quinta-feira, julho 07, 2005

O "Xeque-Mate" na "Ilha da Fantasia"

O que há com vocês? Não conseguem acordar do pesadelo?
Não conseguem enxergar que isto que temos é tragicômico?Olhem bem nossos”representantes” de terninhos engomados e gravatinhas enforcando suas opiniões!Em qual milênio estamos?
Isto é coisa de década de 40 e 50 , estão loucos?
Não sacaram ainda que o tempo passou, tivemos muitos movimentos, guerras, revoluções, Hippies, Woodstock, e o que mais da conta ?
E os “carinhas” lá continuam com seus terninhos e engravatados dizendo “VOSSA EXCELÊNCIA” para chamarem “cordialmente a mãe do outro de “P...”?
Não entenderam que os anos passaram, o século mudou?Eles não querem largar o “ossinho velho” que já conhecem, porque temem o novo, a novidade, a mudança?
Não conseguem imaginar pessoas numa mesa redonda em mangas de camisa , deliberando e planejando sem “presidentes de câmaras" lá no alto enquanto deputados esbravejam no plenário, melhor dizendo no palco?Não?
Acaso não imaginam liderança por sorteio para dirigir a sessão?Acaso não conseguem imaginar conselhos de cidadãos decidindo, propondo e legislando ?Por que não?
Os nossos “deputados” não são cidadãos comuns?O que são? Deuses?
Vamos continuar nesta mixórdia onde estados são mantidos a custa do trabalho de outros que proporcionalmente são menos representados num Congresso onde um certo senhor Sarney ainda continua dando as cartas?
O que querem?
Continuar sendo guiados por “anões” da “ilha da fantasia” e seu “mestre”, ou detonar logo uma revolução de mentalidade, mudando a cara desse país?

Toda essa especulação sobre um provável enfraquecimento gradual de Lula, conforme uma Direita (???) desejaria pode se transformar numa catástrofe.
Não devemos colocar no mesmo saco os interesses da ala Centro-liberal e da Direita, pois não se coadunam .Severino, Sarney , Calheiros e muitos outros, não são da “Direita”, nem de nada, são apenas políticos oportunistas cuja única “ideologia” é o poder.
Bolssonaro sim, pode ser definido como da Direita que é inexpressiva no Congresso e não conta com qualquer apoio dos grandes capitalistas e oligarquias, muito menos da mídia que é toda de Esquerda em seus quadros, embora sujeita aos interesses patronais.
Para a verdadeira Direita, o ideal seria que a podridão toda venha à tona atingindo diretamente Lula, o que provocará imediatas reações de união por parte das “Esquerdas” (mesmo sendo muitas correntes inconciliáveis) desembocando fatalmente em muita agitação,desordem e violência, porque jamais se conformarão em perder décadas de trabalho doutrinário e infiltração cultural estratégica.
O plano “Gramsciano” falhou, pois, infantil e ingenuamente, pensaram que apenas comunistas o lessem.Aos poucos a trama foi se revelando; pela tentativa de censura às artes e obras intelectuais, uma esdrúxula cartilha do “politicamente correto” e o desarmamento. As receitas de Gramsci e Lênin . Alguns segmentos intelectuais “soltaram os cachorros”, como João Ubaldo Ribeiro em seus artigos e muitos jornalistas, outros não, a maioria, ainda receosa do “pior”, ou seja, desestabilizar um governo de “esquerda”, sabedores que o povo, quase 60%,segundo todas as pesquisas, é favorável e apoiaria um regime autoritário pois as forças armadas contam com 64% de confiabilidade enquanto que, os políticos estão em último lugar com míseros 14%.
Se considerarmos o massacre que a mídia promoveu e o linchamento moral que ainda promove contra os militares, constatamos que algo deu errado.
O conceito favorável desfrutado pelas forças armadas saiu ileso do bombardeio e deverá aumentar muito em função da sujeira política, exposta suas entranhas .
Neste caso “Vox Populi Vox Dei” é a última coisa que os intelectuais socialistas gostariam de lembrar, pois isso lhes causa “arrepios elitistas”.
Não importa o que o povo pensa, importa o que eles querem que o povo pense.
O “Centro” nunca precisou de ideologias, pois têm o amparo do grande capital que se alimenta do Estado e a “Direita” não escreve livros no cárcere, joga os autores no cárcere “ajudando-os” em sua “celebridade póstuma”, da mesma forma que as ditaduras comunistas fazem (vide Cuba, Rússia, Coréia do Norte e China).
Para os que nunca leram SUN TZU aconselharia uma olhadinha e logo perceberão o que está ocorrendo na realidade brasileira avaliando as probabilidades e oportunidades nesse jogo de forças desencadeado.
O PT seguiu certinho a cartilha, primeiro se infiltrando nos meios acadêmicos, dominando a mídia, sindicatos e até facções da Igreja.
Conquistou paulatinamente muitas prefeituras aumentando a “captação” de recursos, “aparelhando” como numa imensa teia a rede administrativa pública, sem encontrar oponentes, enquanto sua “estrela” imaculada brilhava, só ofuscada pelo mito maior de um retirante, pobrezinho, “adotado” e “moldado” pelas elites intelectuais para ser um símbolo da “justiça social” pseudo- pretendida.

