quarta-feira, julho 05, 2006

Repassando

Enviado pela nossa amiga ongueira, ambientalista, poetisa (link no índice) e membro do MBNE; Marilia Becher .
Carta aberta à sociedade brasileira
DECISÃO SOBRE A TV DIGITAL:GOVERNO PRÓXIMO DE ERRO HISTÓRICO

Em virtude das notícias veiculadas pela imprensa, que afirmam estar o governo federal pronto para anunciar o padrão tecnológico a ser adotado pelo Brasil, a Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital vem a público expor à sociedade brasileira as seguintes questões:
1. Se concretizado, o anúncio da decisão a favor da adoção do padrão de modulação japonês (ISDB), no apagar das luzes do primeiro mandato do presidente Lula e em plena Copa do Mundo, significa a morte do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), cuja proposta inicialbaseava-se em princípios como a democratização das comunicações, a promoção da diversidade cultural, a inclusão social, o desenvolvimento da ciência e indústria nacionais (conforme o Decreto Presidencial4.901) e implicou no investimento de R$ 50 milhões na formação de 22 consórcios de universidades brasileiras, envolvendo 1.500 pesquisadores. Ao optar pelo ISDB, o governo despreza o acúmulo social que sustentou sua eleição e submete-se de maneira subserviente aos interesses dos principais radiodifusores do país, especialmente aos das Organizações Globo. Se levar adiante o anúncio pelo ISDB, o governo brasileiro, infelizmente – e à semelhança dos anteriores –,seguirá tratando a comunicação exclusivamente como uma moeda de troca política.
2. Apesar dos insistentes apelos para que a decisão fosse tomada a partir do diálogo com os diversos segmentos da sociedade, o governo mantém uma postura pouco democrática, privilegiando a interlocução com os representantes das emissoras comerciais de televisão e negando-se a abrir espaço semelhante às organizações sociais. À tal postura soma-se a completa falta de transparência na condução do processo decisório que ainda hoje deixa a sociedade brasileira à mercê de boatos de corredor. Chegamos ao cúmulo de nem mesmo ter acesso aos relatórios produzidos no interior do SBTVD, que ainda não foram tornados públicos. Reafirmamos a certeza de que só um processo amplo,transparente e participativo, com consultas e audiências públicas, é capaz de garantir que a TV digital seja um instrumento dedesenvolvimento democrático e inclusão social.
3. O Executivo ainda não apresentou qualquer justificativa plausível que aponte o ISDB, de fato, como a melhor opção para o Brasil. Este silêncio do governo, que abandonou as frustradas tentativas de emplacá-lo por supostas vantagens técnicas ou industriais, induz a uma única conclusão: a de que essas justificativas não são defensáveis publicamente, por atenderem exclusivamente a interesses privados. O país segue sem saber se existem parâmetros – sob o prisma do interesse público – baseando as decisões governamentais.
4. Não é possível que as pesquisas desenvolvidas no SBTVD, realizadas por 79 instituições de pesquisa, envolvendo mais de mil pesquisadores,seja tratado com tal descaso. A adoção do ISDB-T descarta logo de início as três alternativas de modulação aqui desenvolvidas. A anunciada intenção de que "as pesquisas brasileiras serão incorporadas em um segundo momento" oculta o fato de que existe incompatibilidade técnica no protocolo de comunicação da camada de transporte,inviabilizando, de fato, qualquer incorporação das inovações brasileiras em algum ponto do futuro.
5. Ao anunciar a decisão, o governo perde a oportunidade de promover a necessária atualização do marco regulatório do campo das comunicações,para modernizar a legislação cuja base data de 1962 e garantir ocumprimento dos princípios constitucionais não-regulamentados, como a vedação ao monopólio e a instituição de um sistema público de comunicações. Mesmo que centrada na tecnologia, uma decisão governamental que não seja acompanhada de mudanças mínimas no marco regulatório vai contrariar a legislação vigente e certamente será questionada na Justiça. Os fatos consumados gerados a partir do anúncio da decisão não podem ser tolerados pela sociedade brasileira.
6. A sociedade brasileira perde também a oportunidade de se tornar um grande produtor mundial de conteúdo audiovisual multimídia, a mercadoria por excelência da Era da Informação. Para que pudéssemos abrir milhares de oportunidades de trabalho nessa área, seria necessário democratizar o espectro, adotar tecnologias dominadas por nossos técnicos, baseadas em software livre, adotar padrões e mecanismos que possibilitem a criação e a reprodução desses conteúdos.Nada disso está sendo considerado.Diante ao exposto, as organizações que assinam esta carta reafirmam a certeza de que a TV digital é uma oportunidade única para promover adiversidade cultural, fortalecer a democracia, desenvolver a ciência e tecnologia nacionais e incluir socialmente a imensa maioria da população, ainda desprovida de direitos humanos fundamentais.Temos a convicção de que, ao anunciar uma decisão por uma tecnologia estrangeira, o governo estará cometendo um erro histórico, que não poderá ser revertido nas próximas décadas.
Brasília, 28 de junho de 2006
Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital

