terça-feira, julho 19, 2005

TESES E FEZES

Um comentário do amigo Flavio Musa sobre texto abaixo, deu margem para que esclareça melhor, porque insisto em aventar uma hipótese de uma não descartada intervenção das Forças Armadas em breve.

A situação, embora “precariamente blindada” a nível de presidência da República, em vista do inevitável desgaste moral e ético pela “conexão familiar” de Lula, no caso de seu filho e a TELEMAR, sem contar com os novos vínculos indesejáveis que reforçarão a sua já constatada responsabilidade e conivência, aponta para um não descartado desfecho historicamente repetitivo, quase que um “arquétipo” brasileiro de intervenções militares.
Porque digo isso?
Muito simples.
As Forças Armadas segundo as pesquisas do PNUD detêm o mais alto índice de confiabilidade e credibilidade perante o povo (64%), apesar de todo o sistemático “linchamento moral” a que foram submetidas pela mídia nas últimas décadas desde a “abertura” política.
Como se explica isso?
Também muito simples.
Apenas uma parcela insignificante da população sofreu a repressão. O resto, a esmagadora maioria usufruiu do “milagre econômico” , ascendeu socialmente , melhorou de vida e não quer saber sobre maiores problemas ideológicos dos que ficaram se lamentando e esbravejando pelas esquinas da vida.
Não adianta negar isso. Aconteceu mesmo. Não fosse a grande crise do petróleo o “milagre” teria continuado e impedido o processo de redemocratização.
Por que esse desprezo total das massas ao intenso programa de condicionamento subliminar perpetrado pelas esquerdas através da mídia contra os militares?
Muito simples também.
Intelectuais não falam a linguagem do povo, não sentem como o povo a insegurança vizinha , o medo, as necessidades prementes da sobrevivência na selva.
Falam para as mentes, mas não conquistam corações.
O que mostram e reclamam?
Repressão, torturas, censura, exageram ao extremo a ponto de uma novela da Globo mostrar multidões sendo metralhadas por “homens de preto” do “MIB” além de estupros de manifestantes.
Ora meu Deus. Eu estava lá, muito jovem, 19 anos como líder universitário, presidente de diretório da PUC R/J, participei da organização e liderança das passeatas e movimentos, minha cara está em “close” e “zoom” em todos os filmes sei lá de onde, do SNI, CENIMAR ou o que seja, tive obras censuradas e não ganhei nada com isso, só problemas . Nem um “carguinho” de ministro neste governo como aqueles que se diziam heróis, mas agora vemos que são apenas vigaristas, ladrões e assaltantes, coisa que à época eu já sabia, por isso me decepcionei e parti para outra ainda a tempo. Isso nunca aconteceu como insistem em mostrar.
Vamos com calma gente. Sei como dói um “pingo d’água (aquele porrete de miolo de aço revestido de borracha) e cassetetes. Porrada, algumas mortes em prisões, outras nas guerrilhas e torturas sim ,inclusive de muitos, que, inocentemente, por ideal, embora não politizados de carteirinha do PC ou treinados em Cuba acabaram levando a pior, porém não aquele caos que a rede “plim-plim” mostrou na abertura de uma recente novela esquecendo e cometendo um erro de avaliação sobre quantos pais de família estavam assistindo e dizendo a seus filhos que “não foi bem assim que ele viu acontecer”.
Não repitamos Goebbels, insistindo numa mentira não condizente com os testemunhos vivos.
Portanto, o que “interessou” à uma burguesia intelectual contestadora, simplesmente não existiu para a grande massa, o povão, que prefere lembrar da “Jovem Guarda” do tri-campeonato mundial, dos “fuscas”, casas financiadas pelo BNH, da ausência de escândalos, da inexistência de corrupção, pois viam os generais presidentes saírem dos cargos sem terem enriquecido nada, voltando para as suas antigas moradias. Alguém conseguiu provar ou até mesmo insinuar que algum general ficou milionário, ou seus parentes? Por que não denunciam isso agora?
Porque apesar de tudo os militares são mesmo “Caxias” e em maioria honestos.
Esta é a razão da “moral” e alta estima desfrutada pelos militares entre o povo.
Se voltarem agora, por um golpe ou intervenção, visando moralizar o sistema e punir os corruptos serão aplaudidos nas ruas e colocadas flores em seus canhões e tanques. É claro que serão.Não duvidem disso.
Oportunidade têm, o momento é propício para resgatarem a moral maculada e restituírem a ordem pública.
