quinta-feira, maio 25, 2006

Qual Brasil ?

O grande erro de tática da oposição está exatamente em tentar ganhar espaço onde Lula , por expressão pessoal física e regionalismo ferrenho é forte, o nordeste.
Eleitores destas regiões, não decidem pelo raciocínio crítico, agem por instinto e impulso de reconhecimento e empatia, vendo a cara estampada do seu presidente nordestino, contra um “sul maravilha” , que a todos atrai e conquista, mas não é capaz de mudar recalques e problemas psíquicos de rejeição, preconceitos , etc, que passam estes migrantes alojados nos grandes centros do sudeste e sul do Brasil.
Não é uma questão somente de escolha por benefícios ou sensação de melhoria de vida, é uma condição de foro íntimo, que mistura reações de resistência regional, origem e luta contra um inimigo comum que é o ícone do Grande Capital que explora e sempre explorou a mão-de-obra migrante .
Esta é a questão não avaliada em profundidade por aqueles que se julgam no direito de analisar cientificamente estas reações populares de resistência.
Lula , bem ou mal, tem a cara do povão, mais de 40 milhões de nordestinos espalhados pelo país , enquanto que Alckmin representa a elite sudeste-sul, estranha em fisionomia e origem européia.
Isto estimula um sentimento de rejeição enraizada no DNA de cada nordestino ou descendente, contra qualquer hipótese de tirarem seu representante do poder , não importando crimes ou corrupções em que esteja envolvido, pois raciocinam em termos simplistas de que ;
“se todos roubam, melhor que um de nós roube mas nos proteja”.
Esta é a verdade que poucos desejam encarar como definitiva , para explicar os altos índices de aprovação de um governo espúrio, desmoralizado e corrupto.
Ética, pudor e necessidade de combate ao “status quo” de descalabro e desgoverno, não são coisas do povão, são preocupações de uma classe média metropolitana, que se criou acreditando nestes valores , completamente estranhos ao cenário de luta pela subsistência das camadas mais pobres.
O povão nem se lixa com estas coisas, pensa com o estômago e tem horizontes estreitos, sem qualquer preocupação com o bem estar comum ou causas sociais.
Querem a picanha para o churrasco, poderem comprar o seu equipamento de som, DVDs, Tvs, celulares e automóveis, além de poderem pagar as prestações de suas casinhas populares.
Enganam-se os que acreditam em Rousseau e em seu “bom selvagem” , pois a realidade é outra e nos ensina a verdade do dia-a-dia , do cotidiano duro e árduo da conquista de algum para sobreviver .
Nossa classe média mais esclarecida é vítima da “síndrome do gato”.
Acredita ter 7 vidas e sempre poder manipular a opinião pública, sem abrir os olhos para as transformações e riscos que a sociedade terá de enfrentar muito em breve, em termos de uma eventual guerra civil, onde seus direitos e garantias serão extintos pela força dos fatos.
Talvez possa contar com as Forças Armadas, numa hipótese de conflitos urbanos abertos e desordens, capazes de ameaçar a segurança interna, mas nem isto têm certeza de poderem ter como apoio .
Não percebem que todo o Estado já foi "Gramscianamente aparelhado", todas as instituições estão sob o jugo de uma ideologia que por 3 décadas preparou o terreno para a tomada de poder final.
Judiciário, Legislativo, Executivo, tudo já foi devidamente “infiltrado” e conquistado.
Portanto, nada mais resta aos que se sintam atormentados pelos fatos escabrosos e impunidades , a não ser se armarem ou buscarem refúgio em forças militares , que lhes dêem respaldo .
Fora isto, será a extinção de toda uma faixa que se encontra entre as chamadas “elites” e o povão.
A classe média indefesa , castrada e acovardada.
Nesta guerra, os mais fortes e ricos sobreviverão e escaparão , os mais baixos em estratificação ascenderão, e os do meio , os pagadores de impostos, os acuados, os tranformados em “eunucos” sem defesa, pelo “politicamente correto” , rastejarão implorando misericórdia.
Não temos “lutas de classes” , entendam bem isto, temos lutas étnicas e grandes problemas de recalques históricos, a nos atormentarem a consciência, que afloram sem constrangimento, mostrando que somos um país dividido, desigual e um barril de pólvora , em termos de convivência social.
Nunca houve qualquer assimilação natural das diferenças.
Nunca sequer existiu nenhum ponto de convergência e participação de nossas diversas etnias em prol de um desenvolvimento ou união nacional.
Apesar da aparente “hegemonia cultural” concedida pelas elites aos negros e outros segmentos étnicos representantes das camadas socialmente mais baixas, como “bandeiras nossas” no exterior, o mesmo não se verifica na distribuição de renda nem nos índices de qualidade de vida.
Tudo não passa de uma “sangria” calculada para sempre evitar o pior, ou seja, uma revolução!
Abrem espaços aqui e ali, para que os “oprimidos” se expressem , se sintam realizados e “donos do pedaço”, sem o serem na realidade, enquanto poderosos grupos de interesses tudo controlam e dominam.
Esta é a nossa verdade nua e crua que a muitos incomoda e nem querem admitir ser real.
Só há uma solução natural.
A integração racional de nossas forças étnicas e culturais, num amplo esforço de reconstrução ou mesmo de construção deste país , sem deixarmos margem para recalques, preconceitos, ou discriminações .
Sem isto caminharemos para uma guerra civil fratricida, onde irmãos sob a mesma bandeira se matarão, pensando serem donos da verdade e da “chave mágica” que nos unirá como um povo mestiço, sofrido, porém com um potencial de resistência e criatividade acima dos níveis internacionais.
Em razão disto, acreditamos na hipótese de ainda nos tornarmos a primeira nação do mundo a instaurar uma verdadeira Democracia Direta , a única , que sirva de exemplo para todos os povos que lutam pela independência e soberania .
Não somos “sub” nada, não somos inúteis nem inferiores, temos a força em DNA para reagirmos e superarmos nossas deficiências , provando ao mundo que o Brasil é um país viável e com potencial para ensinar aos outros um novo sistema de governo, uma nova realidade , uma Nova Era !
.