Contatos:Diogo Moyses – Intervozes - (11) 9402 0661 – http://br.f540.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=diogomoyses@terra.com.brJames Gorgen – FNDC (51) 8111 7733 – http://br.f540.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=james@fndc.org.brMarcus Manhães – Sintipq (19) 8145 9895 – http://br.f540.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=manhaes@cpqd.com.br

Dimitrios Efstratios Kondogeorgos Associação de Defesa Etnoambiental - Kaninde Av. Dom Pedro II, 1892 sala 7, N.Sra. das Graças - Porto Velho - Rondônia - Brasil - F. (69)2292826http://www.kaninde.org.br/Porto Velho - RO

Marília B. Bahr

"Mafiosos"

Penso que, em matéria de esportes e principalmente de futebol, o Estado, o Governo Federal deveria intervir , pois isto mexe com com nossa alma coletiva e tem repercussões de longo alcance em termos de “Psiquê Nacional”.
Não podemos permitir que elementos envolvidos em CPIs e escândalos com mais de 17 processos, continuem a dirigir a CBF como o senhor Ricardo Teixeira , “cupincha” e “cumpadi” de Lula que lhe cedeu a casa por todos estes anos e hoje se locupleta desta defesa federal , a despeito de suas falcatruas .
Na Itália estão escorraçando a máfia do futebol.
E aqui?
Aqui nada.
Manterão o Parreira e o Zagallo, na maior, esperando a poeira baixar , como sempre acontece neste país, até com nossa indignação contra os políticos .
Isto já foi acertado e prometido aos dois pelo Ricardo Teixeira, logo após o jogo que nos eliminou.
Não tenham dúvidas quanto a isto.
Que nem a “pizza” do Congresso.
Fazem o que querem, pois já viram que o brasileiro não tem fibra nem garra de reagir e contestar.
Aliás, nem de tentar vencer qualquer coisa e se rende na maior sem reclamar .
Pobres da maioria de nós, raças eternamente conquistadas e dominadas!
Eterna baixa auto-estima.
Quando no sucesso, preocupam-se com “fitinhas” e “brinquinhos”, “cavanhaques” ou esdrúxulos “topetinhos” minúsculos, para se afirmarem como “diferentes”.
Ronaldinho Gaúcho , aquele moleque dentuço, que nem consegue fechar a boca , logo após a partida que eliminou nossa seleção, voôu para Barcelona , para sua mansão e convidou parentes, amigos, etc, para uma imensa festança ao som de "pagode e hip hop". Sua curtição "afro", apesar da dor dos brasileiros que choravam nas casas e praças públicas.
Para comemorar o que???
Segundo o testemunho da vizinhança incomodada pelos sons primitivos que ecoavam pelo condomínio luxuoso , a festa foi até a madrugada sem parar, até que Ronaldinho e seu convidado especial Adriano , foram para uma “balada” numa casa noturna e lá ficaram até as 5 da manhã.
Comemorando o que???
A derrota?
O fracasso?
Ou ganharam algum $$$ muito expressivo por fora nisto tudo para perderem ?
Não têm a menor vergonha na cara?
O menor patriotismo e dor no coração?
São o que?
Apenas “moleques” sem auto-estima, analfabetos funcionais que, de repente, se alçaram às nuvens do sucesso e riqueza sem estrutura psíquica para poderem se manter sem vexames morais comos estes ?
O Brasil vai mal e é geral este tipo de comportamento sem ética e sem quaisquer valôres humanos .
Alguma coisa não deu certo em nossa mistura.
Miscigenação é uma coisa, “mistura” é outra.
Estão faltando alguns ingredientes .
Moral , dignidade, determinação, vontade e garra!
Será coisa de atavismo ?
Seríamos nós, como dizia o mestre das frases e expressões, Nelson Rodrigues, apenas um povo de baixa auto-estima, com o “complexo de vira-latas”?
Começo a acreditar que sim, depois de ver a ausência de qualquer reação contra a impunidade, corrupção, violência e desgoverno.
Na França teriam tocado fogo até no palácio presidencial.
Por aqui...nada...
Todos estão caladinhos ... esperando o que?
Uma “ordem” da rede Globo , promovendo alguma campanha, como fez contra o Collor atendendendo aos grandes interesses partidários e do capital?
Os mesmos que hoje vemos sempre terem sido mafiosos e corruptos e enganaram a tantos por tantos anos ?
Quem é melhor do que quem?
Será que é por causa disto?
Que a maioria seja igual e pense do mesmo modo ?
Que sejamos um povo viciado, corruptível, sem dignidade, sem honestidade nem princípios?
Espero que não, mas temo que talvez possa estar errado em minhas premissas e seja apenas uma voz, uma gôta num oceâno de outras contrárias .
Às vezes dá um desânimo, eu sei como é , muitos devem sentir isto, mas tenho de me manter firme e ser um foco de resistência , pois se outros tantos assim fizerem e crescermos poderemos tentar mudar alguma coisa em termos de mentalidade e a “cara deste país”!