segunda-feira, novembro 27, 2006

A Borboleta e o Caos (parte 2)

(PRIMEIRO LEIAM A PRIMEIRA PARTE, postada abaixo)
Voltando aos exemplos que demos sobre "ENTROPIA" e "transmissão de energia", ainda dentro de uma linha de raciocínio baseado nas leis da Física e Química para tentarmos entender o que está acontecendo em nosso país.
Já abordamos o fenômeno dos "desvios" de rota e potencial , causados pela ação "sanguessuga" de diversos agentes e grupos que, simplesmente sugam as energias (potencial produtivo e injeção de recursos), pela corrupção e ação de várias entidades, ONGs, estatais, para-estatais, agências, governos e prefeituras, todos se somando num imenso "rolo compressor", que não permite qualquer tipo de política de desenvolvimento saudável, ou pelo menos exequível.
Já alertei para as ações de grupos de interesses poderosíssimos, que manipulam e financiam nossa política, visando cada vez mais causar uma irreversível fragmentação e antagonismos capazes de manterem a divisão, seja ela ideológica, pessoal, ou de objetivos imediatos, fomentando o embate entre correntes opostas, cada qual defendendo o direito à conquistas e mais espaço .
"Dividir para reinar" sempre foi a máxima de "Maquiavel".
Esta linha de raciocínio está sendo seguida pelo nosso "gremlin falastrão" que não dá um descanso, um dia sequer de silêncio e nunca o vimos fechado em seu gabinete, tentando pelo menos disfarçar que está trabalhando.
É uma sucessão ininterrupta de discursos , visitas estapafúrdias, até a clubes de campeonato de futebol de botões, somente para poder "vociferar" suas "verborragias" diárias, perfazendo uma coletânea imensurável de "pérolas" dignas de um almanaque de piadas portuguesas (sem preconceito, pois também tenho o sangue).
O homem nunca adoece, não tem sequer uma simples gripe, não fica mais rouco ou perde a voz, não tem qualquer indisposição, faz dieta controlada , mas gosta de uma cachaça, por que ainda não acordou de ressaca depressiva e pediu renúncia?
É triste mas é verdade... ele resiste , alimentado pelo poder!
O poder alimenta sim e enebria qualquer um, quanto mais um como o ex-metalúrgico saído do nada, que viveu sem trabalhar há 30 anos, só se dedicando a tarefa de tentar chegar à presidência da República.
Imaginaram o alcance da compensação sobre o recalque pessoal originário?
Agora ele tem um "Aero-Lula", sua ex-babá-esposa, que é muda, por sei lá que razões, usufrui destas mordomias todas e nada faz, nem fez, por nenhum projeto social a não ser o da sua ONG de proteção à mulheres, que apoiou a campanha de seu marido com verbas de milhões do governo federal.
Não gosto de repetir este ditado popular de que; "quem nunca comeu melado, quando come se lambuza", mas tenho de admitir que a sabedoria popular é incontestável e verdadeira .
Já avisei aqui, que ocorreriam choques de interesses e que, a "Esquerda" seria o maior empecilho para o novo mandato, não esta oposição desqualificada, corrupta e igualmente sem moral para qualquer reação, pois tem rabo-preso .
Aguardem e verão em fevereiro o que acontecerá contra as expectativas do "gremlin" em dominar o Congresso .
Antes disto, teremos o que vimos postando há muitos meses, sobre uma posse um tanto crítica, em meio a uma crise que inviabilize a celebração portentosa que o nosso "gremlin" imagina e planeja para a sua "apoteose" aclamadora.
Juntando tudo e todas as forças em confronto o que teremos num futuro próximo?
Por um lado, um crescimento do desconforto e reação por parte dos militares, com as sucessivas tentativas de quebra de disciplina e hierarquia, retorno à idéias de revisão da Lei de Anistia e choques internos quanto aos procedimentos adotados por alguns comandantes .
Acresça-se a isto a insatisfação pelos soldos , a efervecência nas casernas, e os frequentes "manifestos" do Clube Militar, dos oficiais da reserva, da Maçonaria e as conversas reservadas na ESG (Escola Superior de Guerra).
De outro, a insistência burra de uma "Esquerda" que tenta juntar seus pedaços, para se manter viva, após a derrota fatal nas urnas, através de seus agentes na mídia e nos meios intelectuais, sempre batendo na mesma tecla da ditadura, das torturas e das indenizações, agora tomada de ímpetos e fantasias de que poderá repetir o feito de outras nações de nosso continente , para punirem os militares.
Insistem no velho e antigo erro de "cutucarem a onça com vara curta demais", e sabem bem que também cometeram atrocidades, crimes hediondos,sequestros, atentados e assassinatos, portanto não podem posar de vítimas e, se não bastasse isto, seus atuais "representantes" de uma pretensa "resistência democrática", já desmentida pelo deputado Gabeira que confessou em seu livro; "nunca terem como objetivo lutar contra a ditadura , mas sim implantar outra, comunista, nos moldes da cubana", não encontram respaldo moral nos exemplos destes sobreviventes aquinhoados por indenizações , como José Dirceu, Genoíno e outros tantos, envolvidos em tantos processos e CPIs .
Estes eram os heróis da resistência?
Só se foram das cuecas com dólares!
Mas eles estão vivos, sobreviveram a tudo, impunes, ostentam a audácia de terem sido reeleitos ou terem amplo espaço na mídia.
Esta soma de forças em andamento, como tentei explicar na primeira parte , ao redor de um elemento central, que seria a linha condutora de nossa realidade política, tende a entrar em colapso, por absoluta falta de coesão material , ou seja, de uma referência paradigmática que continue exercendo um papel institucional.
