Muitos, inclusive jornalistas, ficaram indignados com a atitude de Lula afrontando a opinião pública, “passando a mão na cabeça de seus pupilos” petistas ameaçados de cassação. Talvez tenham errado em seus “diagnósticos” pensando ter sido somente uma manobra visando minimizar os crimes cometidos, abrindo margem para uma renúncia coletiva sem grandes implicações.
Quem sabe não tenham percebido bem o alcance da intenção verdadeira de Lula.
Seria apenas uma afronta defensiva aproveitando o aparente “marasmo acusativo” da oposição?
Não encaro desta maneira.
Prefiro entender outra mensagem mais direta.
Lula acintosamente fará o mesmo que fez na eleição de Aldo Rebelo para salvar seus “companheiros” de partido, principalmente José Dirceu.
Erram os que imaginam que ele pretenda, para satisfazer a opinião pública, oferecer a cabeça de seu “guru” e dono da máquina do PT, como tem provado ainda ser, além de extremamente atuante nos bastidores do Congresso.
Lula não é deste feitio.
Deseja mostrar força, fazer com que sua camarilha escape desta crise absolvida, para então esbravejar nos palanques que, como ele disse, eram todos inocentes, acusados sem provas por puro “denuncismo”.
Exigirá desculpas e, não se espantem, se chamar José Dirceu de volta ao governo!
José Dirceu cassado, afastado da vida pública, magoado e de língua solta, é um risco muito grande para Lula.
Será que é tão difícil entenderem a cabeça deste tosco, rude, vaidoso e rancoroso homem que temos na presidência ?
É tão complicado assim perceberem que a renúncia implica em assumirem a culpa e desdizerem tudo que o PT está tentando enfiar goela abaixo do povo como “justificável”?
O que há com nossos jornalistas que não admitem esta hipótese ?
Não “sacaram” ainda que Lula não age de modo normal e previsível para um chefe de Estado ?
Ele não é um Estadista, é um sindicalista !
Joga baixo e duro, como sempre fez, para se manter numa posição de liderança até hoje.
Como analisei a personalidade deste homem, em outros textos mais antigos, Lula tentaria de tudo para sair desta “sinuca de bico”,vitorioso levando consigo os seus como prova, não da deles, mas de sua inocência, no intuito de calar a boca da oposição, que já está quase totalmente amordaçada pelas estocadas do PT nas comissões ameaçando levar de roldão várias “cabeças” , inclusive o presidente do PSDB e outros do PFL, devido ao “caixa 2” de suas campanhas e “mutretas” da “era” FHC.
José Dirceu pode esperar más notícias do STF que não suspenderá o seu processo na comissão, entretanto, terá condições de ser absolvido em plenário pelos parlamentares, porque os tem “amarrados” por “informações” bastante desagradáveis se divulgadas.
Com mais uma “forcinha” do “chefão” do Planalto, estará garantido o seu mandato e o “filho pródigo à casa tornará” com direito a amistosos “tapinhas nas costas”.
Acontecendo deste modo o caldo entornará de vez e teremos uma gravíssima crise institucional.
Será...?