quinta-feira, janeiro 12, 2006

Atenção !

Estivemos 48 horas fora do ar por problemas técnicos. Voltaremos logo com novas postagens !
Os que ainda não conhecem o Movimento Brasil Nova Era, por favor procurem no índice os primeiros artigos e textos postados, neste blog, a partir de março de 2005, onde se encontram nossos manifestos e explicações detalhadas.
Bem-vindos!
Homero Moutinho Filho

Os índios e as armas

De Mauro Santayama, ainda sobre o debate abaixo e pertinente ao episódio da invasão da FUNASA, de onde nosso representante em E.S. Ítalo Leonardo enviou a notícia enquanto refém, enviado por nosso amigo e membro do MBNE, Cel. Saint-Clair Paes Leme do R.J. que já conhecem bem,pela referência especial que fizemos em texto anterior.

Os índios e as armas
Mauro Santayana (08Jan06)


Duas notícias ocuparam os jornais de domingo: a morte, ainda misteriosa, do general Bacellar, em Porto Príncipe, e o treinamento militar de índios da Amazônia. O fim do general, qualquer que tenha sido a causa, mostra os riscos que correm os soldados, em todos os momentos. Se o oficial estava de tal forma tenso, diante de sua responsabilidade e dos problemas que enfrentava no comando da força de paz, ou em sua vida pessoal, e tenha sucumbido à tentação do suicídio, ele não terá sido o primeiro. A farda não blinda a alma, nem a formação militar retira do homem a essencial fragilidade. Como morreu em missão, o general merece todo o respeito de seus companheiros e da nação. Se o Brasil errou ao enviar o contingente a Porto Príncipe, é outro problema, que não cabe discutir agora.
O que nos parece incorreto é criticar as Forças Armadas por treinar os índios amazônicos para a defesa de nosso território. Da forma em que as coisas se encontram no mundo, esse adestramento teria que ser universalizado no Brasil. Todos os cidadãos válidos deveriam conhecer o manejo das armas e as táticas da guerra de resistência.
As boas almas defendem a preservação dos índios em seu meio como defendem os animais da selva em seu ecossistema. Mas os indígenas, ao contrário do que pregavam alguns teólogos do século 16, pertencem à espécie humana; não são bichos de estimação. Alega-se que é necessário preservar-lhes a cultura, mas essa preservação depende da vontade que eles tenham de conservá-la, e não da nossa conveniência estética ou de remorso histórico. E louve-se a forma com que as Forças Armadas republicanas se relacionam com os nossos autóctones. Desde a frase histórica de Rondon - morrer, se preciso for, matar nunca - ninguém tem cuidado melhor dos índios do que os soldados. São eles os que os assistem, nos casos de enfermidade e de perigo. As lanchas militares que percorrem os rios e os igarapés, e os aviões da FAB que cortam os céus turbulentos, os recolhem e os conduzem aos hospitais. Não há casos de seqüestro de militares por índios armados, o que é freqüente no caso de funcionários da Funai. Se as Forças Armadas não se encontrassem tão desprovidas de recursos, seria o caso de encarregá-las da proteção oficial aos brasileiros das selvas. Da proteção oficial, porque da proteção efetiva pelas três armas eles podem contar.
O que não se pode aceitar é a rápida inclusão dos índios na vida moderna, sem preparação cuidadosa. A sua civilização pode ser superior, no que se refere às relações internas das comunidades tribais, mas é impossível mantê-los isolados, com a desculpa de que é preciso conservar sua cultura. Eles a preservarão se quiserem preservá-la. Podemos dar-lhes os instrumentos para isso, e o primeiro deles é a educação. Mas não os podemos condenar a viver à margem do mundo. Prepará-los para a defesa do território não é perturbar-lhes a vida, nem instigá-los à agressividade. Eles conhecem imemorialmente as armas, como o arco e a flecha, os dardos venenosos, a borduna e as plantas que paralisam e matam, e sempre foram inclementes nas guerras. Trata-se de apenas dotá-los de armas mais práticas, para a defesa do solo pátrio - eventualidade que, a cada dia, se torna mais provável. Temos que contar com a sua ajuda, como senhores da selva, para resistir a quem se sinta estimulado a tomá-la pela força das armas. Já estamos sendo saqueados pelos que a invadem com a Bíblia e a moto-serra, que despem as matas, e roubam exemplares animais e vegetais de nossa fascinante biodiversidade.
Respeitar o índio não é mantê-lo, para o prazer científico dos antropólogos, na idade da pedra, nem contaminar a sua cultura, ocupando-lhes as terras e levando-lhes o álcool e a fome, como ocorreu sempre, e ocorre hoje aos caiovás do Mato Grosso.
Fariam melhor as piedosas almas, que protestam contra seu adestramento militar, se procurassem reintegrar à sociedade as novas tribos dos excluídos, que se refugiam e se armam com bazucas e mísseis, na periferia selvagem das grandes metrópoles.