Melhor ainda, devem pensar eles, se somente por um curto período de transição para entregarem ao povo uma Democracia reestruturada e expurgada a escória política atual.
Não se envolverão mais do que o necessário e sairão como heróis patriotas .
Leiam SUN TZU , os militares da ESG gostam muito.
Enquanto os intelectuais buscam nas palavras a crença e o convencimento, o povão olha na cara da pessoa e “saca” logo se é sincero ou não, com base no “instinto” e julgamento pela aparência .
Às vezes se ilude, por uma ação conjunta de esmagadoras forças de condicionamento psicológico como ocorreu agora com o PT e Lula. Mais isso não se deu pela propaganda. Foi pelo errôneo pensamento que um igual ao povo poderia ser o novo redentor e “salvador da pátria”!
Devido a isso, ainda reluta em admitir que o “Lula paz e amor pobrezinho” seja culpado , pois seria o mesmo que admitir a incompetência e desonestidade de um igual, vindo do povo, para governar o país.
Se o povão não pode confiar no povão em quem confiaria mais?
Qualquer um que estude Psicologia Comportamental poderá explicar esse “desvio de reação”. O método GESTALT explica estes fenômenos grupais ante estímulos.
As esquerdas sempre pecaram por apenas falar e criticar mas nada fazerem de prático, de concreto, para darem um exemplo da sociedade que pretendem . São milhões, apenas no PT mais de 830.000, que, com o dinheiro que hoje sabemos terem ou terem gasto em campanhas espúrias, poderiam ter comprado terras, assentado famílias, construído comunidades auto-suficientes, criado projetos viáveis de implantação alternativa sem subsídios governamentais.Arregaçaram as manguinhas de suas camisas engomadas e foram à luta ajudar o próximo num trabalho voluntário?
Não.... preferiram os mesmos discursos e “palavras de ordem” , os mesmos “chavões” anacrônicos e superados de sempre . Isso é esquerda??? Onde??? Quando???
Quando chegaram ao poder, ao invés de cumprirem suas promessas, se banquetearam no “empreguismo” e inflação de ministérios e cargos em estatais!!! Fizeram conchavos nojentos com a mesma direita que criticavam e queriam as cabeças???
QUE DROGA DE ESQUERDA É ESSA???
Pobre e “admirável” “nova esquerda neo-liberal”!
O povão raciocina diferente. Meliante tem de ser torturado e até morto para confessar crime e entregar os comparsas.”Bandido bom é bandido morto”! Povão quer a pena de morte. Pensa bem diferente de uma “burguesia” cheia de “nhém-nhém-nhéns” parafraseando o tristemente vaidoso sociólogo ex-presidente FHC.
Não se iludam acreditando que discursos socialistas ou comunistas possam ter repercussão e adesão totais. Os tempos mudaram, os proletários se aburguesaram e têm sonhos de consumo. Não darão um níquel ao seu próximo e defenderão o pouco que conquistaram com “unhas e dentes”!
Visão humanista e social é coisa de burguesia intelectual, não de povão!
Sincronizem-se com a realidade gente!
Quantos de vocês sabem o peso de um balde de concreto? Quantos já pegaram numa enxada? Quantos já conviveram ombro-a-ombro com operários, inclusive familiarmente?
Aposto que nem 0,00001% !
Quantos de vocês são socialistas ou pelo menos simpáticos a um pensamento mais à esquerda?
Aposto que a maioria, não?
Não acham que há algo paradoxal nisso tudo ?
Pois é...há sim... a máxima da “ignorância de teses por ausência de fezes”!
Intelectual sabe que as tem, mas ignora-as. O povão as vê de perto nas valas negras defronte sua porta.
Aposto que nunca dormiram num barraco não é? Nem sentiram o fedor ao seu redor ?
Já acordaram vendo ratos passando por sua cama?
Aprendam a viver como o povão vive, se sacrifiquem, dêem duro, se matem pensando não mais resistir de trabalho árduo, façam um “laboratório social” uma vez na vida que seja, para depois virem “cagar regras” sobre como governar este país!Saiam dos seus gabinetes e dediquem um pouco de seu tempo a tarefas sociais.
Vamos nos mobilizar com coragem e determinação para não sermos novamente tragados por fatos que não desejamos que se repitam.
Não permitam que os políticos promovam uma reforma política, pois nada sairá de bom, a não ser o que sempre lhes será conveniente para se eternizarem no poder.
Teremos de nos sacrificar sob muitos aspectos para mudarmos esta realidade desumana incompatível com o bem estar social .
Chega! Basta! O povo está pronto!


