quinta-feira, setembro 08, 2005

APESAR DE TUDO BRASILEIROS !

Pesquisa do IBOPE sobre ANALFABETISMO FUNCIONAL dos brasileiros !



Pesquisa do IBOPE diz que somos 74% analfabetos totais e funcionais!

http://www.ibope.com.br

A maior angústia das classes culturalmente mais esclarecidas, dotadas de boa base escolar e formação, é a impotência política ante as denominadas “massas” populares. Não são os mais educados que compõem a elite econômica dominante. Pelo contrário, geralmente intelectuais são das classes médias A e B, conforme seu nível sócio-econômico.
Professores, jornalistas, escritores, etc, não fazem parte da elite que detêm o poder real sobre o país através de seus mecanismos de atuação sobre as “massas”, principalmente as grandes redes de televisão.
Num passado não tão distante, a imprensa era capaz de derrubar um governo, hoje não derruba nem o servente da Câmara de Deputados.
A classe média dominava a opinião pública e havia menos excluídos. A maioria não tinha acesso a notícias senão pelo rádio e muito menos lia jornais.A preocupação com a ética na política prevaleceu durante um curto período durante esta primazia de uma classe média bem educada, quando os colégios públicos detinham os melhores quadros de renomados e respeitados professores, não havendo esta brutal diferença entre o ensino público e o privado.
Para ser classe média geralmente era necessário ser um liberal, professor, militar, comerciante , ou funcionário público.
Não existia tanta mobilidade social como atualmente onde, qualquer cantor, modelo, artista ou atleta, da noite para o dia saltam de uma classe social para outra. Muito menos traficantes , se bem que, bicheiros sempre existiram . Artistas famosos também, só que a fama vinha após um longo processo de gradual subida e escalada na carreira profissional, mas os “cachês” (pagamentos) eram baixos, não havia apoio de empresas, a mídia ainda era muito resumida e sempre em situação financeira ruim, sem os vultosos patrocínios atuais, pois atingia apenas uma pequena parcela da população .
O “grande Marketing” voltado para as “massas”só apareceu realmente na década de 70 após a entrada e predomínio hegemônico da rede Globo com as falências sucessivas de todas as suas rivais durante o regime militar. Esta mesma rede Globo que hoje tanto critica a ditadura deveria fazer um exame de consciência e admitir que o seu poder a isto se deve. Ao tal do “milagre econômico” que “alavancou” as camadas populares a um patamar de consumo capaz de suportar grandes campanhas de publicidade visando o aumento do consumo e instalação de novas indústrias.
Quatro décadas de total alienação das massas condicionadas aos apelos emocionais de suas novelas e programação voltada aos índices de audiência, com raras exceções e ressalvas, por algumas obras e tentativas esporádicas de melhor nível cultural.
Em nossos tempos, alguns minutos de aparição na mídia podem transformar a vida de uma pessoa e lançá-la aos píncaros do sucesso.
Graças a este esquema econômico perverso, temos hoje 74 % de analfabetos, sejam eles funcionais ou totais. Apenas 26% conseguem ter “habilidades” de escrita e leitura, incluindo as classes superiores e elite.
O que acham disto?
De que adianta escrever em blogs, criar portais, fazer discursos de protesto em comunidades e bate-papos de sites , se pensarmos mais lucidamente, que, mesmo destes 26%, a maioria usa a Internet para assuntos fúteis, namoros, pornografia, esportes, moda, fofocas, notícias sobre TV etc?
Ficaríamos, portanto, com uns 5% se tanto, ainda um pouco interessados em maiores leituras ou raciocínio (como deve doer para muitos este esforço cerebral...).
Acreditam que possam influir politicamente em alguma coisa para mudarem este país?
Talvez sim, talvez não e digo porque.
Talvez sim iniciando um longo e árduo processo de conscientização (entendam conscientização pessoal dos outros sem impormos nossas idéias) que levaria em média uns 8 anos de intensa participação num mutirão coletivo de pessoas das classes mais esclarecidas , atuando como militantes e sem trégua , com este objetivo. Algo um tanto impossível para alguns crerem ser viável.
Talvez não, dependendo dos rumos políticos ou “continuísmo” deste estado calamitoso de decadência sócio-cultural brasileira. Aliás só existe decadência após um auge cultural atingido, coisa que nunca chegamos a alcançar e parece ser nossa sina morremos na praia, por herdarmos e imitarmos o pior, sem nunca termos usufruído do melhor da civilização ocidental.
Colocando no papel estes números; 8% de analfabetos totais, considerando os tantos que somariam 74% de analfabetos funcionais (graças ao sistema educacional que por lei não reprova ninguém) e levando em conta que dos ainda capazes de entenderem frases ou reconhecerem o significado de palavras ; 26% teríamos uns 20 % no mínimo, quase nada nos resta uns 6% de esperança, que entendam, ou tenham a devida capacidade de concentração e interesse para tentarem compreender sequer o que está escrito neste blog!