Ítalo Leonardo

Mais esclarecimentos enviados pelo e-mail por nosso amigo representante em E.S. e membro do MBNE Ítalo Leonardo,( foto) que virou refém na invasão de mais de uma centena de indígenas armados na FUNASA, episódio este que acabou rendendo um bom debate.
Segue o texto enviado.


"Caro Homero e Idjarrina, recuo no que disse anteriormente, quando disse: -“Alguns nem são mais Índios”... – O que ocorre é que penso sim que pode haver uma política de proteção para os que sofreram pouca ou quase nenhuma influência de outras culturas, pelo fato de viverem isolados em suas áreas. Mas creio ser um erro grotesco tratar os cidadãos Indígenas que já vivem nos moldes da cultura do Homem Branco, da mesma forma que se trata aqueles que ainda não tiveram essa “interferência” cultural.

Não sou contrário ao direito dado aos cidadãos Indígenas, apenas penso que existem casos e casos e sendo assim, estes devem ser melhor analisados.

Transcrevo aqui a Carta de Reivindicação.

A Comissão de Caciques e o Conselho Local de Saúde Indígena do Estado do Espírito Santo, vêm por meio desta relatar a omissão desregrada e sem precedentes da Equipe de Saúde Indígena – ESAI/ES da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, dada a constância do descaso por parte da mesma em detrimento da saúde indígena. Para tanto, torna-se relevante o relato das principais ocorrências:

1 – DESCASO E AUTORITARISMO – Até hoje, a chefe da ESAI/ES (Equipe de Saúde Indígena), a Srª. Rejane Messias Domiciano, não se apresentou à Comissão de Caciques de Aracruz/ES, bem como ao Conselho local de Saúde Indígena de Aracruz/ES para apresentar as propostas concernentes à melhoria da saúde indígena. Ademais, suas decisões estão sendo tomadas de maneira autoritária, sem qualquer conhecimento ou consentimento da Comissão de Caciques e do Conselho de Saúde local. Podemos citar como exemplo, remédios manipulados, consultas e exames não fornecidos pelo serviço municipal de saúde de aracruz/ES, os quais saíam da Unidades de Saúde Indígena para a Secretaria Municipal de Saúde, para só então, chegar à ESAI/FUNASA de Vitória-ES. Nesse passo, é evidente que citados pedidos demorarão muito mais tempo do que anteriormente, de modo a prejudicar a saúde da população indígena carente de tais serviços.

2 – PLANTÃO NA FUNASA – A existência de um plantonista da ESAI/ES durante os finais de semana em casos de urgência, assim como ocorre no Distrito Sanitário Especial Indígena, DSEI/MG. Afinal, é inadmissível pensar que o índio somente adoece nos dias úteis e nos horários em que os funcionários da ESAI/ES estão trabalhando.

3 – MEDICAMENTOS CONSULTAS E EXAMES – Agilidade no processo de atendimento desses serviços não disponíveis na Rede de Saúde Municipal de Aracruz/ES, ao passo que, tem-se observado que exames e consultas demoram meses para serem providenciados, ora porque a funcionária encarregada de tais compromissos esta de licença médica, outrora de férias, e quem acaba por sentir o prejuízo de tais demoras são os pacientes que necessitam de tais serviços. Outra questão de suma importância é a manipulação de remédio, cuja liberação é constantemente negada pela ESAI/ES, de forma a atrasar e acarretar uma piora na saúde do paciente indígena. Ademais, no que diz respeito às consultas, não é verídico o que a FUNASA/ESAI/ES divulga em sua revista, e como exemplo podemos citar a reportagem “Eficiência em atendimento aos povos indígenas”. Outro descaso mais recente por parte da ESAI/ES foi a suspensão da compra de medicamentos, que por falta de planejamento e negligência dos profissionais desse órgão, nosso povo tem que sofrer. Lembrando que desta forma o ESAI/ES feri os preceitos legais da PORTAIRA Nº 70 – Art. 4º parágrafo – II.

