sábado, outubro 15, 2005

REFERENDO (II)

Mais opiniões de colaboradores e membros do nosso Movimento Brasil Nova Era, sobre a proibição de venda de armas de fogo e munições.
Este espaço é aberto e democrático. Não impomos posições a ninguém.
Enviem seus textos.
(Homero)

Roberto Vaz Magalhães (SP)

Sou a favor do desarmamento(2-SIM), e vou dar minha humilde opinião.

Não acredito, obviamente, que acabe a violência. E nem que os bandidos ficarão sem armas. Mas pelo menos cidadãos de bem que poderiam virar bandidos não mais correrão este risco. São lamentáveis os dezenas de casos de mortes acidentais ao se defender uma casa. E numa festa o sujeito fica "macho" com arma na cintura, uma desavença que poderia sser esquecida no outro dia transforma-se numa tragédia. E as brigas de trânsisto também. Teoricamente uma arma traz maior segurança para reagir a assaltos. Agora olhemos na prática. Está provado que a chance de se morrer num assalto é muito maior quando portamos arma. Claro, o bandido não só se sustenta assaltando(perito em armas), como também tem a vantagem estratégica da iniciativa.

Eu bem que analisei imparcialmente os argumentos dos que defendem as armas. Me decepcionei, vejamos:

"Todo mundo vai continuar comprando armas ilegais"Pode ser que não sejam todas as armas a desaparecerem, mas diminuirá e muito a quantidade, o que já ajudará bastante. E saberemos quem é bandido.

"Os bandidos invadirão as casas, já que saberão que os cidadãos estão desarmados"Mas anteriormente não argumentaram que "todo mundo" continuará comprando armas ilegais? Que contradição gritante, deplorável...
Síntese dos 2 argumentos: diminuirá e muito o porte de armas. Mas não chegará a um ponto de 100% que deixaria os ladrões "tranquilos" ao invadirem as casas.

"Eu é que não vou perder um direito"Eu não tenho direito de cometer homicídio. Vida em sociedade é isto. Se todos querem ter todos os tipos de direitos, a sociedade seria algo inviável.

É triste ver as propagandas do 1-NÃO sem argumentos e apenas apelando. Numa colocou vários jovens com linguajar de mano falando "Eu que num vô perder um direito meu, tá ligado?", apelando pros jovens desinformados para "se unirem contra este governo", "obaaaa, sou rebelde". Em outra fizeram um apanhado histórico dos direitos conquistados pelas mulheres e disseram algo como "Mulher, não vamos perder nosso direito". Quanta má fé! Qual a relação entre os direitos conquistados pela mulher para espaço no mercado de trabalho e proibição do comércio de armas? Apelação! Pura técnica de marketing, semelhante a associar bebida com mulher pelada.
Tem um outro argumento que me deixou ainda mais triste:"Em vários países desenvolvidos não é proibido o comércio de armas"Deve ser por isto que o Brasil é um país tipicamente pacífico, e um país tão desenvolvido como os EUA instalou guerra civil no Iraque. Este argumento nos auto-classifica como atrasados culturalmente no quesito paz, e duvido que estamos atrás dos EUA e Inglaterra nisto. E este argumento quer tirar nossa chance de estarmos na vanguarda.O melhor argumento a favor do 1-NÃO é que proibindo o comércio de armas, os fabricantes não continuarão tão ricos. Na falta de argumentos para o 1-NÃO, e com tantos casos de mortes ocasionadas por cidadãos de bem em acidentes, discussões de trânsito e casos passionais, voto em 2-SIM.
);

Tem um outro argumento que me deixou ainda mais triste:"Em vários países desenvolvidos não é proibido o comércio de armas"Deve ser por isto que o Brasil é um país tipicamente pacífico, e um país tão desenvolvido como os EUA instalou guerra civil no Iraque. Este argumento nos auto-classifica como atrasados culturalmente no quesito paz, e duvido que estamos atrás dos EUA e Inglaterra nisto. E este argumento quer tirar nossa chance de estarmos na vanguarda.

O melhor argumento a favor do 1-NÃO é que proibindo o comércio de armas, os fabricantes não continuarão tão ricos. Na falta de argumentos para o 1-NÃO, e com tantos casos de mortes ocasionadas por cidadãos de bem em acidentes, discussões de trânsito e casos passionais, voto em 2-SIM.

REFERENDO

Opiniões enviadas por membros da nossa rede nacional do Movimento Brasil Nova Era, sobre a proibição de venda de armas.

Ismael Cittadin (Santa Catarina)

Besteirada... idéia utópica e míope do Viva Rio e sabe-se lá mais de quem.

Eles dizem que em alguns países avançados, como o Japão, o cidadão é totalmente proibido de portar armas.
Mas mesmo assim lá eles tem a Yakuza,que controla parte considerável do PIB, não?
Acho que a proibição vai ter efeito contrário, vai alimentar ainda mais o tráfico de armas, o índice de assaltos à mão armada e arrombamentos vai permanecer igual ou aumentar, sem contar uns milhares de empregos que vai destruir e uns milhões em capital que serão desperdiçados.
Por exemplo, a Forjas Taurus já disse que vai se mandar do país caso ganhe o Sim.
A Veja diz (embora deva-se ler com cuidado o que ela diz, mas nesse caso passa) que apenas 3 mil de um universo de 200 mil armas de fogo fabricadas no país vão parar nas mãos do consumidor.
São esportistas, colonos e outras pessoas isoladas, além de chefes de família, responsáveis e devidamente instruídos para comprar uma arma, que precisam ou querem compra-lás.
Acho que o que deveria ser feito é uma caça aos milhões de armas ilegais e,portanto, impossíveis de controlar.
Em segundo lugar deveria-se investir na fiscalização das nossas fronteiras, extremamente porosas.
E por último, e sem dúvida o mais importante, deve-se urgentemente fazer uma faxina nas corporações das polícias de todos os níveis e exterminar de vez a corrupção com punições severas.
A ineficiência da polícia e a incompetência dos governos em dar condições de vida dignas pros jovens é que geram violência e mortes, não um punhado de lojas espalhadas pelo Brasil.
Quanto a foto vou ter que trabalhar um pouco nisso, é que, sabe... em todas as fotos eu apareço invariavelmente com meus amigos e um copo na mão ou então sozinho com um copo na mão ahuehaeaueh.
Ah, e tem o Blog do Nope(blogdonope.blogspot.com) mas ele é mais uma palhaçada entre amigos do que algo sério propriamente dito hehe.
Falow!
Ismael

Bianca Santana Lopes (São Paulo)

Olá,eu sou a favor do desarmamento,esse negócio de precisar de arma pra se proteger não tem nada a ver,pois acaba muitas vezes tirando a vida de inocentes.

Estão tirando um direito nosso,pois eu digo q esse direito eu não quero!
Não sabemos se de uma forma geral isso será positivo,mas acho q a tentativa é válida.
Um grande abraço e MUITA PAZ!!!!!

Antônio Bauer (São Paulo)
Homero, no meu blog tem um texto legal.

http://estoudeolho.blogspot.com/2005/10/votar-sim-no-referendo.html

Tunico