Dá para “sacar” o porquê da insistência sobre a necessidade de uma mudança de sistema e regime?
Sem trazermos esta massa de sócio-culturamente excluídos, nem digo economicamente, para um processo onde possam desenvolver suas capacidades, e potenciais decisórios, começando pela solução dos problemas locais e básicos, até os mais complexos a nível estadual e federal , transferindo responsabilidades para despertarmos a iniciativa individual e coletiva, estaremos alimentando a exclusão progressiva, o assistencialismo populista demagógico como vemos neste governo, pois o capitalismo se dirige a este destino, cada vez mais independente de grandes concentrações de operários e maior automação, onde a maioria ficará à margem do sistema!
Todas as campanhas aparentemente de “conquistas” sociais, visam afrouxar a moral, os costumes e o que mais se apresente contra o que julgam aberrações deste mesmo capitalismo, para promoverem, não bastasse a informal, uma economia alternativa , a do entretenimento, turismo e hedonismo, a chamada “Quarta Onda”, de alguns “futurólogos que se estatelam nas previsões mas continuam na moda , capaz de sustentar e suportar o decréscimo de oferta de empregos nas industrias tradicionais, ou seja , uma pressão de cima para baixo pela massificação de valores desejáveis e contrastantes com os da maioria , relegada a segundo plano, apesar das constantes pesquisas indicarem que o povo brasileiro não está engolindo estes pretensos “avanços” apregoados pela mídia comprometida e corrupta, pois tenta enfiar goela abaixo os seus valores e aberrações como naturais, sem darem a menor importância aos seus telespectadores e platéia majoritária que insiste em se mostrar indigerivelmente conservadora e renitente (para “espanto” dos “vanguardistas”), refratária ao que alguns núcleos de artistas e intelectuais “moderninhos” tentam impingir como evolução social normal . Desde que a pesquisa seja anônima ou secreta (por chamadas telefônicas) Se perguntam sobre aborto, o povo se mostra contra ! Se falam de homossexualismo o povo se mostra contra! Se defendem os direitos humanos para criminosos contumazes , o povo responde que bandido bom é bandido morto!
Afinal o que é isto?
O que temos?Não é uma democracia?
Jornalistas, intelectuais e artistas não se dizem “democratas”?
Não aceitam a vontade popular? Acham que o “povão” é burro e deve ser “tutelado” por eles?
Pensam que são tão superiores assim que possam impor suas “verdades” ?
Queixam-se da “ditadura” e o que fazem agora?
Uma “ditadura de minoria”, tentando meter na cabeça do povo coisas que ele não quer assimilar como valores ?Então por que insistem em se sentir à parte como uma elite capaz de ensinar à maioria como pensar e julgar?
Entendem a razão deste “analfabetismo funcional” da maioria ser muito útil e conveniente para alguns que se julgam “missionários da vanguarda cultural”?
“Sacaram” a quem serve esta alienação, além da elite econômica?
Compreendem os estratagemas e táticas que os intelectuais, jornalistas, artistas, etc, usam para conviverem com o poder oligárquico e usufruirem de suas benesses e poder?
Lamentavelmente, nem eu nem nosso movimento teremos amplo apoio da mídia exatamente por sermos COERENTES e mantermos nossa opinião intacta e incólume, mesmo sabendo que estamos cometendo um suicídio, em termos de “marketing” e divulgação, mas antes de tudo, continuaremos firmes e seguros que os tempos tramam para destronarem os poderosos de agora e prepararem o terreno para a insurgência popular, sem violência nem traumas, algo natural e irresistível, pois será o momento certo de um novo sistema , de um novo regime e talvez este país de analfabetos funcionais, de tantas ingerências internacionais,espoliações coloniais e imperialistas, em breve possa surpreender a todos, se tornando um exemplo único de transformação pela dor, pelo sacrifício de gerações espoliadas e submetidas , mas que nunca perderam a fé numa grande mudança capaz de purgar tanto sofrimento e injustiças! O Brasil não é Severino, nem FHC ou Serra nem Lula, o Brasil tem mil e uma caras, raças, etnias, culturas e sangue a ser misturado para formarmos uma civilização mestiça capaz de dar um BASTA e criar um modelo novo de sociedade.
Somos broncos? Alienados? Tudo bem...
Mas ainda temos esperança !
Por pior que seja a pobreza, por pior e intragável que seja a desigualdade social, somos precários em cultura, somos primitivos em reações, mas somos um povo de fé e coragem, um povo capaz de ajudar o próximo nos momentos mais inesperados como poucos são!
É nisto que aposto minhas fichas, assino e reconheço firma!
Nós temos jeito sim gente !
É só acreditarmos !

Homero Moutinho Filho

(OAB 20.554-R/J)

hmf_sp@yahoo.com.br