4 – TRANSPORTE – A demora nos consertos dos automóveis e na reposição dos mesmos. Recentemente a aldeia de Caieiras Velhas ficou mais de duas semanas sem qualquer carro de suporte à disposição da Unidade de Saúde. E ainda, as aldeias indígenas do município de Aracruz/ES encontram-se desprovidas de ambulância há quase dois meses.

5 – CONSELHO LOCAL DE SAÚDE INDÍGENA – Que o Conselho participe de toda e qualquer decisão que o ESAI/ES tome a respeito da saúde indígena, assim como é assegurado a este Conselho. Além disso, que tenha acesso a todos os documentos provenientes de recursos destinados ao ESAI/ES para emprega-los na saúde indígena, de modo que, se por ventura, acharmos alguma irregularidade, possamos realizar uma auditoria independente como forma de garantir o bom uso dos recursos. Pois, infelizmente, a equipe técnica de Saúde Indígena do Espírito Santo nunca respeitou nosso direito nesse aspecto.

6 – AFASTAMENTO – Diante todo o exposto, solicitamos o afastamento imediato de toda a equipe técnica da ESAI/FUNASA do Espírito Santo, que atualmente é composta pelos seguintes membros:

ANTÔNIO SOTERO SOBRINHO
FÁBIO SANTOS DAFLON GOMES
GRACIONE DE SÁ MENDES
MERCEDES FALCHETTO ANTONIAZZI
PATRÍCIA RANGEL VILLELA PIMENTEL
RICARDO RAMOS PIMENTEL

7 – A FUTURA EQUIPE TÉCNICA DA ESAI/ES – Que suporte dos pacientes encaminhados para Vitória/ES, com o respectivo acompanhamento do quadro, e se por ventura, necessitarem de remédios e exames que o hospital não disponibilize, a mesma arque com as despesas. Uma vez que, já foi constatado por várias vezes que citada equipe técnica do ESAI/ES, formada por médicos e uma enfermeira, se nega a acompanhar de perto o quadro clínico e necessidades dos pacientes indígenas. Desse modo, torna-se pertinente uma indagação: Qual é realmente a serventia desses profissionais para a saúde indígena?

8 – A NOVA CHEFIA – A Comissão de Caciques de Aracruz/ES e o Conselho local de Saúde Indígena/ES chegaram a um consenso no que tange à necessidade de desvinculação da FUNASA/ES, sendo que, a partir de agora as aldeias indígenas estão sob tutela direta do DSEI/MG, cujo órgão se comprometerá em instalar um Pólo Base Provisório dentro da aldeia de Caieiras Velha na antiga sede da Associação Indígena Tupiniquim e Guarani em caráter de urgência.

9 – MINISTERIO PUBLICO FEDERAL – Mais agilidade do Ministério Público Federal no que tange às nossas denúncias.


Posso garantir que a atenção dispensada com a saúde indígena é muito melhor que a dispensada a população em geral, é obvio que “nada é tão bom, que não possa ser melhorado”, mas...

No mais compartilho do que disse Homero no seu comentário logo abaixo.

Mas lutar é preciso além de ser nosso dever como patriotas, contudo devemos saber que sempre há formas e formas de se fazer às coisas e que acima de tudo devemos respeitar os nossos irmãos de Pátria.

Hasta Hotra!!!


Ítalo Leonardo Amaral Moreira
http://italoleonardo.blogspot.com/

Resposta ao Idjarrina Karajá

Amigo Idjarrina.

Tentando responder aos seus questionamentos, embora o Ítalo Leonardo também deva ter mais argumentos e relatos complementares, procurarei analisar cada colocação sua.


Temos os seguintes pontos definidos entre nós onde não há controvérsias :


1-Somos contrários ao isolamento dos indígenas e favoráveis a uma integração de culturas, para uma troca de conhecimentos e ação conjunta, como brasileiros, num só povo e nação.

2-Também concordamos que os indígenas tenham o direito de preservarem suas tradições e costumes.

3-Que têm o direito de defenderem as terras onde vivem de eventuais invasores.