Muitos ainda têm cautelosos “pudores”, ressalvando o passado “histórico” e trajetória deste sindicalista.
Que trajetória? Perdeu mais eleições do que o Maluf, viveu de graça, patrocinado por empresários e partido, quando não precisava disso, não estudou, seu trabalho se resumiu ao PT e obsessão pelo poder.
O fato de ter sido preso não torna ninguém herói, muito menos algo divino incapaz de ser contestado.
Vicentinho, sem deixar de ser líder aproveitou melhor o seu tempo, estudou, se formou e hoje está no Congresso.
Foi a elite intelectual que “ungiu” Lula, como um “aríete” capaz de fazer a “Esquerda” chegar ao poder pelas regras da Democracia Representativa, acreditando ter condições de controlar grande parte da ala mais ortodoxa e pragmática (José Dirceu, Palocci, Genoíno, etc,) uma vez consolidado algo que se assemelhasse a uma “Democracia Socialista”, só existente na cabeça da mesma romântica “elite pensante”.
Comunismo não se instaura via Democracia, se impõe pelas armas, pela revolução, coisa impossível no caso do Brasil, não só por seu tamanho e peculiaridades, como também pelo temperamento do povo.Comunismo de Estado, sem ditadura não existe nem pode existir jamais!
O verdadeiro Comunismo é a Democracia Direta , a TOTAL, sem partidos, Autogestão, que só pode ser implantada num estágio de ilegitimidade, desmoronamento e derrocada do sistema, como atualmente estamos vivenciando.
Mesmo assim, terá de se defendida pelas armas, das ameaças internas e intervenções do exterior.

Agora, mais do que nunca, Lula estará só, sua verdadeira face será mais evidente, pois as “paredes têm ouvidos”, não pode se comunicar como desejaria com a camarilha em fase de desmonte e já conta com a revolta reprimida daqueles ex-companheiros atirados aos leões, para não comprometer seu novo personagem de “marido traído”, o último a saber, o “justiceiro”.
Logo alguém não resistirá e sob pressão crescente entregará o ouro em troca de abrandamento de culpa ou maiores facilidades.
Lula será alcançado sim, não por desejo da maioria dos parlamentares, por fato novo, ligando sua pessoa ao esquema ilícito. Outubro será o seu “deadline”.

Enquanto isso, busca ganhar fôlego para ensaiar o seu monólogo; “ser ou não ser Lula, eis a questão”.
Se optar por não ser, seguirá estoicamente “o caminho de Collor” em sua peregrinação até o “impeachment”, tentando se amparar em reformas ministeriais que agradem a gregos e troianos, refém de elementos como Sarney & Cia, se resolver deixar cair a máscara de “paz e amor” voltando ao Lula torneiro mecânico vociferador de palanques, inspirado por Dirceu e Genoíno, repetirá o erro de João Goulart e Leonel Brizola.

A Esquerda sabe chegar, mas não sabe governar numa Democracia sob regime capitalista. Sua doutrina é a da Centralização do Poder, Capitalismo de Estado e total controle de um “inflado” aparelho estatal, sem o que, não pode adotar medidas de alcance que a justifiquem.Lula e o PT farão um arriscado jogo duplo.
Enquanto o presidente fecha acordos de sustentação o PT em conluio com os depoentes envolvidos, arrancará vínculos e ligações com outros partidos, para enfraquecer e descaracterizar a exclusiva autoria do esquema de corrupção, dando mais força a Lula ao negociar os cargos e ministérios.
O PMDB será o alvo principal.
Os governadores devem ter percebido esta estratégia de sobrevivência, pois logo reagiram, como “raposas-velhas” que são bem ao estilo Tancredo Neves e do antigo PSD.
Lula é bom para negociar com “patrões” coagidos por greves, não com seus “intermediários” majoritários no Congresso, que não pretendem ser náufragos brigando por um bote de um “Titanic” a pique.
Não restará outra saída para o ex-líder sindical, senão apelar para o populismo, exarando MPs demagógicas e defendendo-as na TV , para que os parlamentares acuados se sintam constrangidos a aprová-las sob as vistas da grande mídia.
Será sua tábua de salvação, jogar o povo contra um Congresso enfraquecido e desacreditado, alegando obstáculos às mudanças sociais pretendidas.

Mesmo assim, não vejo muitas chances. Talvez nem cheguemos às próximas eleições .Penso que este governo não passe de abril de 2006.Apostaria minhas fichas num “Xeque-Mate” !

Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br