quinta-feira, agosto 03, 2006

O "Gremlin" e a Constituinte Exclusiva.

Em 10/08/2005, o PPS através do deputado federal Roberto Freire (PE) apresentou uma proposta de Constituinte exclusiva ao presidente da OAB Roberto Busato.
Desde então, muitas conversas vêm rolando nos meandros do Legislativo, visando promover uma reforma política, onde também se discutiria o sistema de governo (presidencialismo X parlamentarismo).
Ante o vislumbre de uma eventual derrota do PT na Câmara, abrindo espaço para um aumento de bancadas do PMDB, PFL e PSDB, Lula resolve agora dar o ar de sua graça, tentando passar uma imagem despojada e democrática ao levantar novamente esta questão que absolutamente não é de sua lavra nem iniciativa, roubando a cena num momento de definição eleitoral, para voltar ao centro de atenções.
Qual a razão oculta nesta estória toda?
O que pretende Lula com esta conversa de reforma política e Constituinte Exclusiva?
Como, “à esta altura do campeonato”, fariam esta convocação, uma vez que, os representantes eleitos para uma constituinte paralela aos para a legislatura ordinária (Congresso) sequer foram indicados pelos partidos nem registradas suas candidaturas ?
De que maneira instruir e orientar os eleitores sobre a diferença entre uns e outros, pois os constituintes terão seus mandatos extintos logo ao término da aprovação de uma nova Constituição ?
O que isto representaria em termos de mais despesas e maior confusão de informações, perturbando a já escassa capacidade de tirocínio e entendimento popular ?
O que desejam com isto?
Causar mais incertezas e tribulações, para tirarem proveito de um provável abalo institucional ?
Qual a verdadeira intenção de Lula ?
Vejamos.
Ele bem sabe que os “mensaleiros” do baixo clero e muitos de seus “companheiros” de governo afastados pelos escândalos, serão reeleitos, embora não conte mais com a certeza de uma grande bancada do PT.
Está preparado para manter e ampliar o esquema de compra de apoio que montou no Congresso, conservando sua base de políticos corruptos mercenários.
Caso a a proibição de reeleição presidencial seja aprovada, uma outra possibilidade de se manter no poder seria a reabertura da discussão sobre a instauração do Parlamentarismo em pleno início de exercício de mandato do novo presidente eleito, no caso, já pensando (embora não aceite a hipótese) que poderia ser derrotado por Alckmin num inevitável segundo turno.
Fazendo os cálculos, poderia forçar a barra para uma Nova Constituinte exclusiva, capaz de podar os poderes presidenciais, por mera vaidade de na História constar como o último presidente do Brasil a cumprir inteiramente o mandato, ou, quem sabe, continuar controlando grande parte do Congresso, garantindo seu poder de barganha política, que fatalmente deixaria em má situação o novo presidente eleito.
Mas, e no caso dele, o "molusco" se reeleger, como isto o favoreceria ?
Ora, é claro que, com a volta dos companheiros afastados e mais os mensaleiros, o "gremlin falastrão" poderia tentar fazer uma maioria suficiente ditando as regras sobre o tipo de Constituinte a ser instaurada, sabe-se lá, até ampliando seus poderes como ocorreu com seu “amiguinho” Hugo Chávez. Talvez seja esta a verdadeira intenção de Lula.
Tentar a possibilidade de um terceiro mandato presidencial por meio de uma mudança constitucional ou mesmo, voltar como primeiro-ministro, numa hipótese de aprovação do Parlamentarismo e convocação de novas eleições, preservando o seu poder até 2010.
Nada é impossível com esta escória de canalhas que temos na política.
Lula não pensa em derrota.
Não é de seu feitio sequer imaginar a possibilidade de “ter de largar o osso”, depois de conseguir galgar o comando do país e contar com um poderoso contingente de apoios dentro da máquina estatal, quase totalmente “aparelhada” pelo PT nestes anos de governo.
O raciocínio é simples como a mente de um ambicioso comum. “Tenho 1 terminando, posso conseguir 2 (segundo mandato), depois farei uns conchavos e compras de votos para ter o 3° e continuar presidente até o fim de meus dias .”
Difícil de entender as razões do repentino interesse numa Constituinte Exclusiva e o porquê da oposição logo “pular nos cascos” ressabiada?
Claro que não.
Lula, Fidel, Chávez, etc, são do tipo que só largam o poder a tiros.

"Holocausto Libanês"

Apesar da cruel, desumana, injustificável carnificina e desmedida destruição, Israel terá oportunidades de triunfo e resultados positivos bélicos ou diplomáticos entre os dias 04 e 06 de agosto, que poderão restaurar a imagem de seu poderio militar, abalada pela intensa e heróica resistência do Hezbollah. Depois destes dias haverá inesperadas e violentas retaliações contrárias, que deverão, pelos danos causados, afetar gravemente a confiança israelense até o dia 19/07. A partir do dia 21/07 possibilidade de grande feito, vitória ou reconquista de prestígio político-militar na região.
Se a comunidade internacional nada fizer de concreto, impedida pelo apoio norte-americano a Israel, as forças israelenses avançarão mais de 30 kms ao sul do Líbano, cercando pelo mar e pela fronteira com a Síria seus adversários, devendo desembarcar tropas ao norte, visando acuar completamente os combatentes do Hezbollah.
Muita matança indiscriminada promovida pelas forças militares israelenses ainda está por vir.

Muito cedo...

Parece que comemoraram muito cedo, precipitadamente, o afastamento de Fidel Castro, o mais famoso e antigo ditador do mundo.
Entre hoje e amanhã ele deverá dar sinais de retorno ao poder, frustrando muitas expectativas de mudanças em Cuba.