sexta-feira, maio 26, 2006

Mentiras e Fatos !

Fomos submetidos durante toda nossa vida , desde os bancos escolares e vida acadêmica a um bombardeio e condicionamento cultural, dos quais nunca pudemos nos livrar, pois a mídia se encarrega de perpetuar estas “verdades absolutas” pela extenuante repetição de chavões e conceitos que não se sustentam diante da mais simples comparação.
Vejamos alguns destes “conceitos” a que fomos obrigados a “introjetar” psiquicamente durante nossa formação.
1-O ser humano é exclusivamente fruto do meio.
Fato-Uma das maiores mentiras sem quaisquer fundamentos lógicos, se observarmos a realidade , onde nem todo o pobre , morador em comunidades carentes, violentas e sem maiores exemplos de dignidade, vira bandido.

Isto é mais do que óbvio, ou não teríamos criminosos em classes mais abastadas com melhores oportunidades e melhor ambiente social.
2-O jovem negro entre 16 e 30 anos é o estereótipo do criminoso , líder de quadrilhas por efeito da exclusão, discriminação e preconceito.
Fato-Nenhum grande “chefão de PCC , Comando Vermelho ou narcotráfico é negro nem vítima de preconceitos.

Pelo contrário, são predominantemente brancos, com boa escolaridade, leitores de grandes obras e extremamente ideologizados, mesmo que tenham visões distorcidas ou teorias próprias, mais ao gosto de soluções do tipo “Hobin Hood” , ou se julguem “justiceiros sociais”.
Portanto, imputar a culpa sobre etnias consideradas excluídas, é alimentar mais ainda o preconceito e o prejulgamento por aparência ou raça .
3-A solução para os nossos problemas básicos de má escolha de nossos representantes está numa ampla melhoria de nossa política educacional.
Fato-Lula nunca teria sido eleito sem o apoio das elites e classe média esclarecida .

Não foi por falta de educação ou ignorância que delegamos poderes a uma quadrilha que se alojou no poder .
Também não foi por ignorância popular que FHC e Collor lá estiveram no poder, pois a classe média intelectual, mídia e meios acadêmicos foram elementos determinantes nestas vitórias, embora , no caso de Collor, mais a classe média baixa e não a intelectualidade .
O povo não escolhe mal seus representantes porque é ignorante, mas sim, porque sabe concretamente o que necessita de imediato e reconhece o verdadeiro caráter dos políticos.

Não se ilude.
Vende seu voto, sem maiores crises ou conflitos interiores, pois sabe que eles são seus iguais e buscam apenas lucrar o máximo na vida pública enquanto puderem.
A ilusão do “voto consciente é coisa de classe média metida a esclarecida, mas que só comete asneiras elegendo falsos “salvadores da pátria”.
4-A Democracia Representativa tem de ser preservada a qualquer custo, porque mesmo não sendo o ideal ainda é o melhor regime .
Fato-Só se for para os jornalistas que, antes de tudo, se preocupam em manter sua influência política, exercendo o chamado “Quarto Poder” que atualmente, na verdade, é o “Primeiro”.
Temem que uma sociedade civil decepcionada e indignada com o descalabro e desgoverno dê margem a uma intervenção militar saneadora e percam seus privilégios de “formadores de opinião” sob uma eventual política de censura de opiniões.
Perguntaríamos qual a diferença entre um regime de exceção autoritário e o autoritarismo da impunidade, do “aparelhamento ideológico do Estado”, do empreguismo vexatório, corrupção, violência urbana e cinismo vergonhoso da classe política?
Qual?
Quais “exemplos ” preferiríam para seus governantes?
Os assim chamados de “linha dura”, militares, repressores , autoritários, porém, de difícil rotulagem como desonestos, ou as quadrilhas do crime organizado, político e marginal, de civis que nos oprimem e espoliam descaradamente?
Meio difícil de escolher não?

Diríamos que, talvez seria uma opção ditada pelos impulsos imediatos, resultantes de um caos generalizado a que estamos submetidos como cidadãos.
Esperarmos uma “faxina geral” sem a ingerência direta dos militares em outra aventura de governo?
Algo como um apoio ou participação específica das Forças Armadas e de Segurança Pública no combate ao crime organizado, e impunidades políticas , porém, sob a tutela da Justiça e sociedade organizada?
Cremos que muitos anseiam por esta possibilidade de drásticas mudanças e punição exemplar dos canalhas que nos governam, garantidas as liberdades, direitos de expressão e diálogo democrático.
“Cada macaco no seu galho”.
Eles garantindo a segurança interna e externa e nós, os civís, as reformas necessárias ao aprimoramento de uma verdadeira Democracia, que em nada se assemelha a esta que temos .
Caso não haja esta convergência de esforços e responsabilidades, dificilmente sairemos deste abismo de imoralidade pública.
Não se espantem se isto ocorrer em breve, como última hipótese de salvação para o nosso país.

Acreditamos e defendemos sinceramente soluções pacíficas, fraternas e amplamente democráticas, mas devemos estar preparados para um talvez inevitável conflito e guerra civil
!