4-Que a política governamental até hoje adotada não tem sido eficaz.

Penso que estes sejam os pontos principais em que concordamos totalmente,(pode ser que a partir desta análise discordemos,rsss) mas vamos analisá-los junto com outros ainda em discussão para um melhor esclarecimento de nossos amigos e membros do MBNE.

-O isolamento
Apesar de reconhecer o direito de isolar-se, de qualquer pessoa ou grupo, não acho que seja produtiva esta atitude, pois causa a estagnação por falta de contatos que estimulariam a aquisição de conhecimentos de utilidade para uma melhor qualidade de vida e evolução.

-Tradições e costumes
É lógico que devemos respeitar as diferenças e preservar a transmissão das tradições aos descendentes.
-Defesa das terras
Não por serem indígenas, mas sim, por serem brasileiros como qualquer um e possam usar seu direito de legítima defesa garantido pela Lei.
Entretanto há uma diferença entre um proprietário de terra e um habitante de uma reserva demarcada pela União.
O primeiro tem a propriedade individual e legalmente escriturada, o segundo apenas usufrui a posse coletiva, sem garantias que um dia o governo revogue, por interesses estratégicos, o que lhe foi concedido.
As reservas foram demarcadas por um critério de avaliação do quanto seria necessário para a subsistência das aldeias, conforme seus métodos e necessidade de aproveitamento dos recursos naturais.
Não foram os indígenas que no passado procederam conforme as normas, requerendo a posse por “Usocapião”, com detalhamento dos limites, dentro dos padrões legais normais.
Isto foi um longo processo desde o projeto do marechal Rondon, os irmãos Villas Boas e outras intervenções externas que resultaram no que hoje têm de “habitat” natural.

Foi com a ajuda de cidadãos brasileiros; “caraíbas”, que conseguiram, não porque fossem fortes o suficiente para defenderem suas terras com lanças e flechas.
A prova disto é que foram dominados e muitos exterminados pelos colonizadores portugueses que possuíam precárias armas de fogo.
Hoje, sem os militares não existiriam mais para contar a História nem teriam a quem contá-la.

A verdade é esta e deve ser aceita com humildade.

É fácil colocarem a culpa de tudo nos outros, difícil é admitirem que estão assim por terem estagnado em isolamento cultural.

O sangue guerreiro nada mais vale ante uma metralhadora. Talvez em tocaias contra poucos homens às vezes possa dar resultado, mas não em confronto direto e aberto.
Deverá ser aproveitado em ações coletivas objetivas, despertando nos demais a mesma vontade de lutarem por justiça.

O mundo mudou nestes 506 anos. Os brancos “caraíbas” conservaram as tradições, abandonaram as lanças, flechas e espadas, porém inventaram novas armas e máquinas, evoluíram tremendamente em tecnologias, não importa se para o bem ou mal, mas progrediram materialmente, enquanto que os indígenas ainda não e teriam continuado em guerra entre tribos e nações, do mesmo modo que os africanos, até que alguém os venceu e praticamente dizimou.
Somente os que se deixaram absorver pela cultura predominante conseguiram sair da estagnação, embora muitos tenham degenerado e nada obtido senão miséria e vícios.

Não se esqueça que os nossos colonizadores europeus, no passado também foram conquistados, invadidos, escravizados, passaram por terríveis guerras , pestes e miséria,mas aproveitaram o melhor que puderam, dos choques entre culturas e etnias, miscigenaram, absorveram conhecimentos e, por fim, colonizaram o mundo.

Portanto, quando concordamos que todos os brasileiros deveriam seguir o exemplo de revolta dos indígenas, só que dirigido contra os políticos canalhas que nos governam, temos também de ponderar que, as pessoas comuns, não-indígenas, têm receio de sofrerem danos físicos, porque para elas não há “refresco”, é repressão violenta mesmo e cadeia se fizerem o mesmo, enquanto que para os indígenas considerados , incapazes e inimputáveis, tudo é permitido sem repressão policial e as autoridades se prestam até a humilhações, agressões e ameaças contra a vida, buscando um acordo.
Quanto tempo acha que suportariam um combate com um batalhão policial decidido a atirar para valer?
Poucos minutos, não?
Mas as armas que você diz serem “inofensivas”, poderiam ferir e matar alguns policiais armados, quanto mais cidadãos desarmados que reagissem.

