terça-feira, maio 22, 2007

Vírus!

Sei que estou devendo vários textos provocados por comentários de nossos leitores e ainda não pude abordá-los, alguns por dificuldade mesmo em explicar e descrever experiências absolutamente abstratas e intuitivas, que ocorreram numa fração de segundos e não podem ser descritas como um evento linear, outras porque ainda não tive realmente tempo para respondê-las adequadamente.
Acabo de passar um bom tempo tentando me livrar de um vírus que praticamente paralisou meu PC, não fosse minha prática em lidar com eles, teria de reformatá-lo., mas me consumiu muito trabalho sim .
Devem ter notado pela falta de textos novos.
Coisa de louco os vírus que estes caras criam!
Imagino quem não tenha qualquer informação ou prática nestes assuntos o que deverão sentir quando seu PC simplesmente escapa ao controle e nada carrega mais nem para tentar consertar o estrago.
Apenas os que conheçam os recursos do DOS poderão se salvar numa situação destas.
Quando algo acontecer de errado em seu PC, reiniciem e apertem sem soltar a tecla F8.
Quando aparecer um menu escolham “última configuração válida”, o Windows carregará, depois , ao entrarem nele, abram o menu à esquerda e cliquem em “ajuda e suporte” , mais adiante, escolham “restaurar o sistema”.
Aparecerá um calendário.
Escolham a data mais próxima ressaltada como disponível.
Pronto!
Qualquer vírus instalado principalmente no “system32” que é carregado automaticamente ao iniciar será desativado e a configuração anterior prevalecerá, sem precisar apagá-lo.
Para os mais experientes, aconselho a entrarem nos sistema operacional MS-DOS e apagarem cada um deles , mas antes digitando “block” , para desativarem as defesas do Windows e poderem entrar em seus arquivos de sistema normalmente bloqueados e ocultos.
Aparecerá uma telinha de alarme perguntando se realmente desejam fazer isto.
Cliquem em “yes”.
Depois digitem CD\Windows\system32.
E mais, dir\a\p para que os arquivos apareçam em blocos permitindo uma leitura gradual.
Procurem os mais recentes, que mudaram as configurações e então repitam seus nomes ao digitarem e antes digitem “DEL”, com um espaço .
“Erase” também , em certos casos e sistemas funciona, ou “Delete all”.
Cuidado ao digitarem os nomes dos arquivos, pois maiúsculas e minúsculas são imprescindíveis .
Se nada disto der certo, gritem “socorro” e chamem um técnico.
Rssss.