sábado, agosto 12, 2006

Guerreiro


Enviado por meu amigo, representante do Movimento Brasil Nova Era, a quem considero um irmão mais novo (Waixi) Idjarrina Karajá (o do meio na foto entre um kayapó e um xavante).
http://www.flogao.com.br/idjarrina

"(Uma singela homenagem ao meu tio mais velho, Tio Tuila.)

Guerreiro

Desta vez eu venho com uma reflexão do que venha ser um “guerreiro” .Pesquisei no dicionário e segundo o Aurélio é “1. Referente a, ou próprio da guerra. 2. Belicoso, aguerrido, combativo; armipotente. 3. Indivíduo que guerreia. 4. Aquele que tem animo belicoso. Etc.”Para mim é muito mais que isso, é muito mais que estar em um combate, é ter aquele desafio como o ultimo de sua vida, é ter amor pela causa, é você lutar, viver ou morrer por um ideal a qual você crê ter nascido para cumprí-lo.Com base nesta linha de pensamento posso entender que para ser um guerreiro existem duas formas, quando você nasce em uma família que tradicionalmente são guerreiros ou quando você se depara em uma situação a qual o força a lutar para se manter vivo, pois aquela será a sua única chance de ter uma vida digna.A construção dos valores de um guerreiro, se torna muito intrigante para mim, pois como você vai formar valores que valem a pena dar a sua vida por eles? Estas dificuldades de formar os seus ideais e valores podem resultar em guerreiros que são meio guerreiros, pois estes têm o preparo de um verdadeiro guerreiro, mas não tem o coração de um guerreiro. Sua principal conseqüência negativa é a formação de mercenários (versão oposta de um guerreiro), onde sem o coração a única motivação é o pagamento monetário.Ser guerreiro é ter amor, é ter sensibilidade à emoção alheia, é saber ser refugio, é passar confiança, é dar segurança é ser a esperança.Ai você me pergunta, mas um guerreiro não é apenas uma máquina de combate? Eu respondo, que não, uma máquina de combate é apenas um combatente, guerreiro é aquele que tem emoção, tem amor em seu coração, onde as táticas de guerra é apenas um detalhe, pois o seu principal segredo ou força motivacional é o amor pelos seus.Acho que estou conseguindo entender o que é ser guerreiro, se você souber ou tiver alguma opinião, me ajude, pois eu quero crer que ainda exista guerreiro, não quero apenas me recordar dos grandes guerreiros que já tivemos, quero olhar para um, quero ter a certeza que ainda existe compaixão entre as pessoas."
Idjarrina Karajá.