Não há nenhuma prova de coragem quando alguém sabe previamente que nada lhe acontecerá em revide.

Pessoas desarmadas e indefesas não podem ser coagidas nem mantidas como reféns.
É crime.

Se os indígenas querem partir para uma justificada revolta, então visem oponentes que possam se defender.
Não penso que seja uma atitude correta permitir este tipo de comportamento sem a devida conseqüência dos atos.
A Lei é para todos, não pode admitir diferenciações ou privilégios entre cidadãos brasileiros, nem conceder regalias a determinados grupos, não interessa sob que justificativas populistas demagógicas de proteção.
Quanto a isto concordo com os que aqui manifestaram seu desagrado e indignação, contra este tipo de discriminação entre os que nasceram no mesmo país, mas apenas alguns só têm direitos a mais e não deveres e obrigações também.
Ninguém é inferior ou superior a outro, que necessite de tratamento privilegiado.
O sistema de cotas é outra aberração populista eleitoreira, que acabou criando sentimentos racistas onde não havia, por parte dos que se julgaram prejudicados.
Medidas “assistencialistas” como esta, ao invés de estimularem a auto-estima só aumentam a sensação de inferioridade.
Os indígenas não precisam disto.
Têm sua sabedoria, artesanato, técnicas e conhecimentos dos mistérios das ervas e plantas medicinais, podem contribuir em muito, se assim desejarem, sem perderem suas tradições.
Podem estudar, trabalhar, pagar impostos como qualquer cidadão, sem necessitarem de tratamento diferenciado especial.
Uma vez que não existem mais indígenas puros após tantos séculos de miscigenação, voluntária ou forçada (como na época em que os escravocratas resolveram misturar africanos e indígenas), a maioria não vive mais em “ocas” e “tabas”, mas em casas comuns da arquitetura “caraíba” dos descendentes de europeus, tem energia elétrica, automóvel, refrigerador,computador e até Internet, o que impede que continuem a transmitir sua cultura em seu meio?

Etnia é uma coisa, raça é outra.
Etnia é um grupo humano que cultiva uma mesma tradição, cultura e idioma, não importa se miscigenados ou não.

Acaso os descendentes de alemães, italianos, portugueses, japoneses, etc, que aqui chegaram e trabalharam como verdadeiros escravos, não conservam suas tradições ?
Desfrutaram de algum tratamento especial para vencerem? Ou apenas muito trabalho, esforços e méritos próprios?

Sobre o fato dos indígenas se considerarem ou serem considerados os únicos “nativos” por aqui estarem antes dos invasores, devo esclarecer que este mito já foi contestado pelos arqueólogos e antropólogos que pesquisam sítios arqueológicos no Brasil, provando que havia uma outra etnia, desde a era paleolítica,há milhares de anos atrás, que foi conquistada, absorvida ou simplesmente dizimada pelos então “invasores indígenas”, vindos da América do Norte e Central .

Sinto-me na obrigação de citar estas coisas, para que o erro não se perpetue e equívocos sejam repetidos por ativistas, como chavões doutrinários, sem o devido esclarecimento de indígenas e não-indígenas .

Não será omitindo a verdade que construiremos algo de bom.

Presenciamos o “retalhamento” do Brasil, pela atividade de grupos de interesses; “Ongs”, partidos, minorias,etc, em segmentos antagônicos entre si, que só dificultam a busca de uma identidade nacional.
Cada qual olha para o seu umbigo e se apega a seus interesses sem admitir a opinião alheia.
São sempre as vítimas injustiçadas e oprimidas, os outros os errados e opressores.
A cantilena não muda, só aumenta.
Uma chatice!

Os indígenas devem procurar escapar deste embuste e não se deixarem manipular.
Se há infiltração de oportunistas, eles sabem muito bem quem são e devem expulsá-los para que não percam a legitimidade .

-A política governamental
Nem é necessário comentar, depois das críticas acima feitas.

Somente pela ação de diversos líderes descendentes de indígenas , desvinculados de grupos de interesses, será possível a integração que pretendemos.
Esta é minha opinião sincera, honesta, politicamente "incorreta" e sem receio de expressar o que penso.
Abração.
Homero Moutinho Filho

Jéssica Magalhães

Transcrevo o comentário de Jéssica Magalhães, membro do MBNE,representando o Tocantins, sobre meu texto "Calma aí!" referente ao episódio da invasão indígena na Funasa, postado ontem, mais abaixo.