Hoje nenhuma instituição sobrou em termos morais.
Não só a OAB, a CNBB , mas também o próprio STF através de sua ministra-presidente tenta justificar o pagamento de "jetons" e os absurdos aumentos de salários!
Ora... isto já é o caos!
A "Entropia" (desordem) total já se instalou definitivamente em nosso país.
Ninguém é de ninguém , nos locupletemos todos e abaixo qualquer punição!
Liberou geral!
Observem que, para uma civilização ou grupo humano organizado, são necessários certos princípios e valores básicos que fundamentem um "contrato social" , onde os cidadãos delegam poderes aos seus representantes.
Estes "parâmetros" geralmente consistem em claras noções de moral, bons costumes e integridade, capazes de satisfazerem ao que os cidadãos esperam de bons governos e vida coletiva.
Quando algum destes príncípios e valores são aviltados , tudo desmorona em cadeia, como num "efeito dominó".
O que temos hoje?
Total demolição moral e libertinagem, amparadas em leis, votadas pelo nosso Congresso para satisfazer a poderosos grupos de interesses, minoritários, porém fortes o suficiente para imporem regras e mudarem costumes, à revelia do desejo ou vontade da maioria nunca consultada.
Discurso moralista?
Não!
Apenas constatação dos excessos concedidos e permitidos, pois é a partir da frouxidão moral, generalizada e institucionalização das aberrações como normalidade, que começa a decadência de uma nação .
Vide Roma antiga e outros impérios, que se vergaram aos incontroláveis desejos e vontades de seus cidadãos, levados ao extremo da mais orgiástica profanação e desrespeito ao mais básicos princípios humanos.
Querem mais Sodomas e Gomorras?
Pois terão.
Depois não reclamem da sorte e de seus destinos.
O "gremlin" só pretende se manter no poder e para isto fará de tudo para se "blindar" cada vez mais com empresários e políticos, pensando em conservar uma maioria concreta no Congresso, capaz de inviabilizar qualquer tentativa de "impeachment", que é o seu maior temor , pois sabe que, cedo ou tarde as provas aparecerão, mesmo com a pífia atuação da oposição.
As "Esquerdas" estão assanhadíssimas e preocupadas, pois tudo parece levar a um segundo mandato mais "neo-liberal" e conservador ainda, mais do que foi o primeiro .
Qualquer abalo de apoio da CNBB, da CUT, UNE e movimentos sociais, deixará o "pequeno príncipe" de saia justa, sem o esperado amparo dos movimentos sociais.
Notem que, com o aumento das averiguações e investigações sobre o desvio de verbas via governo federal para as ONGs e movimentos, o dinheiro deles encolherá.
Como esperam que o MST, por exemplo reaja?
Até agora foram cooptados pelo governo federal que os alimentou ricamente, os acolheu e abrigou em suas asas protetoras para que ficassem "caladinhos", e não se manifestassem.
O mesmo não se dará a partir deste segundo mandato com vistas grossas da Justiça, pois já vemos certas atitudes e denúncias que poderão afetar em muito este "sugamento de recursos" para estas entidades, Ongs e movimentos sociais sob a tutela da vontade governamental .
Estas "forças" são as que denominei "elétrons mais livres", sempre aquecidas e estimuladas por fatores externos e não inteiramente sujeitas ao eixo de transmissão do sistema.
Juntemos as partes e pedaços deste "quebra-cabeças" para termos uma visão mais abrengente .
Lá em Cuba , temos um Fidel com câncer terminal, não passará de setembro de 2007, como previmos e demos um "furo internacional" 3 dias antes da mídia se manifestar sobre este assunto.
O que pensam que este ditador, o maior e mais duradouro até agora, pretende fazer ou espera realizar antes de sua já sabida morte?
Repararam nas aceleradas mudanças políticas na América do Sul?
Sacaram?
Pois é.
Ele apenas espera morrer mas não sem antes ver seu projeto de vida vitorioso.
Ocorre que outras forças e não são as mesmas de sempre, nem dos EUA, pois Bush apoia Lula e não deseja qualquer líder brasileiro que , de repente levante o nariz e resolva "peitá-lo" com apoio popular, poderão "melar" tudo.
Prefere o "gremlin vaidoso", porque sabe o que fará e o que não fará .
Estas forças a que me refiro, são nacionais, de dentro das nações que estão vivenciando este triste espetáculo populista de retrocesso dramático a noções superadas de governo.
Um embate final entre estas duas tendências será inevitável e assim deve ser, pois não podemos mais conviver com países divididos e antagonismos destrutivos.
Quem vencer que una seu povo!
Não há hipótese de convivência pacífica,com calamitosos e desavergonhados conchavos políticos .
Melhor o confronto direto, a revolta popular, a desobediência civil, as barricadas, o povo nas ruas, do que este estado de "anestesia geral paralisante" , ditada por estes crápulas que nos governam.
Melhor até a Anarquia, a insubordinação militar, a insurreição democrática popular, o BASTA, o FORA TUDO, o NÃO DÁ MAIS PRÁ AGUENTAR!
Melhor sim, pois , pelo menos será uma revolta justa, uma indignação que some todas as tendências ideológicas, mentes e corações , visando um melhor destino para todos nós.
E é exatamente isto que pregamos , defendemos e ansiamos realizar em breve, quando uniremos as mais variadas concepções e idéias, num "mutirão intelectual", num amplo esforço de conscientização e idealização de novos rumos para este tão sofrido e dilapidado país.
Não pensem que isto é apenas um sonho ou "utopia".
"Utopias" assim são, até serem realizadas.
Eu acredito em "utopias".