segunda-feira, janeiro 23, 2006

Coordenador demitido

Sydney Possuelo é demitido por criticar política indigenista
Selva: ele cobrou do presidente Lula uma posição mais firme na política indigenista do governo. Na foto, a expedição ao Vale do Javari, onde vive a aldeia Korubo, no Amazonas
Brasília - O Diário Oficial publica, hoje, portaria do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, demitindo o coordenador-geral de Índios Isolados da Diretoria de Assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sydney Possuelo.
A demissão ocorre uma semana depois de Possuelo ter criticado, em entrevista, o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, que afirmara que os índios têm terra demais. Possuelo é considerado hoje, no exterior, o mais destacado defensor de índios da atualidade, agraciado no ano passado com o título de herói do Império Britânico pela Royal Geographic Society, de Londres, e tido como sucessor do sertanista Orlando Villas Boas.
Sydney Possuelo, ao criticar essa afirmação, disse que Mércio Gomes estava falando a mesma língua dos grileiros, madeireiros e garimpeiros que estão gradativamente tomando as terras dos índios, e cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma posição mais firme na política indigenista do governo.
Leonencio Nossa
http://www.estadao.com.br/nacional/noticias/2006/jan/23/60.htm

(Comentário meu)
Somente uma ocupação racional da Amazônia e integração gradual das comunidades indígenas sem invasões ou conflitos resolverá esta questão que se arrasta sem soluções definitivas.
Nosso projeto Geosfera promove este tipo de integração no próprio local, dando melhores condições de vida e oportunidades com estrutura de alta tecnologia alternativa.
As áreas têm de ser proporcionais ao número de habitantes e recursos naturais.
Um problema a mais são as reservas de minerais estratégicos.
Explorá-las ou não?