"Estou estupefata. Nunca tinha aberto meus olhos e olhado nesta direção. É realmente inacreditável que a realidade brasileira seja essa, e que muitos, como eu, sejam ensinados desde pequenos acreditando em toda essa teoria absurda que insistem em nos aplicar. Realmente a diferença entre brasileiros "nativos" e os que "vieram depois" é enorme e inaceitável. Se estamos vivendo em uma bagunça, em um CAOS, que pelo menos seja aberto e exposto e não por baixo dos panos como sempre ocorre."

Idjarrina Karajá

Enviado pelo e-mail por Ijarrina Karajá, nosso representante do MBNE no Amazonas.

Olá Homero, olá Ítalo, olá a todos que irão ler o meu ponto de vista.
Vejo que o MBNE se encontra em uma boa discussão, creio que devem ter mais pessoas querendo opinar ou comentar!
Sabem eu não quero defender ninguém, ou acusar ninguém, mas vamos fazer como o Ítalo sugeriu, vamos pensar, vamos analisar de uma forma mais justa!!!
Sobre eles estarem indo desfilar em uma escola de samba, eu não sei se é ou não verdade! Mas eu repudio esse feito!!! Se fosse eu o chefe deles jamais iria permitir isso. Eu valorizo muito a cultura indígena, eu gosto das coisas que temos, mas não vai ser colocando isso no carnaval, que vai mostrar a todos o que temos, pois isso mostra apenas a parte em que algumas pessoas acharam bonitinho.
A identidade indígena, esse é um ponto no qual se gera muita polêmica. Enquanto para uns a população indígena tem que ficar isolada, sem contato nenhum com as demais civilizações, para não perder os costumes, para outros os índios não tem mais que existir, pois são pessoas que estão atrapalhando o desenvolvimento da nação, com as sua reservas e terras, mas também tem um grupo de pessoas que acham que todas as culturas estão em constante evolução, de que as culturas estão sempre adquirindo e transmitindo cultura para outros povos e sociedades. É assim que eu vejo, pois o que os meus antepassados foram, eu não sou e com toda a certeza os meus filhos também não vão ser.
Eu sei que tem muita gente voltando a ser índio, justamente por causa das "regalias" mencionadas pelo nosso companheiro Ítalo. Que anteriormente negaram ser índios para não serem exterminados. Agora vêem este momento como o mais oportuno para resgatar o perdido. E neste retorno é claro que não vão ser como antes, e que é bem possível que tenha alguns espertinhos querendo ser beneficiados, mas em toda e qualquer cultura ou nação ou povo, onde quer que você vá iria encontrar pessoas falsas e oportunistas, o meio indígena não esta isento disso e nunca estará!Agora acusar eles de não serem mais índios, eu acho que é uma leitura antropológica equivocada, vendo desta forma pode-se considerar como integrante do grupo que acha que índio deve se viver isolado. Olhando desta forma eu também não sou mais índio, pois na minha casa da aldeia é feita de tijolo, cimento, cerâmica, energia, água encanada televisão tudo igual a uma casa normal, agora pelo fato de eu querer algo melhor para mim eu não sou mais índio? Comigo tem outra coisa, o meu pai nasceu na aldeia, mas a minha mãe é natural do Paraná, faço novamente a pergunta, eu deixei de ser índio? Se achar que sim, creio que devemos encerrar por aqui, pois por maior que seja o meu argumento não será aceito!Você que tem uma flexibilidade maior sobre o assunto, vamos sim continuar a debater!Voltando ao tema em discussão, quais foram as principais reivindicações feitas pelas lideranças indígenas? Há quanto tempo elas vinham sendo feitas? Teve sim algum motivo de ter ocorrido à invasão, como eu não tenho contato direto com a população indígena do E. S. não conseguirei responder o motivo da ação.
Eu sei que tem muita gente voltando a ser índio, justamente por causa das "regalias" mencionadas pelo nosso companheiro Ítalo. Que anteriormente negaram ser índios para não serem exterminados. Agora vêem este momento como o mais oportuno para resgatar o perdido. E neste retorno é claro que não vão ser como antes, e que é bem possível que tenha alguns espertinhos querendo ser beneficiados, mas em toda e qualquer cultura ou nação ou povo, onde quer que você vá iria encontrar pessoas falsas e oportunistas, o meio indígena não esta isento disso e nunca estará!
Agora acusar eles de não serem mais índios, eu acho que é uma leitura antropológica equivocada, vendo desta forma pode-se considerar como integrante do grupo que acha que índio deve viver isolado. Olhando desta forma eu também não sou mais índio, pois na minha casa da aldeia é feita de tijolo, cimento, cerâmica, energia, água encanada televisão tudo igual a uma casa normal, agora pelo fato de eu querer algo melhor para mim eu não sou mais índio? Um comigo tem outra coisa, o meu pai nasceu na aldeia, mas a minha mãe é natural do Paraná, faço novamente a pergunta, eu deixei de ser índio? Se achar que sim, creio que devemos encerrar por aqui, pois por maior que seja o meu argumento não será aceito!
Você que tem uma flexibilidade maior sobre o assunto, vamos sim continuar a debater!
Voltando ao tema em discussão, quais foram as principais reivindicações feitas pelas lideranças indígenas? Há quanto tempo elas vinham sendo feitas? Teve sim algum motivo de ter ocorrido à invasão, como eu não tenho contato direto com a população indígena do E. S. não conseguirei responder o motivo da ação.
Ítalo, você que presenciou o ocorrido me confirme as "armas" não eram flechas, bordunas, e lanças? Se você considera essas armas um perigo a nação, então convido a todos os brasileiros a pegarem a um pedaço de pau na mão e defender os nossos direitos... e conseguiremos expelir todos que nos invejam... santa inocência, nem uma força repreensiva tem receio dessas "armas", por terem um valor simbólico maior do que a utilidade real, mas se estivessem de arma de fogo, ai concordaria com vocês, a intenção era apenas tentar melhorar algo, eles não iriam machucar ninguém.No meio indígena tem sim muita coisa a mudar, pois a transferência de cultura não foi a ideal, foi absorvida muita coisa ruim que prejudicou as nossas culturas. Eu como um futuro líder no meio indígena vou sim lutar para que mudemos o quadro atual, não apenas no meio indígena mas como para todos os filhos dessa nação, usarei minhas forças, meus ideais, de forma racional, para que consigamos fazer do Brasil um país soberano.Então você e eu e todos que acreditam num Brasil melhor vamos nos unir para mudar tudo isso que vem ocorrendo. A melhor forma de começarmos a fazer isso é aprender a nos conhecermos, vamos aprender entender os filhos deste solo, vamos aprender a respeitar as diferenças, vamos aprender novos e bons costumes, vamos parar de olhar com descaso para nossos semelhantes, vamos ter orgulho do que somos, vamos ser brasileiros.Abraços a todos que acreditam que somos capazes disso.

