terça-feira, maio 08, 2007

"De Mediatate Lunae!




Alguns podem ter ficado chocados com minhas ásperas criticas contra o papa em sua visita, mas não foram sem razão.
Giovanni Paolo foi um verdadeiro papa!
Por isto foi morto envenenado!
Não como estes agora.
Afinal, um representante máximo de uma igreja que se intitula herdeira dos valores e ideais do cristianismo, não poderia jamais temer a morte, porque a tradição cristã de mártires comidos por leões, sacrificados, torturados e perseguidos, não merece esta “falsificação” institucional da fé.
Mas me reportarei a um verdadeiro papa que soube contrariar ritos e liturgias, , dispensou ser carregado em “liteiras”, calçou sandálias e pisou no mesmo chão de seus seguidores e crentes, o papa João Paulo I aquele que pouco durou e morreu envenenado sim !
Pela Igreja e seus poderes em conflito pela hegemonia que nunca admitiriam um papa humilde que dispensasse a liturgia e toda aquela parafernália dourada para ser realmente um papa em toda a sua expressão e valor!
Meu respeito e admiração por este “papa meio hippie” , modesto e sem vaidades , que preferiu andar como os demais em suas sandálias e pagou por esta imprudência , sendo assassinado , envenenado e esquecido, pois a Igreja é algo muito maior do que santos ou elementos por vocação destinados.
É um poder e negócio apenas .
Mas nunca jamais esqueceremos aquele papa que durou tão pouco, mas deixou lembranças tão fortes de humildade e despojamento pessoal.
“Habemus papa” sim, mas ele foi morto , o resto é resto e não merece qualquer respeito .