Democracia Direta verdadeiramente popular JÁ!!!


Homero Moutinho Filho


hmf_sp@yahoo.com.br

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Homero eu não me vejo nem socialista e nem comunista, mas me vejo como um defençor da justiça e da igualdade.
Trabalhar ombro-a-ombro, eu já trabalhei, a enxada, o balde de concreto, a pá, a foice, o machado, o carrinho de mão, o tijolo, já me deixaram calos na mão, tevi noites que não conseguia dormi por dores no corpo! Fico feliz por ter trabalhado assim eu gostaria que as demais pessoas tbm tivesse tido a esperiência de ajudar a levantar uma casa, fazer uma roça no machado (roça de toco), onde o agricultor leva quase um 1 ano trabalhando para poder colher o arroz, a fava, o milho, a mandioca! Eu sei como é deloroso para ele ver perdendo a sua terrinha de chão, que quase sempre são pequenas. Eu sei como é o trabalho pesado! É por isso que eu defendo a igualdade, por ter muitas pessoas que só sabem trabalhar dessa forma e se perderem isso como ficará? Muitas são forçados a venderem suas terras a grandes latifundiarios, por pressões de politicas, economicas, por não terem como dar o minimo de estudo aos seus filhos e até por visitas de capangas!
Nos aglutinados metropolitanos vemos tbm pessoas ociosas querendo trabalhar e não tendo o que fazer, o que resta? morrer de fome? Entrar na criminalidade? Ver as suas filhas virarem prostitutas? Seus filhos virarem traficantes? É para essas pessoas que eu penso na igualdade em poder trabalhar, estudar e viver dignamente!

terça-feira, julho 19, 2005 10:17:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Grande amigo Homero, ou deveria dizer Professor Homero, uma vez que seus textos sempre tem muito a nos ensinar, principalmente no que tange a história de nosso país (confusa história). Honestamente, sou um critico ferrenho a forma como a mídia (novelas mais especificamente), expõe a "realidade" das coisas - então - o que tenho a dizer deste seu texto: Já vi muitos dizendo "- A ditadura tem que voltar!" mas sei que quando dizem isso, estes estão pensando sim, mesmo que de forma meio inconsciente (se é que isso é possível), em todas aquelas coisas boas que o governo militar fez para este país e ninguém diz.

As principais estradas que cortam este país por exemplo, ninguém fala nelas - ninguém diz também que se não fossem os militares nosso país talvez estivesse mais atrasado no que diz respeito a geração de energia elétrica, o governo militar a meu ver, foi o único que pensou o brasil estrategicamente. Tinha-se menos "liberdade", talvez; mas afinal, o que é de fato ser livre? Se for como vejo hoje, prefiro ser tutelado novamente. Já ouvi um professor meu dizer certa vez em uma de suas aulas de filosofia, que liberdade demais atrapalha, a princípio não concordei, mas acho que ele tinha razão.

terça-feira, julho 19, 2005 12:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Seu texto não me surpreende e penso de maneira semelhante. Sem tempo p/ escrever. Acredito em ações. Uma frase sua: Democracia Direta "verdadeiramente popular" JÁ!!!
Abs!!!!

terça-feira, julho 19, 2005 12:57:00 PM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Faço da resposta ao meu "waixi" (irmão mais novo em idioma indígena) Ijarrina Karajá, nosso coordenador do núcleo Norte, a resposta aos demais amigos do MBNe aqui, Italo e Marilia pois me veio muito do fundo do coração e senti que vale para todos nós.

"Pois é waixi. Se as palavras não vêm de dentro, o vento as leva sem eco.
Quando vêm da vivência própria encontra montanhas onde ecoarem..."

Abração

quarta-feira, julho 20, 2005 12:55:00 AM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Retificando , "IDJARRINA KARAJÁ"

quarta-feira, julho 20, 2005 12:56:00 AM  

Postar um comentário

<< Home