Ítalo, você que presenciou o ocorrido me confirme as "armas" não eram flechas, bordunas, e lanças? Se você considera essas armas um perigo a nação, então convido a todos os brasileiros a pegarem a um pedaço de pau na mão e defender os nossos direitos... e conseguiremos expelir todos que nos invejam... santa inocência, nem uma força repreensiva tem receio dessas "armas", por terem um valor simbólico maior do que a utilidade real, mas se estivessem de arma de fogo, ai concordaria com vocês, a intenção era apenas tentar melhorar algo, eles não iriam machucar ninguém.
No meio indígena tem sim muita coisa a mudar, pois a transferência de cultura não foi a ideal, foi absorvida muita coisa ruim que prejudicou as nossas culturas. Eu como um futuro líder no meio indígena vou sim lutar para que mudemos o quadro atual, não apenas no meio indígena mas como para todos os filhos dessa nação, usarei minhas forças, meus ideais, de forma racional, para que consigamos fazer do Brasil um país soberano.
Então você e eu e todos que acreditam num Brasil melhor vamos nos unir para mudar tudo isso que vem ocorrendo. A melhor forma de começarmos a fazer isso é aprender a nos conhecermos, vamos aprender a entender os filhos deste solo, vamos aprender a respeitar as diferenças, vamos aprender novos e bons costumes, vamos parar de olhar com descaso para nossos semelhantes, vamos ter orgulho do que somos, vamos ser brasileiros.
Abraços a todos que acreditam que somos capazes disso.

id

http://www.flogao.com.br/idjarrina