sexta-feira, dezembro 09, 2005

O Difícil "Despertar" !

"Todo comportamento tem suas razões. A ética é simplesmente a razão maior"
David Hume,
(Moral and Political Philosophy)

"Para a maior parte das pessoas, a desonestidade é mais lucrativa que a honestidade"
Platão, (A República)


Como todos poderão constatar, a desonestidade sempre existiu e faz parte do comportamento humano desde remotos tempos, não que seja natural, porém, uma distorção do verdadeiro caráter adormecido e latente por eras de repetitiva e insistente degeneração da espécie.
Se a desonestidade é a regra predominante então não podemos vivenciar uma Democracia.

Não mereceríamos este direito de participação e deliberação sobre nossos destinos.
Há algo de muito errado nisto tudo, que deve ser abordado e encarado de frente, sem frescuras ou preocupações sobre o que seja “conveniente” ou “politicamente correto” .
O que estamos presenciando em quase todos os países considerados “democráticos” é a derrocada do Estado Moderno como “ente abstrato” , dotado de personalidade jurídica que represente a vontade dos cidadãos que o constituem e legitimam seus representantes pelo voto.

Democracia é a primazia da vontade da maioria , portanto, aos perdedores só resta aceitarem o fato de serem minoria acatando as decisões dos vencedores.
Esta é, em tese, a engrenagem que possibilita a máquina administrativa e política trabalhar, decidindo e impondo normas coercitivas para o devido funcionamento da sociedade como um grande sistema orgânico.
As concepções de Estado, pelo menos as mais recentes, têm fundamentos no século XVII durante as turbulências políticas e econômicas do Reino Unido, através das teorias de Hobbes e Locke .
A transição de um Estado Natural para um Estado Político, ou seja , de uma realidade anárquica e primitiva, onde prevalecem os interesses individuais e a força como geradores de poder, para o que hoje entendemos como “cidadania” , traduzida pelo esforço conjunto de um determinado grupo a fim de, abrindo mão de certas liberdades e direitos, constituir, por meio de um “pacto social” um sistema representativo da necessidade de ordem, paz e prosperidade, visando o bem estar coletivo.
A figura do “Estado” é meramente simbólica no sentido estrito, não devendo significar uma entidade com vida própria, sem a aprovação e consenso da sociedade, para que não acabe por oprimir os cidadãos que o constituem em coletividade.
Explicando melhor, o que normalmente ocorre é um eterno conflito entre direitos naturais , assim considerados como inerentes à natureza humana e o poder absolutista de uma entidade “abstrata” que é o Estado.
Na concepção de Hobbes, quaisquer partidos, religiões, associações, etc, que representem interesses de grupos, só servem para desunir, provocar disputas e choques de interesses, nocivos ao interesse geral da comunidade, representado pela existência do Estado .

Na visão de Locke, o Estado só existe como legítimo, enquanto satisfizer plenamente a vontade e aos direitos fundamentais dos cidadãos, respeitando e se sujeitando a freqüentes questionamentos sobre suas normas, decisões e atos.
Ora... aqui há um paradoxo .

Uma coisa não pode criar outra, à qual concede direitos acima dos seus, para então questioná-la se representa o que deseja, para satisfazer seus interesses individuais.
O Direito Constitucional se espelha no “Pacto Social” como forma de expressão da ideologia predominante num grupo coletivamente imbuído de um sentimento de identidade nacional.
Sem isto simplesmente não pode existir, muito menos uma Constituição Federal .
O que acontece com o Brasil que nada dá certo e a Constituição nunca se mostra capaz de ser aplicada como deveria?
Não temos lá bem claro e explícito que “todos têm direito a casa, moradia e alimentação e educação, necessárias à sua subsistência" ?

Quem garantiu até hoje isto?
Qual governante ou governo?
Para que colocaram esta demagogia eleitoral, que nunca poderiam cumprir e satisfazer?
Quantas emendas constitucionais aprovadas sem a devida cobertura e divulgação, privilegiaram grupos de interesses com força de pressão no Congresso em detrimento da vontade popular?
Bastam alguns “grupelhos” organizados, representantes de “minorias” ou segmentos específicos e uma lei é prontamente aprovada para atender
interesses que não foram submetidos à aprovação majoritária e verdadeiramente democrática da população.

Por que fomos chamados a decidir em ”referendo” sobre um pequeno "detalhe" do “Estatuto do Desarmamento” , já previamente aprovado por eles, os parlamentares, que praticamente nada mudará em virtude desta votação popular?
Pura palhaçada e engodo, para desviar a atenção de fatos mais sérios como a crise do “mensalão” que tanto apavora o governo federal?

