sábado, outubro 22, 2005

"Artista é vaidoso"

Pelo visto não sou o único a criticar os artistas.
Leiam a entrevista de Fagner.



22/10/2005 ¦ 12:58

"Artista é vaidoso demais para dizer que errou"
Do cantor e compositor Raimundo Fagner em entrevista à VEJA desta semana:

Veja – Recentemente, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o senhor criticou os artistas que apóiam publicamente o desarmamento dizendo que são todos "maria-vai-com-as-outras". O que quis dizer com isso?

Fagner – Quis dizer que artistas costumam agir em bando, só seguindo a manada. Querem sempre ser "bonzinhos", "de esquerda", "do bem" – e, muitas vezes, nem refletem sobre o que estão dizendo. Esse referendo sobre o desarmamento – que eu acho, antes de tudo, inoportuno – é um exemplo. Tenho certeza de que muitos atores e cantores são contra o desarmamento. Mas você acha que eles têm coragem de ir à TV dizer isso? Têm medo de parecer politicamente incorretos. Fiquei louco quando vi aquele monte de artistas posando de anjinhos ao lado do SIM. Eles deveriam era botar a cara na televisão para exigir explicações do presidente. Afinal, foram eles que colocaram o Lula lá. Só que, agora, não têm coragem de vir a público dizer que estão decepcionados com ele.

Veja – E por que não teriam essa coragem?

Fagner – Porque artista é vaidoso demais para dizer que errou. O resultado é este: fica o presidente de um lado, dizendo que não sabia de nada, e os artistas, que o elegeram, de outro, sem acreditar nessa balela, mas sem peito para botar a boca no trombone.

Veja – De quem o senhor está falando?

Fagner – De Gilberto Gil, que está lá, junto de Lula. De Caetano Veloso, que está calado. De Chico Buarque, que só declarou que está triste. O que se passa na cabeça de uma Fernanda Montenegro, que não diz nada numa hora dessas? A vida toda eu apoiei, no Ceará, o (hoje ministro) Ciro Gomes e o (hoje senador) Tasso Jereissati. Se um dia aparecer alguma ladroagem de um dos dois, eu vou ser o primeiro a falar.

Veja – De que forma esses artistas deveriam se manifestar, na sua opinião?

Fagner – Você já imaginou o impacto que poderia ter uma carta pública de Chico Buarque para o presidente Lula? E já imaginou se o Zezé Di Camargo falasse alguma coisa? Mas ele não fala. Está sem tempo e também tem umas dívidas para receber do PT. No lugar deles, vem essa filósofa, Marilena Chaui, defender o indefensável. Assisti a uma entrevista dela outro dia. Durante duas horas ela ficou nesse negócio de "filosoficamente falando". Parecia que no dicionário dela não existia a palavra "corrupção".

E fica um bando de abestados achando ótimo o que ela diz."

