sexta-feira, outubro 07, 2005

VALEU

Na antiguidade os cristãos eram conhecidos por sua coragem, desapego aos valores materiais e fé inabalável, mesmo diante da morte .
Assim foi em Roma e em todos os lugares onde foram perseguidos.
Sem seus mártires, o Cristianismo não teria se expandido pelo mundo.
O episódio envolvendo a greve de fome de frei Cappio em protesto contra a transposição do rio São Francisco, serviu para provar que uma atitude determinada de um homem pode valer mais do que milhares de manifestações organizadas.
Seu gesto ultrapassou fronteiras , ganhando espaço nos noticiários internacionais.

Que diferença entre este homem e a mesquinharia sórdida dos políticos.
Conseguiu o que queria. Dobrou o governo e impôs suas condições.
O mesmo governo que ajudou a eleger quando em eleições passadas recebeu a caravana de Lula .
Sei que ele pertence a uma ala “progressista” mais radical da Igreja, mais rebelde aos princípios hierárquicos. Desfruta de apoio da Pastoral da Terra e do MST, mas isto não me impede de apreciar o seu ato de sacrifício e dedicação à uma causa justa.
A Ordem dos Franciscanos é a única que desperta minha admiração pela coerência com os ideais cristãos. Este é o autêntico Socialismo Cristão, não o de Estado e partido !
As demais, constituem a chamada “teocracia burocrática”. Nada mais que isto.
Por ter me formado na PUC R/J convivi muito tempo com padres, quase todos jesuítas, bem diferentes dos franciscanos, são muito racionais, pragmáticos e nem um pouco místicos.
Agem como um exército espartano bem disciplinado e competente. Aliás, esta ordem foi criada por um ex-soldado espanhol ferido num embate. Apreciam o conforto, o convívio mundano social e a vida intelectual.
Os franciscanos, não. Estes são a própria essência do Cristianismo, a começar das próprias vestes despojadas e sandálias. Suas metas são alcançadas pela alegre dedicação e sacrifício. O maior ideal, simplesmente ajudar ao próximo.
Uma coisa é a Igreja Católica, o Catolicismo Apostólico Romano, outra é o Cristianismo verdadeiro, dos frades mendicantes da Baixa Idade Média e o primitivo, dos judeus essênios como Cristo foi.
O governo e o emissário do Vaticano pressionaram a cúpula católica para que desabonassem frei Cappio em seu sacrifício.
A CNBB sentiu-se incomodada pelo gesto de arriscar a própria vida, deste homem determinado a ir às últimas conseqüências.
Esquecem-se, por conveniência ou falsa fé, que os mártires assim agiam.
Preferem hipocritamente condenar tais comportamentos, alegando ser a vida o dom mais precioso e objetivo de defesa da Igreja.
Pobres bispos.
Mofarão numa longa e eterna fila de espera às portas do céu, quando ali chegarem.


Valeu frei Cappio.