terça-feira, abril 11, 2006

"Vaca nos trilhos"

Realmente, para estes institutos de pesquisas, está sendo difícil refletir uma clara tendência do eleitorado. Está me parecendo um jogo de interesses tentando desestabilizar candidatos.
O IBOPE acusou grande crescimento de Alckmin. O DATA FOLHA pequena queda de ambos (Lula e Alckmin) e crescimento de Garotinho. O SENSUS hoje divulgou que diminuiu a diferença entre Lula e Alckmin, com resultados semelhantes aos do IBOPE.
Isto ainda vai mudar muito, dentro deste quadro de crises e denúncias que se arrastará até o início de 2007 em virtude das investigações e processos, ultrapassando as eleições, principalmente na hipótese de um eventual pedido de “impeachment”, que poderia inviabilizar a candidatura de Lula.
Não descarto esta possibilidade.
Sempre alertei que estas eleições serão muito tumultuadas e cheias de surpresas.
Não tenho a menor dúvida que não transcorrerão bem.
Creio que uma enorme crise institucional ocorrerá .
A insatisfação generalizada em relação aos políticos e partidos, crescente indignação da classe média, movimentos como o nosso (MBNE) que desde 2004 prega o voto nulo como protesto e intensa participação dos internautas, deverão surpreender muita gente.
Detentores de grandes interesses ficariam desnorteados em meio aos acontecimentos futuros.
Votos nulos e talvez uma “zebra”, poderão sepultar as pretensões de favoritos.
A resistência de Lula nas pesquisas, apesar de todos os graves fatos e escândalos, poderá forçar a oposição a recorrer ao impedimento. Só não o fez até agora, por pressão de banqueiros e empresários, patrocinadores de suas campanhas, para não abalarem a Economia.
Outro fator que alegam é o da ausência de clamor popular e provável reação violenta dos sindicatos e segmentos ativistas em apoio ao “companheiro” presidente.
Ameaças neste sentido já foram feitas em discursos de sindicalistas.
Com certeza haveria uma forte resistência programada e orquestrada pelo governo petista visando abortar qualquer tentativa de afastamento do seu único trunfo político capaz de dar sobrevida ao combalido PT.
Por outro lado, esta maré favorável da Economia mundial poderá ser afetada nos próximos meses por abalos estruturais e políticos no cenário internacional.
Prevejo uma retração próxima, por volta de junho/julho que atingirá, por tabela, nossa Economia .
O Oriente Médio pode explodir causando enorme estrago nos países ocidentais.
A situação econômica dos E.U.A é periclitante e altamente perigosa, podendo desencadear novas ofensivas militares de conseqüências gravíssimas.
Tudo isto somado promete um segundo semestre muito conturbado.
Não se iludam os que acreditam numa viagem tranqüila rumo a 2007.
Tem vaca nos trilhos...