E qual o motivo de assuntos polêmicos como o aborto, estar sendo, às escondidas, votado no Congresso sem a devida consulta à nação.
Que legitimidade ainda pensam que têm aqueles “senhores e senhoras”, que lá estão, se locupletando do nosso dinheiro, após termos tomado conhecimento do alcance da podridão moral do Legislativo?

Tivéssemos nós pessoas com dignidade, integridade, poder e força suficientes, o Congresso já estaria fechado, mandatos cassados e o governo deposto!
Esta é a diferença entre o “Direito Natural” , antes que o cidadão abra mão de sua autonomia e direitos, em prol de uma coletividade e o “Político” , o “absolutismo opressor” de um fictício “Estado”, que não mais, ou nunca representou os verdadeiros anseios da sociedade .
Tal conflito provoca um clima de “crise de dissonância cognitiva” , como é entendida na Psicologia Comportamental, onde, quem elege seus representantes , os quais sempre acabam se revelando seus opressores e espoliadores, entra em apatia e decepção crônicas, sem conseguir escapar ao círculo vicioso de continuar votando e elegendo estes crápulas, por absoluta falta de opção!
Não conseguem vislumbrar outras formas de sistema de governo ou regime.
Fogem de uns, para caírem nos braços de outros igualmente falsos e mentirosos.


Parem de colocar a culpa no povo pela perpetuação deste quadro de mediocridade política nacional que temos!
Não é porque supostamente a maioria seja desonesta, é porque nenhum destes políticos consegue convencer o povo, pelo exemplo próprio de dignidade e caráter!
Quem não dá o exemplo não pode despertar sentimentos mais profundos de integridade, ética e cidadania em ninguém!
Somente através da imagem própria, das ações e comportamento, pautados por uma vontade interior imbatível e incorruptível, poderemos mudar a mentalidade do povo, mesmo sendo uma rara e muito pequena minoria de cidadãos de bem.
David Hume e Platão foram alguns expoentes desta vontade e retidão de caráter.
Muitos outros tivemos, que deixaram suas mensagens de fé, esperança e também severas críticas ao ser humano .
Cada qual, com seu mérito e conhecimento, porém todos com um mesmo objetivo; “despertar consciências” !
Esta é e deverá continuar sendo nossa árdua missão.
Não podemos “morrer em vida” , deixando que um sonho também pereça, sem muita luta e garra, sem muita perseverança e certeza de propósitos, sem muito tentarmos gratificar e justificar nossas vidas pela dedicação ao bem comum da espécie!

Como dizia o ex-príncipe e mestre Sidarta Gautama Budha;
“não aceitarei passar pelo portal para o céu e vida eterna em “Nirvana”, antes que o último e mais atrasado ser humano tenha passado”.

E modestamente complementaria dizendo ;
“quem se ilumina, percebe que somente as trevas justificam sua alegria de existir”.

“Namastê”

AVISO !


O Ministério da Saúde adverte!
Tentar ler textos longos, mais do que sua capacidade mental permita, pode provocar graves distúrbios de consciência e desequilíbrio psíquico!

Não se espantem...!

Embora nem precise esclarecer que não sou a favor de ditaduras, pois está claro pelo “logo” a favor do Voto Nulo e Democracia Direta ( uma total e verdadeira sem partidos políticos), em certos casos e momentos históricos elas se tornam inexoráveis pela força dos acontecimentos que levam um país a um estado de desmandos e caos capaz de gerar um clima propício a uma reação corretiva.

Os militares que conheço são democratas, patriotas, estão indignados com a situação alarmante de insegurança, violência urbana e corrupção, mas
não desejam assumir governo nenhum.
A única hipótese seria a de uma rápida atuação para uma faxina geral que eliminasse os focos e responsáveis pelos crimes que agridem a dignidade dos cidadãos de bem, como os das quadrilhas de traficantes e os de políticos corruptos.

Não é somente isto.
O Brasil está em erupção.
Vejam o exemplo das torcidas de futebol, onde até assassinatos são programados e divulgados pela Internet, não bastasse atos hediondos como o daquele ônibus incendiado que incinerou inocentes.
Como está não pode continuar.

Uma elite esclarecida composta de militares e civis terá de agir visando extirpar estes males de nosso país.
Desta vez não seria um simples “golpe” ou “contra-revolução” como a de 1964.

Aquilo nunca foi uma verdadeira ditadura.
Agora teria de ser um regime duríssimo, por curto período, porém necessário para remover definitivamente tudo que esteja errado e seja nocivo ao bem estar do povo.
Seria declarado “Estado de Sítio” por um tempo suficiente .
Todos os direitos teriam de ser suspensos e a justiça haveria de ser aplicada sumariamente por tribunais de exceção.
Falo, não de algumas centenas de pessoas presas ou mortas em combate, mas sim de algo próximo a centenas de milhares ou, quem sabe, milhões, que perderiam empregos, posições, cargos, seriam processadas e, se necessário, transformaríamos os estádios em campos de detenção e triagem.
Favelas invadidas e também casas luxuosas, traficantes mortos se reagirem,ou presos,sem direitos humanos.
Criminosos contumazes irrecuperáveis como o traficante e assassino “Fernandinho Beira-mar” , imediatamente fuzilados .

