quinta-feira, novembro 30, 2006

Pensamentos "indianos"

Não me lembro realmente quem foi o pensador indiano, se Choprak ou outro, pois sou um crônico “esquecedor de autores” e apenas capto o mais importante de cada um sem me deixar ficar “ancorado” em retóricas e citações bestas.
Mas uma boa análise das sucessivas transformações sociais e históricas terei de transcrever aqui, sem saber , claro a origem certa , mas pelo menos tendo a certeza que funciona mesmo .
Examinemos as castas da Índia .
Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos).
À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou haryans.
Pois é... os governos e “sucessões” ocorrem de acordo com estas separações sociais rígidas e características de cada uma.
Observem que, depois dos “Xatrias” (guerreiros, militares) tivemos a volta dos “Brâmanes” de antes, que perderam o poder mas não a mobilização social e pressionaram até voltarem ao governo.
Depois de governos “Xátrias” o dos "Brâmanes" (Sarney, Collor e FHC)
Depois o que ?
Um governo dos "Sudras e intocáveis" a plebe, pois os comerciantes “Vaixias” são os nossos empresários , fora do cenário direto político.
Na comparação o tal pensador indiano dizia que; “um governo militar de “Xatrias”sempre enaltece a mulher a família e a pátria, tenta impingir valores e condutas mais retas , mas peca por subestimar a ação das demais classes que lhe roubarão o poder através das massas indigentes.
Os “Brâmanes” (intelectuais) que representam a resistência de uma classe média intelectual, a mídia e os meios acadêmicos, têm seu campo de ação.
Um exemplo disto o governo FHC , uma falácia e catástrofe.
Com um governo de "Sudras e Intocáveis" a plebe chega ao poder .
O materialismo e desfaçatez dos que tudo fazem para sobreviver, sem qualquer noção de ética, pois ética é coisa de burgueses, nunca da plebe.
Como um ciclo sempre tende a fechar, teremos o que em breve depois deste caos?
Os “Xátrias” (Militares, guerreiros) Para fazerem uma faxina geral e colocarem as coisas em ordem.
Pois é...
Vivendo e aprendendo com a Índia....e sua sabedoria milenar...


Um monge meditava a beira de um lago quando um de seus discípulos, um “Chellá” lhe perguntou.
“Mestre, por que será que tragédias e grandes morticínios, sempre acontecem com os mais pobres e miseráveis?
Ira Divina contra os mais frágeis e sem defesas?”
A resposta do mestre foi direta.
“É o carma”.
“Mas como entender este carma que só atinge os indefesos que nada sabem disto nem a razão de tanto sofrimento?”
Após uma pausa o mestre respondeu;
“eles não, mas seus espíritos sabem porque estão sendo castigados.”

"Tornozelo" frágil...



Há um maquiavélico plano a médio prazo, que Lula já deve ter percebido, ou não estaria tão preocupado com o problema da sucessão das presidências da Câmara e do Senado.
Além do pânico quanto a um eventual processo de “impeachment”,com base nos sucessivos escândalos e principalmente pelo agora provado favorecimento direto à Gamecorp do “Lulinha” , com a quebra do segredo do contrato com a rede Bandeirantes que revelou verbas governamentais e da própria presidência, motivo mais do que suficiente para destroná-lo , há uma outra preocupação tirando o sono de Lula.
Caberá ao futuro presidente da Câmara dos Deputados, aceitar ou não dar prosseguimento a qualquer pedido de “impeachment”.
Até agora foram engavetados, mas ninguém garante que, se o PMDB lançar candidato à presidência da Câmara, por ser a maior bancada e ter este direito, não resolva "virar a mesa", visando conquistar o controle do governo federal.
O plano é simples.
O vice-presidente da República, José de Alencar sofre de câncer e talvez tenha de se licenciar por agravamento próximo de sua saúde.
Nesta hipótese, o segundo na linha de sucessão seria presidente da Câmara.
Lula indicou , apoiou e apóia Aldo Rebelo do PC do B, um comunista, como forma de ameaça contra os empresários, mercado financeiro etc, para que os partidos de oposição, patrocinados por estes poderosos segmentos não alimentassem idéias de “impeachment”, freiando estas pretensões.
O PT “sacou” as intenções do PMDB e não confia em acordos entre este e Lula, quando se trata de um trunfo maior no jogo de poder, qual seria, deixar o presidente sem apoio da maioria na Câmara e no Senado, para em seguida surrupiar-lhe o poder por um “impeachment” ,assumindo desta forma, interinamente, um dos seus a presidência da República.
Ora, esta seria uma inegável oportunidade para a mudança do sistema, através da instauração do Parlamentarismo, que daria o poder e cargo de primeiro-ministro provavelmente ao candidato do PMDB.
Deu para entenderem a trama ?
Esta foi a razão de Lula não ter distribuído cargos ainda, pois espera uma prova de fidelidade durante as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.
O drama do PT é diferente do de Lula.
Os petistas não suportam a idéia de ficarem a reboque do PMDB e querem ocupar mais espaços no governo.
Por outro lado, temem que a CPI das ONGs, embora deva se encerrar sem conclusão devido ao exíguo tempo, servirá para que parlamentares como Gabeira e outros tenham acesso a informações sobre os desvios de verbas públicas e favorecimentos a petistas, inclusive familiares de Lula como sua filha Lurien e seu “churrasqueiro” Lorenzetti.
Estas ONGs devem ter servido de fonte de “caixa 2” para o PT, daí a preocupação.
Penso que Lula deveria prestar mais atenção aos “símbolos” do inconsciente, especialmente este do seu “tornozelo da perna direita” que o colocou numa cadeira de rodas, pois sua perna “esquerda” não foi suficiente para sustentar seu corpo, sem grandes dores.
Seria bom tentar interpretar estas mensagens que se manifestam por acidentes.
Uma não lhe sustenta, a outra o imobiliza e derruba...