O ORKUT ESTÁ MORRENDO !
Sim. Pelo menos é que vejo no total de pessoas, quando entro. Antes eram mais de 6.100.000, agora, menos de 2 meses após são pouco mais de 5.700.000 . Isto representa uma perda em torno de 400.000 usuários, em menos de 60 dias!
Será que foram os “clones” do Orkut que “abduziram” estas 400.000 pessoas?
Não acho, pois meus amigos continuam no Orkut apesar de também em outros “clones” que foram criados.
Minha lista cresceu, portanto o total deveria ter crescido da mesma forma.
O que está acontecendo afinal?
Seria porque os mais antigos lá do início da corrente (o Orkut é uma corrente, uma pirâmide) se cansaram e desistiram?
Também não foi isso, pois, se somente os lá do começo tivessem saído a perda não seria tão grande e acelerada.
Então quem está “abandonando o barco “?
Os mais recentes e que tenham mais amigos! Quando um sai, quebra a corrente levando consigo toda a sua lista de amigos que não tenham sido acrescentados por nós e as dos amigos de amigos desde o início da corrente.
Ou seja, os que entraram buscando outros objetivos (curiosidade, carência afetiva, solidão, relacionamentos virtuais, etc.) e não, debater assuntos sérios, criar comunidades de conscientização, etc. Uma vez não alcançado o que pretendiam, caíram na real, porque na hora do “vamos ver”, temos de “mostrar as caras", como realmente somos e aí ilusão se desfaz.
Muitos eram falsos perfis usados por empresas para coletarem e-mails e informações das listas de amigos e comunidades, visando fazerem um banco de dados para “marketing” (“SPAM”).
O que importa é que o Orkut está morrendo e não só pela perda natural de usuários, após ter atingido um ápice crescimento, como também pela incompetência técnica que irrita até um monge. Ninguém agüenta mais os travamentos e congestionamentos !
* Só mesmo os moderadores ainda tentam diariamente manter suas comunidades atualizadas.
* Mas talvez haja outra explicação não percebida ou oculta nisso tudo.
* O Orkut foi criado com objetivos claros de coletar informações pessoais para depois serem “vendidas” para fins comerciais. Ocorreu o não previsto. A maioria forneceu dados falsos, e-mails “fakes” ou permaneceu anônima sob “avatares”.
* Criaram uma “faca de dois gumes”. Os “internautas” souberam inventar fórmulas e meios de manter a privacidade protegida.
* Houve e ainda há, “liberdade demais”, que começou a incomodar muita gente poderosa e a ameaçar a estabilidade de governos, superando gradualmente o ( hoje ,”Primeiro Poder”) da grande mídia sempre comprometida, ideológica e economicamente.
*Alguns grupos iniciaram campanhas sistemáticas para tolherem esta liberdade com ameaças de processos e censuras, fartamente divulgados pela mesma mídia , que violou a privacidade dos “Orkuteiros” publicando fotos e nomes para “amedrontarem” futuros usuários em potencial e até os antigos.
* Seria esta a verdadeira razão de não investirem em equipamentos para resolverem o problema da lentidão, no intuito de desestimular a livre expressão e liberdade de opinão?
Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br