Pode parecer uma loucura o que estou imaginando, mas sem medidas drásticas desta natureza teremos um destino trágico como nação.
Precisamos de uma radical mudança de mentalidade.

O povo sofreu por décadas uma lavagem cerebral desta nefasta mídia que temos.
Se desejarmos reeducar o povo, incutindo valores humanos e ética, teremos de acabar com os grupos que dominam a comunicação, forçando a abertura de capital das empresas, pulverizando o poder e administração.
Há redes demais para pouca produção aproveitável.
É só lixo e aberrações o que vemos nas TVs.
O mesmo em relação aos esportes principalmente o futebol.
Jogadores não podem ganhar mais do que uma professora ou médico.
A exploração do erotismo, prostituição e pornografia também seria objeto de sanções penais e proibições legais.
Não se pode admitir que uma pessoa possa receber o equivalente a um apartamento, por posar umas horinhas enquanto que um trabalhador nem depois de toda uma vida de sacrifícios poderá ter em mãos semelhante quantia.

Não estou falando apenas em temporária intervenção para reconduzir o país aos eixos, falo de uma verdadeira revolução de muito mais alcance que deixará o mundo atônito ante tantas mudanças e transformações em todos os campos e assuntos.
Não será uma ditadura comunista nem de direita, mas aboliremos o capitalismo selvagem e “peitaremos” sem medo quem quer que nos ameace com embargos,represálias ou retaliações de quaisquer tipos.
Temos meios e não dependemos de ninguém, enquanto eles dependem de muita coisa nossa.
Temos o Nióbio (mineral estratégico) do qual somos responsáveis por 100% do fornecimento no mundo.
Sem ele não há motores nem aeronaves.
É só responder "na bucha" que suspenderemos as exportações

Outro ponto é a dívida externa .
Já pagamos demais, teria de ser declarada unilateralmente extinta e estamos conversados senhores agiotas internacionais.
Se quiserem invadir o Brasil que tentem!
Não conseguiram até agora dominar um país pequeno, de 5 milhões, (Iraque), o que seria se tentassem com um de
190 milhões?
Receio de que?

De bomba atômica?

Temos de aprender a levantar a cabeça, garantir a nossa soberania e não temer nada !
Quando assim nos comportarmos seremos um país soberano e um povo digno que terá honra ao dizer “somos brasileiros, livres, ricos em reservas e natureza, abolimos a corrupção e o crime endêmicos, instauramos a primeira Democracia Direta verdadeira no mundo, somos patriotas , altivos e pacíficos, mas não se metam a pensar que nos dominarão!”

Quando um trabalhador comum puder testemunhar que o abismo que o separa de oportunistas foi extinto, não existe mais e apenas o mérito dos esforços passar a contar, quando uma professora puder viver dignamente em imóvel próprio, sem haver outras que ganhem um por um dia de “sacrifícios fotográficos”, quando a religião não puder mais ser objeto de exploração financeira e influência política e a própria política desaparecer como carreira para “profissionais da mentira”, “baratas” que corroem nossos tecido social e recursos públicos, quando militares voltarem a sentir orgulho de andarem fardados, quando civis que tiveram o privilégio da esmerada educação ocuparem, por concurso,cargos condizentes na administração pública ao invés dos boçais cabos eleitorais nomeados por políticos corruptos, quando o mundo acordar será tarde demais, pois a semente de uma nova civilização já terá sido plantada aqui na América do Sul !

Se não agirmos imediatamente, continuaremos “patinando em gelo fino” para sempre.

Este texto foi transcrito de uma resposta minha numa comunidade de assuntos militares (Tropas de Elite) no Orkut quando aventei a hipótese de ocorrer uma intervenção militar em breve , mesmo que rápida e passageira.

Este é o meu pressentimento e intuição, pois algo estranho está para acontecer!

Todos sabem que sou pacífico, voltado à sabedoria oriental , porém não submisso nem inerte perante fatos gravíssimos que estão ocorrendo, que por mais hediondos e violentos, parecem não sensibilizar mais uma platéia anestesiada pela mídia mesmo perante crimes como o incêndio daquele ônibus no Rio de Janeiro quando traficantes incineraram vivas pessoas inocentes !

Fraternidade sim, passividade e complacência em demasia não!

Observem que até a natureza (ou Deus, como queiram) ceifa vidas aos milhares .

Se há uma razão ou lógica cabe a cada um decifrar este enigma.

O que importa é que ações drásticas são as propulsoras de transformações históricas .