MEDITANDO

Talvez alguns de nossos membros , para não dizer muitos, rs, ficam pensando... afinal qual a minha ideologia ?
Se lembrassem bem do que eu sempre disse e escrevi desde o primeiro manifesto que criou nossa comunidade e depois, blogs, grupos, listas e em breve o site , teriam percebido que eu não tenho nenhuma ideologia. Posso aceitar o melhor das existentes e até incorporá-las , mas nunca totalmente pois acho-as anacrônicas , superadas e inviáveis no presente .
O futuro espera um novo semear de idéias e soluções.
Não podemos ficar fixados num passado que já se foi e não conseguiu resolver os problemas da humanidade.
A situação é outra, o contexto é totalmente diferente do que era anteriormente.
Alguns perceberam esta mudança e tentam adaptar as antigas ideologias aos tempos atuais para não se sentirem fracassados, por terem passado tanto tempo acreditando numa falácia, num enorme engano.
Procuram agora “vender” sua ideologia “travestida” de todas as formas, como “liberdade” , “socialismo” , mas não sabem como fazer sem o que já fazem e estão envolvidos até o pescoço, nesta política suja e podre , rejeitada pela maioria esmagadora da população, mas não respeitada, porque eles controlam a grande mídia e não aceitam este fracasso de terem de admitir que a Democracia Representativa , não interessa mais ao povo brasileiro como claramente demonstram todas as pesquisas.
Eles querem e precisam de cargos políticos para colocarem seus correligionários do partido e assim poderem assumir o comando do país.
Sua ideologia assim ensina a “aparelharem o Estado” tomarem todos os postos de comando desde os meios acadêmicos, a mídia, os sindicatos, até todas as estatais e governo.
Qualquer um que tenha lido “Gramsci” e “Lenin” sabe disso .
Não estou inventando nada, está nos ensinamentos deles , na doutrina.
Claro que todos ou a maioria de nós , principalmente os que se afinizaram com nosso movimento têm uma tendência , digamos , “socialista” no bom sentido, pois desejam maior justiça social, redução das desigualdades e maior fraternidade entre as pessoas .
Isto eu também desejo, com certeza e fui o primeiro a defender com unhas e dentes esta idéia ao criar nossa comunidade que gerou o blog, o grupo, a rede nacional e internacional, e o futuro site.
Só não desejo um regime de tirania estatal sob falsa imagem de Socialismo, pois isto não aprovo e rejeito, por ser mais uma forma de ditadura , não interessa sob que nome ou proposta venha sendo apresentada.
O tipo de "Socialismo" (Democracia Direta), que vislumbro , não depende de partidos políticos com idéias ortodoxas e rigidez de dogmas.
É uma espécie de herança de um passado longínquo , muito antigo, desde os “essênios” como Jesus e sua comunidade de QRAM, que eram dissidentes , revoltados contra a podridão dos reis saduceus e dos fariseus que maculavam as leis herdadas.
Claro que naquela época , as leis eram de origem teocrática , apenas religiosas e abrangiam tudo no cotidiano.
Porém eles estavam certos , mesmo perseguidos , massacrados, assassinados, como foram pelos romanos e antecessores, deixaram muitos ensinamentos sobre convivência fraterna , em comunidade , como podemos ler nos “Pergaminhos do Mar Morto” .
Qual a fórmula deles que dava certo a ponto de despertar o ódio dos tiranos ?
Muito simples.
Antes de entrar na comunidade , tinham de abrir mão de seus bens , não importa para quem , a comunidade não cobrava nada , pelo contrário, pediam que doassem aos pobres .
Depois de entrarem , teriam de passar por dois anos de observação para serem aprovados .
Que espécie de hierarquia existia?
Apenas a “meritocracia”.
Quem tinha maior conhecimento das leis e religião (os rabbis, mestres) ensinava e coordenava , havia o conselho de cidadãos da comunidade com direito a voto e decisão e todos viviam muito bem sem maiores necessidades.
Simples não?
Digamos que era uma espécie de “teocracia socialista” , ou algo assim, mas funcionava muito bem .
Por que a necessidade de “Rabbis” (rabinos, mestres) ?
Mais simples ainda.
Sem uma autoridade moral a sociedade se dilui em desordem e caos , pois o ser humano está sempre no limite de seu controle de instintos .
O ser humano necessita de leis e princípios interiores; dignidade, honestidade e moral.
Sem isto, se perde e causa males para si e aos seus semelhantes .
Alguns poderão contestar dizendo que isto é disciplina, regras e limites impostos.
São sim , se vierem de fora para dentro , de um governo para seus “súditos” , mas não se vierem de nós mesmos , nos limitando em nossa liberdade, para que não agridamos ao próximo .
Isto é fraternidade, respeito pelos semelhantes e convivência pacífica , sabendo respeitar os limites e diferenças de opinião de cada um, sem impor o seu comportamento e atitude .
O que temos é um avanço,? Foram “conquistas sociais” estas “pretensas liberdades” que temos agora?
Pensem bem... raciocinem...
Peguem qualquer “livrinho de profecias” ou de religião e vejam sobre o “apocalipse”.
Pois é ... está escrito até na Bíblia e esta fala de coisas que aconteceram na antiguidade como Sodoma e Gomorra.
Não precisamos ir muito além.
Roma antiga desmoronou e tinha as mesmas “liberdades” de agora e até mais, como a pedofilia oficial.
Pois é...poderá soar como coisa reacionária e conservadora , mas não é.
Olhem em volta.
Vejam como o planeta reage contra nós a cada dia , aumentando as catástrofes e cataclismos, as doenças e revoltas da “ Mãe-Terra” contra o que lhe impomos de erros e atentados contra sua vida.
Sim , a Terra é um ser vivo !
Fazemos parte dela como “parasitas”, vermes rastejantes, não mais do que isto!
Nem precisamos de profecias sobre o “Apocalipse” porque nós somos o nosso “Apocalipse”, não admitido pelas potências como os E.U.A que se recusam a assinar o tratado de Kyoto.
Teremos nosso fim em breve se assim nos mantivermos alheios aos sinais que o planeta nos envia , através das catástrofes naturais.
Igualmente veremos nosso fim , perante o caos que se aproxima, como os habitantes de Nova Orleans viram e sofreram, sem proteção alguma do Estado, vítimas de estupros, assassinatos, saques e violência desenfreada.
O “sistema” está falido! Podre e sem respaldo popular em todos os países.
Todos os povos estão reagindo contra as decisões de seus governos !
Pois é ... sinal dos tempos que se aproximam rapidamente , muito aceleradamente e nos levarão ao caos próximo, da selvageria e anarquia no pior sentido e concretização.
Quem se salvará deste catastrófico cenário futuro ?
Apenas os conscientes , que estão captando e percebendo os sinais , dia-a-dia em seu cotidiano , e meditam sobre o que fazer .
Estes não poderão tentar salvar os demais que insistam em continuar no mesmo padrão de vida e objetivos.
Este não é um discurso religioso de pretensões “apocalípticas” no intuito de angariar fiéis.
É uma constatação racional do que temos à nossa volta e condições gerais do nosso planeta , neste momento.
Qualquer ser humano com alguma percepção e sensibilidade poderá perceber que estamos num rumo desastroso e fatal.
Não desejo alongar mais minhas reflexões .
Apenas espero que tenham podido pensar bem sobre o que pretendemos para o nosso destino e convivência saudável, onde tenhamos a exata noção de liberdade, fraternidade e justiça !
.*.