quinta-feira, novembro 30, 2006

Pensamentos "indianos"

Não me lembro realmente quem foi o pensador indiano, se Choprak ou outro, pois sou um crônico “esquecedor de autores” e apenas capto o mais importante de cada um sem me deixar ficar “ancorado” em retóricas e citações bestas.
Mas uma boa análise das sucessivas transformações sociais e históricas terei de transcrever aqui, sem saber , claro a origem certa , mas pelo menos tendo a certeza que funciona mesmo .
Examinemos as castas da Índia .
Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos).
À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou haryans.
Pois é... os governos e “sucessões” ocorrem de acordo com estas separações sociais rígidas e características de cada uma.
Observem que, depois dos “Xatrias” (guerreiros, militares) tivemos a volta dos “Brâmanes” de antes, que perderam o poder mas não a mobilização social e pressionaram até voltarem ao governo.
Depois de governos “Xátrias” o dos "Brâmanes" (Sarney, Collor e FHC)
Depois o que ?
Um governo dos "Sudras e intocáveis" a plebe, pois os comerciantes “Vaixias” são os nossos empresários , fora do cenário direto político.
Na comparação o tal pensador indiano dizia que; “um governo militar de “Xatrias”sempre enaltece a mulher a família e a pátria, tenta impingir valores e condutas mais retas , mas peca por subestimar a ação das demais classes que lhe roubarão o poder através das massas indigentes.
Os “Brâmanes” (intelectuais) que representam a resistência de uma classe média intelectual, a mídia e os meios acadêmicos, têm seu campo de ação.
Um exemplo disto o governo FHC , uma falácia e catástrofe.
Com um governo de "Sudras e Intocáveis" a plebe chega ao poder .
O materialismo e desfaçatez dos que tudo fazem para sobreviver, sem qualquer noção de ética, pois ética é coisa de burgueses, nunca da plebe.
Como um ciclo sempre tende a fechar, teremos o que em breve depois deste caos?
Os “Xátrias” (Militares, guerreiros) Para fazerem uma faxina geral e colocarem as coisas em ordem.
Pois é...
Vivendo e aprendendo com a Índia....e sua sabedoria milenar...