terça-feira, maio 02, 2006

$$$ X IDEAL

O que aconteceu afinal na manifestação de 1º de de maio por nós programada para o Ibirapuera(marquise)?
Apesar da nossa comunidade no Orkut, Movimento Brasil Nova Era ter iniciado em 2004, esta campanha pelo voto nulo, abrimos, em meados de 2005, frentes específicas, criadas por vários de nossos membros, como a do Protesto Voto Nulo em 2006 que teve grande aceitação e crescimento em pouco tempo, moderada pelo Roberto Magalhães, coordenador de mobilização.
Sugeri uma manifestação e a data (1º de maio) para aproveitar a repercussão de eu ter sido entrevistado pela Revista ISTO É, em matéria sobre o voto nulo, onde fui citado como coordenador da campanha do voto nulo no Orkut.
Imediatamente a outra comunidade partiu para a mobilização, pois já contavam com muitos voluntários e simpatizantes do voto nulo.
A escolha do local (Ibirapuera) surgiu de um membro da Protesto Voto Nulo, num tópico.
Pensamos que seria uma boa chance de esclarecermos aos frequentadores do parque, muitos dos quais , não usuários do Orkut, sobre esta campanha .
Muitos adeririam e logo algumas centenas poderíam virar milhares , saindo em passeata .
Na ante-véspera recebi a notícia dos que já estavam em Sampa , de que os ofícios não foram aceitos em virtude de prazo modificado por lei recente de março deste ano.
Imaginei uma outra saída que não precisasse de licença nem material de divulgação, pois não poderíamos usar megafones, nem faixas.
Seria uma "manifestação silenciosa", usando nossos corpos, que foi imediatamente aprovada entre nós.
Os jornalistas da Folha de São Paulo e TV RECORD que estavam em contato comigo, desde as entrevistas que concedi a eles, confirmaram presença .
Tudo estava pronto, mesmo sem podermos utilizar material de propaganda e som, mas não contávamos com um detalhe .
A dificuldade foi enorme, de identificação entre os militantes, nestas circunstâncias, num Ibirapuera repleto, com vários grupos se manifestando, até evangélicos e rodas musicais, patinadores, skatistas, etc,
Um horror tentar encontrar alguém sem podermos contar com faixas e megafones, pois a grande maioria dos membros do Orkut usa “avatares” ou fotos não recentes.
Viajei 1200 kms (ida e volta) sem dormir , para chegar de manhã cedo e me encontrar com o Roberto.
Chegamos ao Ibirapuera por volta do meio-dia, e nem com os cels. conseguíamos encontrar outros coordenadores e colaboradores, como o Lourenço e Rafael, que alí estavam desde as 10:00 da manhã.
Somente às 14:00 o Rafael nos encontrou .
Foi a nossa salvação, pois o Rafael havia trazido tintas e um "logo" para camisetas, recortado em cartolina .
Improvisamos na hora algumas camisetas e papéis que colocamos nas árvores com palitos de pirulito.
Logo, alguns nos viram, inclusive a moderadora Bibi de outra comunidade aliada, do Orkut, que participou do grupo.
Quando os jornalistas e repórteres me telefonaram, pedi que aguardassem mais , pois estávamos tentando encontrar nosso pessoal espalhado pelas marquises.
A Folha de São Pulo esperou, mas a TV RECORD já havia despachado uma equipe, que, ali chegando, disse não poder trazer o helicóptero para fazer uma “take” aéreo , vendo que não havia quase ninguém .
Somente uma grande concentração em massa justificaria acionar tal aparato.
Compreendi e os dispensei para fazerem outra reportagem nos milionários shows como o da CUT (pagos com o nosso dinheiro e desviados pelo governo federal para os sindicatos) .
Mudaram de idéia e resolveram me entrevistar por alguns minutos .
Expliquei diante da câmera nossos objetivos , apesar de ter notado uma certa pressão, quando vincularam voto nulo a algo "anti-democrático" .
Esclareci devidamente as diferenças além de ressaltar que defendiamos a instauração de uma Democracia Direta, com maior participação dos jovens, etc.
Antes que eles saíssem, nosso pessoal apareceu, trazendo mais pessoas uns 20 no máximo.
Pediram que juntássemos o grupo para nos filmarem, após o que, foram embora.
Sentamos em círculo no gramado, realizando uma reunião, com o cadastramento dos ali presentes e trocamos idéias sobre formas de divulgação da campanha, avaliando os acontecimentos e possibilidades.
Telefonei para a jornalista da Folha de São Paulo pedindo que deixasse as fotos, para outra oportunidade melhor, em virtude do pouco número de pessoas.
Até o anoitecer ainda chegaram outros, que, com o Ibirapuera mais vazio, puderam nos reconhecer.
Estimamos que mais de uma centena de membros, tenha ficado perdida e desistiu de esperar.
O jornalistas cumpriram o que me prometeram, mas, a reportagem do telejornal da TV RECORD , não foi ao ar.
Preferiram cobrir as manifestações internacionais e os fantásticos “showmícios” da CUT, patrocinados pelo metalúrgico-presidente, às nossas custas, enquanto nós, sequer recursos temos para nos locomovermos.
Apesar disto, os principais e antigos colaboradores do MBNE (Movimento Brasil Nova Era); Roberto,Lourenço,Rafael, Caio, etc, que também fazem parte da comunidade (Protesto Voto Nulo em 2006) onde o Roberto é o moderador, por nós criada para as mobilizações, compareceram, demonstrando nossa união e fidelidade aos ideais.
Com grande sacrifício, iniciamos a formação da primeira "colmeia" (célula) nacional,dividida em 4 regiões de São Paulo.
Isto facilitará muito, pela divisão de responsabilidades regionais.
Na mesma noite, viajei mais 600kms de volta.
Talvez estes exemplos de vontade e determinação de alguns, sirvam para que as nossas dezenas de milhares de simpatizantes e ativistas, reajam e colaborem mais .
Nossas manifestações serão sempre inteligentes, sem agressividade, fraternas e pacíficas !
Homero Moutinho Filho
(Movimento Brasil Nova Era)