Olhem isto...

Mal acabei de postar abaixo sobre a candidatura de Pedro Simon e a ala "governista" do PMDB resolve adiar para o dia 29 de junho a convenção, visando sepultar as pretensões de Simon e Garotinho.
Ocorre que, se anteciparem as alianças nos estados será ilegal, pois teríam de esperar o resultado da convenção.
A dupla Simon-Garotinho promete brigar na Justiça.
Veremos.

A festa nem começou...

O senador Pedro Simon e Anthony Garotinho registraram hoje chapa para a indicação pelo PMDB à presidência e vice-presidência da República.
Mantidas, deverão ser aprovadas na convenção marcada para o dia 11 de junho, contrariando a ala governista que não deseja candidatura própria para o partido.
O grande trunfo de Pedro Simon, é ser um peemedebista histórico, ao que se sabe, sem telhado de vidro, com uma trajetória de tribuno exemplar.
Apesar da idade avançada, completou 76 anos e da presença de Garotinho, capaz de atrair muita artilharia dos adversários, conta com a simpatia de uma corrente de esquerda moderada, como José Serra, que não votaria em Alckmin.
Sem dúvida é um grande potencial a ser explorado, que ficou órfão depois que Serra foi jogado para escanteio, restando-lhe a disputa pelo governo de São Paulo.
Seu nome também tem boa penetração na mídia e círculos intelectuais, apesar de não ser popularmente tão conhecido, a não ser na região sul.
Esta chapa é uma faca de dois gumes.
Por um lado, o patamar de votos ainda dedicado a Garotinho não é de se desprezar, principalmente com um índice de Simon, tão baixo de 2% para início de campanha, por outro, talvez um vice menos desmoralizado pelos últimos acontecimentos, desse o devido respaldo ético a uma candidatura que poderia ser considerada como terceira via, quebrando a polarização Lula-Alckmin.
Quem mais perderia seria o próprio Lula, pois os votos de Serra migraríam para Pedro Simon e parte dos seus entre a classe média mais esclarecida também, além dos eleitores de Garotinho que sempre foi a “pedra no sapato” do metalúrgico presidente .
Ao ex-governador do Rio caberia a tarefa de “metralhadora giratória” contra o PT e Lula, enquanto Simon se preservaria, demonstrando estar acima destes embates abaixo da cintura.
De qualquer forma, seria um golpe fatal nas pretensões de vitória de Lula no primeiro turno.
Com a presença de Simon, o segundo turno estará garantido, pois, mesmo não contando com a união de um PMDB esfacelado pelo oportunismo político, este partido conta com muita força eleitoral, dominando diretamente ou através de alianças,a maioria dos municípios do Brasil.
Caso a ala governista capitaneada por José Sarney e Calheiros não consiga adiar para o dia 29 de junho a convenção, prevemos problemas para estes e Lula .
Se conseguir, mesmo assim, os “governistas” inviabilizarão as alianças regionais, pois, somente após a decisão poderão concretizá-las.
Calculamos que, homologadas as candidaturas Simon-Garotinho, inciada a campanha, possam embolar o meio de campo, provocando um empate técnico com Alckmin e, quem sabe, roubando muitos votos de Lula, fazendo-o despencar de sua confortável liderança.
Precipitaram-se os analistas e até mesmo os adversários do presidente, ao reconhecerem antecipadamente a vitória deste.
Sempre alertamos que Garotinho não estava morto e que lutaria até o fim para abocanhar uma oportunidade.
Basta que apareçam novas denúncias e provas contra Lula, para acuá-lo numa espécie de candidatura “Sub Judice” , que poderá estender a crise até meados de 2007 desembocando num “impeachment” caso vença a eleição.
Com certeza, antes disto, Lula tentará “Chavenizar” a campanha alegando “golpe das elites”.
Aí é que está o perigo de maiores conflitos e uma eventual intervenção militar.
Um PT com nova bancada bastante reduzida, “mensaleiros” reeleitos, Congresso desmoralizado, uma enxurrada de votos nulos, brancos e abstenções, Lula vitorioso, porém sem maioria parlamentar, são ingredientes mais do que suficientes para uma receita explosiva de prováveis graves desdobramentos e magnitude.
Como vimos alertando desde 2005, uma grande crise política deverá ocorrer entre a segunda quinzena de junho e agosto.
Talvez depois o caos.
Periga a República...