quinta-feira, junho 22, 2006

Bizarrice ou idiotice ?

Não desejo perder tempo comentando atuações da seleção brasileira , mas me detenho observando as reações das diversas torcidas de todos os países como uma amostra do comportamento coletivo geral.
Notei um certo “mimetismo”, ou seja, imitação das atitudes de determinadas torcidas por parte das demais ao adotarem o caráter “carnavalesco” e até meio “bizarro-punk” em suas vestimentas e “personagens”.
Isto denota o quanto o contágio “expressionista” pode alavançar as massas, não importando seu grau cultural ou supremacia em termos de civilização.
Havia de tudo em todos os estádios , sempre criativos e chocantes, fora as “beldades”, que perceberam logo, serem as cadeiras uma oportunidade de serem notadas e “eternizadas” como "musas" pela mídia mundial.
Não me espantaria que alguma aparecesse nua até as finais, pois a audácia humana e necessidade de aparecer são inimagináveis.
Quem quer que tenha acompanhado outras copas onde os torcedores compareciam vestidos normalmente , no máximo portando uma bandeira ou camisa do time deve ter estranhado tamanha mudança de comportamento deles.
Isto se explica pela necessidade de expressão que as massas exigem agora num mundo globalizado onde ninguém está restrito por fronteiras e todos podem ou, pelo menos pensam que podem, extravasar sua carência de atenção .
Se o sistema lhes tolhe esta necessidade básica , recorrem aos meios mais à mão, para fazerem valer esta liberdade de expressão, já que não podem mudá-lo pelos meios convencionais e ao seu alcance.
Mais uma vez o “Big Brother” controla as massas permitindo estas “descargas de energia contida” , mantendo o poder .
Um ser humano necessita da satisfação de 3 necessidades instintivas e básicas.
A procriação, o alimento e a expressão individual.
As duas primeiras sempre foram pelo menos satisfatoriamente atendidas nos países mais desenvolvidos, porém não a última , que vemos crescer progressivamente , como dizia Andy Warrol na década de 60 ;"que cada um teria seus “15 minutos de fama”.
Há de tudo, aberrações e retardamentos mentais notórios, chega a ser cômica uma tomada geral destas torcidas.
Nossa “tupiniquês” ficou até inibida ante tantas manifestações mais “criativas” de nossos “colonizadores” e “gringos hegemônicos”.
Pelo menos nossa “bizarrice” é natural , sem precisar de maiores recursos artificiais.
Somos o que somos, sem precisarmos de nenhum “empurrãozinho” nem estímulos para sermos uma nação “exótica”.
“Exotismo” é bom para “ilhas oceânicas e Caribe”, não para um país continental, que deve assumir seu papel perante o mundo como constituído de cidadãos válidos e conscientes.
“Tropicalismos” à parte, nos resta o eterno papel de “depositantes do banco das chuteiras” para nos sentirmos superiores aos demais em alguma coisa que não a sabedoria, a cultura e o desempenho como povo .
Seria de bom tamanho, se tivessemos uma imensa decepção e planos eleitorais, baseados em conquistas de “hexa”, desmoronassem ante uma catástrofe, que seria a derrota e desclassificação do Brasil nesta copa do mundo.
Péssimo emocionalmente, porém ótimo em termos de cidadania e despertar de consciências !