segunda-feira, julho 25, 2005

Não disse...???

Leiam uma das manchetes de hoje da Tribuna da Imprensa online, transcrita abaixo e constatem que tudo que venho alertando há meses está se concretizando.
O momento é gravíssimo!!!
Isto é apenas o início.

Militares alertam para risco de quebra da disciplina
BRASÍLIA - Os presidentes dos Clubes Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica divulgaram, neste fim de semana, um "alerta" sobre a possibilidade da quebra da disciplina. Nele, advertem que "a relutância (do governo) em atender o que pleiteiam os militares poderá levá-los a uma situação de desespero, de desalento e de descrença com sérios riscos para a hierarquia e a disciplina das Forças Armadas".
O clima dos quartéis está próximo da ebulição porque o governo não cumpriu a promessa de reajuste salarial de 23% feita em março passado. O alerta é assinado pelos três presidentes dos clubes: general Luiz Gonzaga Lessa, brigadeiro Ivan Frota e almirante José Júlio Pedrosa. Embora estejam todos na reserva, sua manifestação reflete o pensamento dos militares da ativa, inclusive a sua cúpula. Eles atribuem a "insensibilidade" do governo de não atender o pleito a "um óbvio revanchismo" ou à tentativa de "desmoralizar as Forças Armadas".
Uma nova reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, José Alencar, deve ser realizada hoje para discutir o tema, mas uma decisão final dependerá de um novo encontro com os ministros da área econômica, que estão "empurrando com a barriga" uma solução para o impasse. Contra os 23% a serem concedidos em duas vezes, a área econômica oferece 3% em setembro e 5% no ano que vem, que é considerado inaceitável pelos militares.
Corrupção
Ao anunciar a divulgação do alerta no site do Clube da Aeronáutica, o brigadeiro Frota foi mais longe nas advertências: "Cuidado, companheiros. Não mordam a isca adotando medidas isoladas extremas que possam nos desunir. É exatamente isto que eles querem". E, deixando claro de que os presidentes dos clubes não falam só pela reserva, o brigadeiro lembrou que "os Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica estão solidários e coesos com os chefes militares e já se movimentam para a adotar ações organizadas, exigindo mais respeito por parte deste governo, envolvido no vergonhoso processo de corrupção que assola o País".
Completando o seu "alerta vermelho", o brigadeiro Frota "alerta aos que pretendem provocar uma fratura inconstitucional em nosso País com o recurso de desespero para estancar o inexorável processo de implosão do partido governista".
No alerta à Nação, que se dirige também à oposição, conforme explicam os militares, os presidentes dos Clubes ressaltam que "enganam-se aqueles que, tentando asfixiá-los com baixos soldos e limitados orçamentos, possam julgá-los como algo descartável", acrescentando que, "como no passado, somos forças vivas, atuantes em todo processo evolutivo da Nação".
Eles prosseguem salientando ainda que "silentes, não estamos ausentes ou indiferentes ao que se passa no País". E concluem: "a coesão entre os seus membros é alicerçada num componente moral que, a despeito das dificuldades conjunturais, aglutinam os seus integrantes - oficiais e praças, ativos e inativos - em direção aos objetivos maiores definidos na missão constitucional que, um dia, juramos defender mesmo com o sacrifício da própria vida".

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Eu avisei...
É o "arquétipo" histórico brasileiro se repetindo, provocado pelos mesmos erros e desmandos da "esquerda"...

Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br