domingo, julho 08, 2007

O fenômeno "Siri"




Pode até parecer que estamos batendo na mesma tecla, mas temos de analisar certos “fenômenos” de popularidade e o “inconsciente coletivo” de nosso povo, que vota , escolhe presidentes e representantes, nem sempre, ou quase sempre erroneamente, ou não teríamos tanta corrupção e “quadrilhas” instaladas no poder.
Mas quanto a esta mulher nascida em Tupã, aqui pertinho de mim , onde agora resido no interior de São Paulo, há menos de 40 kms, devemos, pelo menos, tentar analisar as razões, desejos e formação desta personalidade feminina, a fim de podermos entender o que se passa nas mentes de tantas “Siris” espalhadas por este Brasil imenso e o que elas representam em termos de participação popular e valores pessoais.
Vejam bem que, uma menina de origem modesta, até agrária, pois seu avô é um sitiante e seu pai um vendedor , caixeiro viajante, cultuou durante anos de sua vida um desejo e um sonho.
Se tornar famosa a qualquer custo?
Não tanto assim, enquanto ainda pode se preservar e manter sua dignidade, mas por bom tempo sim e se “sentiu” uma estrela em ascensão , copiando seus “modelos” de estrelas e atrizes, se preparando e se sacrificando, para atingir uma imagem “palatável” , capaz de atrair a atenção dos que selecionam os BBBs .
Toda uma vida voltada para uma busca do estrelato, jamais se conformando com seu destino interiorano, porém, sempre voltada ao objetivo maior, que seria, ser uma BBB, ganhar o seu espaço e conquistar seu triunfo.
Pessoas assim como ela, “carismáticas”,que têm um “Sol” aspectando o “Alto do céu”, em seu mapa astrológico, jamais ficam muito tempo em suas origens, marcando passo.
Sempre conseguem um meio de se libertarem e galgarem posições superiores em termos sociais.
Em todos os vídeos apresentados por sua família e exibidos na Rede TV , como peças preparatórias em sua escalada como pretendente a um lugar no BBB , vemos uma Íris imbuída de uma vontade acima de qualquer limite pessoal, tentando se superar e assim o fez, quando teve de submeter até a cirurgias nos seios, para se fazer valer mais atraente .
Portanto, não seriam estes os valores mais adequados nem aconselháveis , em termos de avaliarmos a personalidade individual de uma pessoa, porém, em nosso mundo, não teríamos algo diferente para contrapormos, pois o que alimentamos é exatamente este comportamento “egóico” e personalístico, por parte de nossas “meninas interioranas”, que sonham com o sucesso, seja como modelos ou como atrizes, depois de um BBB bem sucedido e páginas de uma “Playboy” , que trará centenas de milhares de reais para sua conta bancária, caso passem por cima de “escrúpulos” e “pudores” hoje considerados idiotas e superados, por tantos.
Mas, a verdade é que ela tem realmente “carisma” e não faz força para preservá-lo, é espontâneo e isto revela a autenticidade de uma pessoa, apesar de todos seus problemas ou fraquezas.
Assim foi aqui no BBB7 e na Argentina, onde conseguiu cativar os “portenhos” e até divulgar seu “namorado” o “alemão”,que agora se vale desta fama propalada por ela, para tirar fotos lá sob o patrocínio de uma importante revista internacional que é a “Vogue”.
Na verdade a Íris foi a grande vencedora deste BBB7, porque conseguiu transformar um inexpressivo “meninão galinha”, num verdadeiro homem, até o final do programa, cortando-lhe os culhões , fazendo com que ele assumisse uma atitude jamais imaginada em termos de transformação de um “garotão” irresponsável” num homem romântico e sensível.
Ponto para ela, admitimos, sem maiores explicações, pois todos viram esta transformação total d
a parte dele.
Ela (Íris) ainda terá um longo caminho de sucesso pela frente e entre 2008 e 2009 atingirá seu auge na carreira dentro da grande mídia.
Este “fenômeno” não se exaurirá” tão cedo, como alguns possam pensar.
A “Siri” veio para ficar e mostrará isto, apesar de alguns problemas próximos e fases nem tanto favoráveis que serão superadas em meses até o final deste ano.
Conheço bem este tipo de pessoa, pois agora vivo aqui, onde elas nascem e crescem, cheias de sonhos e ideais de realização.
Temos muitas “Siris” em formação, nestas cidades do interior de SP.
Que elas não se percam em seu deslumbramento pelo sucesso e fama.

Alemão X Siri (parte 3)



É realmente impressionante a repercussão do que aconteceu neste último BBB7, que já comentamos, sob uma ótica comportamental coletiva e reação popular ante algo inesperado, que foi um romance à moda antiga que provocou o que interpretamos como uma verdadeira “catarse emocional” no grande público.
Batemos todos os recordes de visitas e comentários, exatamente durante o BBB7 e agora quando postamos alguns textos, analisando o que estaria ocorrendo em termos sociológicos e psicológicos, capazes de motivar multidões de fãs e pessoas que, simplesmente torcem por um “final feliz”, para um grande sonho acalentado por tantos, que projetaram seus desejos neste casal, que durante certo tempo representou e “encarnou” os personagens da insuperável obra “Romeu e Julieta”.
Confesso que até eu, crítico mordaz e sempre atento, sobre manipulações da grande mídia , denunciando-as abertamente sem censuras ou preocupações quanto a futuras retaliações, também me deixei levar pela emoção de algo inusitado, fora dos padrões atuais de comportamento entre os sexos, que ressuscitou um romantismo considerado anacrônico , frente aos novos padrões e atitudes liberais que vemos agora, em nosso infeliz cotidiano, mesquinho, frio, egoísta, materialista e insensível, onde homens e mulheres são apenas e tão somente peças, objetos de prazer e consumo temporário.
Não dispensei críticas sobre a atitude da Íris ter aceito posar para a Playboy, o que não invalida o que passaram de bom durante o BBB7, em termos de sentimentos, respeito mútuo e dignidade , principalmente nas semanas finais, até o “paredão”, que os separou e o reencontro apoteótico habilmente explorado e alimentado pela “Plim-Plim”.
Mas vejam que nem todos podem ser enganados, portanto , teria de haver verdadeiramente um sentimento perceptível e sincero, capaz de contagiar as massas que esperavam a consagração de um “conto de fadas”, tão acalentado por cada um que, em suas vidas, não conseguiram realizar este sonho.
A verdade é que, nosso texto sobre “Alemão X Siri” bateu todos os recordes e virou um “fórum” dentro deste blog, onde seus fãs trocam informações, fazem perguntas e opinam!
São quase 70 comentários e continuam crescendo!
Ganhamos novos visitantes em massa, que talvez também se interessem por outros assuntos aqui abordados, mas o que importa é o alcance de popularidade, causado por análises aqui postadas e o interesse ainda vivo , coisa única , nunca antes verificada em qualquer BBB anterior, simplesmente provocada por uma imagem ideal de um casal que “incorporou “ um “arquétipo” universal e detonou uma reação emocional em série, jamais superada por qualquer manifestação política ou de cidadania.
O que temos a aprender e tentar compreender sobre estas reações humanas?
Por que nossas mazelas políticas, corrupção, impunidade, violência, insegurança, não foram capazes de causarem tamanha reação popular e participação?
Talvez a resposta seja que , acima de ideologias e interesses que nos separam como povo, ainda conservamos dentro de nós um sonho e o amor é nossa prioridade máxima, como seres humanos, sempre ávidos de exemplos e esperanças que nos alimentem e sustentem em nossa eterna busca pela felicidade.