quarta-feira, dezembro 14, 2005

Gorila em loja de louças!

Fico pensando e imaginando como estão as cabeças das pessoas como eu, os poucos, “os raros” como dizia o escritor Hermann Hesse, os últimos lúcidos do planeta?
Sei que estão sofrendo muito, ao verem que, aparentemente, nada podem fazer contra a vontade de uma esmagadora maioria condicionada e manipulada por poderes e interesses acima de suas possibilidades de ação.
Sei também como é viver como um “exilado em sua própria terra” , pois é exatamente isto que acontece comigo há décadas e até me refugiei geograficamente mesmo, depois de nascer, morar e passar quase uma vida toda em capitais e grandes metrópoles do mundo.
Hoje teclo no fundo do meu quintal numa construção somente para isto, longe do ambiente principal mais agitado da casa.
Aqui posso manter uma desordem criativa e teclar cercado de meus bichos, mais livremente e sem preocupações de “empestear” a residência, ou incomodar o sono de ninguém.
Exílio por exílio, prefiro este, que é o único, pois não tenho o privilégio de pertencer a nenhum partido nem receber pensão indenizatória por prejuízos de resistência política no passado.
Pensei em me mudar para os Andes , para um refúgio em “Jujuy” , uma pequena cabana num sítio, isto antes de entrar nesta de “Orkut” e “blog” por aqui mesmo.
Aí então começou toda a confusão em minha vida a partir de um manifesto, o “Baratas e Baygon” , divulgado na comunidade Brasil 2022 do Orkut, do amigo e membro da nossa comunidade do MBNE , o conhecido consultor Jorge Hori , manifesto este, que originou duas outras comunidades nossas do Movimento Brasil Nova Era , aqui transcrito neste “blog” nos primeiros arquivos de março, quando da inauguração.
Acreditei que, pessoas como eu pudessem mudar muita coisa , mesmo que, metendo as mãos nos bolsos e partindo para a ação idealista de construir exemplos concretos, para que a sociedade tomasse conhecimento destas iniciativas privadas, independentemente de favores de governos .
Seria muito simples gente, apenas uns trocados nossos, se formos muitos e em menos de meses teríamos, por exemplo uma comunidade , uma colmeia, uma “Geosfera” (projeto nosso) construída , prontinha para exercer sua
função social.
Mas as pessoas talvez prefiram “coisas prontas” , para ingressarem e conseguirem, quem sabe, um empreguinho ou cargo de importância.
Será que não notaram, que nosso projeto, deixou de ser apenas o de uma ONG sujeita a aprovação de governos e trâmites legais, para se tornar uma proposta de governo a longo prazo quando a sociedade “ilegitimará “ o sistema, assumindo verdadeiramente o poder oferecendo uma nova administração pública?
Droga! Acabaram com meu sonho de viver lá no alto, tranqüilo, meditando e escrevendo, nos Andes .
Acabei ficando por aqui mesmo, tentando “despertar consciências” , num
Brasil caótico, apático, corrupto e sem esperanças.
Até quando?
Não sei.
A idéia inicial ainda esta viva e me tenta muito.
Afinal, para que me “esgoelar” diariamente se já tenho meu destino lá esperando,sem maiores decepções?
Pois é... coisa de louco mesmo, de masoquista, que ainda acredita neste povo e país.
Mas até quando continuarei a crer em nós?
Não sei... vocês sabem?
Sinto-me como um “troglodita” , ou um "gorila numa loja de louças" , porque tudo que desejaria fazer neste instante seria um ato de destruição total para uma reconstrução também total, partindo do zero!
Como um gorila , tentaria pensar no futuro...
Que futuro?
O que será do amanhã ???

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que o desejo de destruição para uma reconsrução é de todos que usam não só seus neurônios mas também seus corações. Sei, Homero, que somos poucos, numa democracia perdemos feio, mas o que interessa é que existimos, pensamos e sentimos. O resto são robôs teleguiados. Ou os que substituiram os corações por cofres. Azar o deles. Abraços,
Heloisa.

quinta-feira, dezembro 15, 2005 4:10:00 AM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Amiga Heloisa.
A sensação de "sempre perdermos feio" numa Democracia é um caso a ser considerado...
Talvez não seja o melhor regime para os lúcidos.
De qualquer forma, nenhum dos que atualmente existem nos favorecem.
É lamentável nossa situação.
ABS
Homero

quinta-feira, dezembro 15, 2005 9:21:00 PM  

Postar um comentário

<< Home