domingo, abril 08, 2007

"Vibrações e constatações"

Confesso que depois de 3 meses de "vibração astral BBB7" quando deixei de lado nossos temas usuais, para prever e acompanhar este fenômeno popular que representa uma verdadeira "catarse coletiva",ainda não consegui me readaptar à linha deste blog, pois existem previsões que estão se confirmando plena e exatamente, nestes dias posteriores ao final do programa, em relação ao casal de "namoradinhos do Brasil"; Diego e Íris.
Tudo que afirmei está acontecendo com eles e aguardem a data fatídica quando poderão ter a sua "noite de paixão", na virada do dia 11 para 12 (madrugada).
Mas o que interessa agora é analisarmos segundo uma ótica sociológica e de Psicologia Comportamental, o potencial de nosso povo como julgador e seu poder de decisão.
Cansei de explicar e comentar que quando o eleitor não tem interesses imediatos que podem ser satisfeitos pelo político mais próximo e não está em jogo sua ideologia, geralmente decide corretamente conforme valores e ética.
Também já comentei sobre esta "esquizofrenia aguda" de nosso povo, que vive de uma maneira, mas decide de outra contrariamente ao seu comportamento no cotidiano, quando prevalecem o "jeitinho" e a vontade de "levar vantagem em tudo".
Ocorre que os verdadeiros valores não são pessoais, são primordiais como os "arquétipos" e um dia eclodem numa manifestação coletiva de esperança e fé num final feliz para todos que resgate tantas desesperanças, frustrações e decepções que tivemos na vida pública e destinos deste país, onde o mal sempre vence e os corruptos são reeleitos, debochando da impotência de uma parcela indignada que, por ser minoritária perante os carentes , ignorantes e fanáticos, tem de se conformar em nada representar como voto num universo maior de eleitores dependentes de favores assistenciais.
Como sempre disse, uma verdadeira Democracia só pode existir entre iguais em nível social e cultural, nunca entre desiguais sujeitos à manipulações populistas e condicionamentos da grande mídia.
Portanto, temos uma caricatura de sistema representativo, onde pessoas de bem não se metem neste meio, deixando caminho aberto para inescrupulosos, boçais, corruptos, clientelistas e populistas de toda espécie.
Mas eles representam sim, grande maioria do que é o nosso povo e isto é o que mais dói ao termos de constatar esta verdade insofismável.
Não prestamos em nossas escolhas e comportamento cotidiano, mas surpreendemos em julgamentos onde o ideal, a fantasia e o desejo de justiça prevaleçam!
O que significa afinal esta total aberração?
Seres humanos são contraditórios e esquizofrênicos, ou não teríamos tantas desgraças e dramas.
Neste caso do casal ideal Diego-Íris, não só os valores de caráter influíram decididamente, mas sim a imagem romântica, que preencheu um modelo "arquetípico" e estereotipado" de romance, amplamente divulgado or décadas de filmes e novelas.
Aquela "festa Medieval" que matou de inveja os demais da casa, quando o "alemão" e sua parceira "Siri" encarnaram perfeitamente o papel de Romeu e Julieta , dançando a noite inteira, trocando olhares apaixonados e carinhos, demonstrou claramente a superioridade deles naquele momento decisivo do programa que atraiu a atenção e inspirou tantas fantasias.
A realidade é cruel, elege e privilegia certos tipos físicos, aparência e símbolos, que não podem ser substituídos por quaisquer outros antagônicos, que destoem do ideal imaginado por todos, qual seja o de um príncipe encontrando sua princesa.
Alberto e Bruna?
Airton e Carollini?
Não, é claro , pois não representam o ideal imaginado em termos de estereótipos profundamente gravados em nosso inconsciente coletivo.
Não que não pudessem , mas se comportaram exatamente o oposto do ideal esperado, confirmando preconceitos e diferenças de avaliação.
Se temos tantas desigualdades no mundo devemos pensar bem se não seríam por incapacidade e falta de talentos dos submissos e dominados, sem deixarmos de considerar estas diferenças sob uma visão fraterna e de ajuda, claro, mas que existem existem e não adianta sermos "politicamente corretos", pois somente cegos não enxergariam esta total dificuldade de certos povos se erguerem por si próprios e reagirem.
Não me considerem "Nietzchiano por causa desta constatação.
Apenas enxergo a verdade sem me preocupar com opiniões ou julgamentos .
Estou roxo de tentar mostrar como os judeus depois de 7 séculos de escravidão, souberam assimilar tudo de seus dominadores e se tornaram o maior poder financeiro do mundo, além do europeus, conquistados por bárbaros hunos e romanos, se transformaram na maior etnia, poderosa, capaz, inventiva, produtiva e dominante até hoje .
Portanto, "arquétipos psicológicos" são sempre "primordiais" sim , vêm da "Criação", não podem ser mudados, porém, estereótipos são criados e alimentados pela vontade e expectativa coletiva ao longo dos séculos.
Nós brasileiros, considerando a maioria , não temos qualquer noção de valor ou superioridade,simplesmente porque não somos ainda isto, enquanto submissos e inferiorizados em auto-estima.
Outra parcela, uma minoria, não alimenta estes sentimentos de inferioridade e se percebe igual aos "dominantes", daí nossos conflitos sociais e profundos recalques .
Nos aprofundarmos neste terreno seria muito perigoso e árido, sem soluções imediatas, ou a longo prazo, pois teremos de enfrentar um inadiável conflito de etnias, até que as coisas se resolvam.
Tenho de admitir que prevejo uma grande emigração de importante parcela de nossa sociedade, em vista de um ambiente completamente inóspito e violento.
Seria a constatação que "não dá mais para conviver aqui!".
Países escolhidos pelos futuros emigrantes?
Argentina,E.U.A, Canadá e Austrália.
Após esta "higienização racial" promovida pela elite, o restante da população se verá órfã de quem a dirige , explora e dominou por tanto tempo.
Teremos então a grande chance de contrariarmos preconceitos e provarmos a capacidade de reação, engenhosidade e produção dos "nativos" brasileiros restantes.
Será que conseguiremos?
Ou nos transformaremos numa "África", numa Papúa, numa Indonésia?
Aliás, já disse aqui que meu país escolhido seria a Argentina, caso perca minhas esperanças neste meu país.
Rsss.