nossas, inclusive de negócios de grande monta na área de telecomunicações, Rosely possuía uma retransmissora de TV e um provedor de Internet na região (Pouso Alegre-MG)
Lá existiria no alto da serra, um local, (supostamente sua residência), denominado “Ninho das Águias”, onde diversos políticos e até ministros freqüentavam .
Fui convidado, mas não pude devido a compromissos e distância.
Esta “amiga virtual“, falava quase que diariamente comigo, pela Internet e pelo telefone algumas vezes.
Conforme soube, o ex-ministro das Comunicações do governo FHC era seu íntimo amigo.
Trocamos mensagens diretas, quando ela estava em Brasília e usou “laptops” de deputados e ministros, pois ela estava interessadíssima na obtenção de um “link” especial para inaugurarmos uma TV via Internet com câmeras ao vivo 24 hs e um programa meu, gerado aqui onde resido, pois era muito conhecido pelos internautas dos chats do UOL, que também seria transmitido pela TV, isto bem antes de qualquer portal ou mídia ter inaugurado transmissões online, devido aos precários recursos existentes , pois nem banda-larga havia .
Daí a necessidade da instalação no alto da Mantiqueira, de um “link” especial pela Embratel, com a qual também entrei em contatos comerciais.
O tal provedor existia e ela me concedeu acesso gratuito, com a senha administrativa dela.
Os e-mails e mensagens de Brasília vieram dos laptops de deputados e pessoas muito importantes.Os conselhos técnicos que ela supostamente recebeu do então ministro, procedem , pois além de advogado também me formei em Análise de Sistemas e a montagem de toda a estrutura ficaria ao meu encargo, como sócio.
A TV existe e as particularidades das instalações, confirmei com a Embratel.
Como poderia uma simples funcionária, ter acesso a tantas informações e pessoas influentes, oferecer serviços que somente uma empresária poderia, além de ser uma pessoa cultíssima, poliglota impecável, com tradição política familiar e domínio total de um assunto que apenas os do ramo teriam?
Por inviabilidade técnica de momento, abortamos o plano inicial, esperando pela inauguração da banda-larga, que só viria anos depois .
Nunca mais tivemos contato, mas creio que possa tentar recuperar o e-mail e o telefone desta ex-amiga.
Rosely, cadê você?
Explique isto direitinho.
Caso seja mais uma armação dos que protegem os petistas, estarei do seu lado nesta briga.
Se está por dentro do "Dossiê Tabajara", mande-nos informações.
Será que negociei com ETs ou tudo foi uma sofisticada fraude?
Há algo de muito mal explicado e eu vou descobrir !

"Palavra de Vidente ?"

Circula na mídia uma previsão do conhecido vidente Juscelino da Luz, dizendo que Alckmin vencerá e até afirma que com 65% dos votos.
A julgar pelo que dizem ele tem acertado bastante sobre fatos importantes.
Porém, muito antes do PSDB escolher o seu candidato e desde 2005, venho afirmando que não via Lula assumindo em 01/01/07.
Com meses de antecedência dissemos que Mercadante e Alckmin seriam os candidatos indicados para as disputas pelo governo de São Paulo e Presidência da República, isto quando Mercadante tinha a metade dos índices de Marta e José Serra despontava como provável vencedor na disputa presidencial, superando Lula.
Para nós que acreditamos no ideal da Democracia Direta e lutamos pelo Voto Nulo desde 2004, uma vitória expressiva de Lula seria catastrófica, pois qualquer proposta de mudanças no sistema encontraria absoluta resistência de um presidente com poderes ditatoriais e grande contingente de fanáticos seguidores.
Não costumo me guiar por pesquisas, porque estas já mostraram total discordância com os resultados das urnas.
Ainda creio numa reviravolta nestes dois últimos dias.
O que não pode ocorrer é uma esmagadora consagração deste apedeuta e da quadrilha “PTabajara”.
Seria o cúmulo da institucionalização da imoralidade pública e do ilícito.
Vejo Alckmin com chances de surpreender, mesmo que, por um resultado apertadíssimo.
Por outro lado, caso isto não se confirme, Lula não terá a folgada maioria de votos que pensa ter e enfrentará um bombardeio de acusações capazes de determinarem a impugnação e cassação do seu registro e do PT, ou um processo de “impeachment”.
De qualquer modo, mais fácil enxergar Alckmin empossado no dia 01/01 do que Lula.
Discordo de Juscelino quantos aos 65% de votos para o candidato da oposição.
Na melhor das hipóteses, contrariamente ao que dizem as pesquisas, teremos uma apuração inesperadamente emocionante.
A festa não acabou, está apenas começando.
Teremos muito chão, crises e lutas pela frente .

Nas mãos dos "lunares".

Eleição resolvida?
Não penso assim.
Acredito que muita coisa esteja errada nisto tudo, a começar pelas pesquisas.
Temos ainda o debate “engessado” da “Plim-Plim”, com aquela encenação toda de indecisos perguntando e os candidatos andando sem graça de um lado para outro .
Segundo as “pesquisas”, 86% já decidiram em quem votar.
Portanto, 14% admitem mudar ou estão indecisos , não votarão, anularão ou não souberam responder.
Isto representa mais de 17 milhões de eleitores, menos é claro as abstenções que deverão ficar ao redor de 16% .
Esta expressiva parcela de eleitores, é fiel aos programas da Globo, podendo assistir, pelo menos parte do debate, enquanto ainda estirada no sofá depois da novela.
Em texto anterior chamei-os de “lunares”, pessoas sempre indecisas em tudo na vida, porém muito perigosas, pois podem alienadamente decidir uma eleição.
Houve algum fato novo?
Sim , o clima esquentou, com muitas acusações e novas “descobertas” da PF, centenas de milhares de telefonemas para o palácio e provas envolvendo mais ainda o PT por “Caixa 2” já presumido.
E os nomes dos figurões?
Bem , não esperem nada sobre as quebras de sigilos telefônicos por parte da PF antes do dia 29.
Está tudo devidamente “dominado”, para não afetar a candidatura Lula. O PSDB deve ter sim informações vazadas, mas até agora seu candidato não lançou mão delas nos debates.
Ainda acho que teremos surpresas pela frente e as urnas desmoralizarão novamente os institutos de pesquisa.
Não se esqueçam que foi exatamente o último debate na Globo em 1989, que derrubou Lula frente a Collor.
Tudo é possível, inclusive uma forte recuperação de Alckmin.
Como já cansei de dizer, Lula não reassumirá em 01/01/07.