Para o deleite do nosso anônimo que postou no texto sobre “Racismo”, me debrucei em pesquisas sobre este programa que considero um lixo de vaidades e “mau-caratismo” que é o tal do Big Brother Brasil.
Vejam que aparentemente tudo conspira para rotularmos este traste como “lixo” mesmo, mas não é bem assim sob as vistas psicanalíticas.
Embora não seja um profissional, me formei em outras profissões, mas tive de estudar Psicologia e durante uns 12 anos Psicanálise também , como curioso que seja, mas algo aprendi e gosto.
Uma coisa é o que o programa mostra de competição selvagem e ausência de valores , outra é a reação do grande público, isto quando a rede “Plim-Plim” não interfere mudando os resultados das votações por outros interesses particulares.
Analisando todos desde o primeiro, podemos notar que nunca o povo se enganou!
É sim!
Pasmem, mas nunca se enganou ao julgar o caráter de cada um que estava no “paredão”!
Ora...um povo que ainda hoje ( mais de 50%) está indeciso e mal sabe sobre os candidatos à eleição presidencial?
Como pode acontecer tal coisa?
Ou as pessoas são boas em julgamentos ou não!
Qual a razão desta diferença entre um julgamento político e um humano?
Como podem julgar pessoas tão corretamente e escolherem representantes tão crápulas e medíocres?
Um enigma não?
Mas há uma explicação, ou, pelo menos tentarei explicar esta aberração.
Ocorre que o povo, apesar de ignorante, inculto, meio retardado e alienado, não é “burro”, tem malícia, sabe captar os iguais e perceber quem vale o que .
Não age assim na vida, mas anseia e deseja que alguém pelo menos seja deste modo, para não perder de completo todas as esperanças.
É um exercício de lógica aplicada ao irracional coletivo, usando um pouco de Psiciologia Comportamental e método “Gestalt” para concebermos esta reação ambivalente e surpreendente .
Vejam bem, que em nenhuma eliminação o povo errou ao comparar os temperamentos e caráteres , apesar de no primeiro BBB terem dado a vitória a um energúmeno, boçal, porco, sem valores , mas que suplantou os rivais “espertinhos” e falsos , por ser exatamente o que aparentava ser sem esconder o óbvio, o tal do “Ban-ban”.
Um idiota útil, mas que não pode esconder suas tramas de tão ignorante que era.
No penúltimo o povo errou ao dar o prêmio a uma mulher que cuspiu no prato e jogou fora a comida dos outros, uma indolente , preguiçosa, mas que conseguiu despertar pena por sua situação inferior em imagem e possibilidades após o BBB.
A “Cida”.
Mesmo assim , acertou o povão, premiando a mentecapta indolente, pois os demais competidores deixavam a desejar e não foram superiores em quaisquer níveis de avaliação.Pelo contrário foram falsos e pérfidos.
Ela , pelo menos, sempre foi o que era , sem maiores retoques ou interpretações .
Agora , tentemos trasnpor ou tentar imaginar o que isto representa em termos de capacidade do povão em influir e verdadeiramente governar este país como o que sempre defendemos , que seria uma Democracia Direta (total e popular)?
Por que erram ao eleger e não erram ao decidir sobre o destino de uma pessoa?
Sabem a resposta?
Vamos tentar?
Porque uma coisa é julgar pela emoção e imediato julgamento frente ao que temos como exemplo de ser humano, por suas atitudes e outra é de antemão sabermos que os que se apresentam como nossos representantes são espúrios e podres.
Portanto, trataremos os podres como merecem, pedindo e exigindo favores , enquanto aos demais daremos apoio gratuito por necessidade de termos ainda fé no ser humano e em nosso destino.
Ao “político” pedirei favores imediatos, ao que me identifiquei por afinidade e emoção, ficarei horas , tentando votar nele num site virtual para salvá-lo da eliminação!
Dá para entenderem a diferença, capaz de alçar um povo ignorante a um grau decisório mais elevado e confiar em nossa gente, se formos autênticos e verdadeiros?
É por isto que eu sempre afirmei que apesar de todas nossas inferioridades, desigualdades, abismos sociais e diferenças , poderemos construir uma nação sólida e fraterna, não sob bases racionais de discursos políticos falsos , nem populismo, mas pela emoção sincera,se soubermos pegar pela raiz mais profunda, aquilo que todos temos , independentemente de nosso nível social ou cultural.
Pela fé e vontade de mudar!
Pela coragem de transmitirmos pelo nosso exemplo pessoal o que pretendemos fazer e podemos realizar !
Não existe desesperança irremediável, existe falta de dignidade e sonho viável!
6 Comments:
**
Interssante o que vc colocou Homero, mesmo porque não consigo assistir big Brother, até tentei, mas não agüento mais de 5 minutos ai desisti... Então muito bacana poder ver tua análise de que acontece...
Sabe, meu entendimento sobre democracia, ela só pode existir e com sucesso em povos maduros, conscientes de si e do seu papel importantíssimo como indívíduo no funcionamento de uma sociedade como um todo... caso contrário é como dar uma casa para ser dirigida por crianças pequenas, que acabarão criando sérios acidentes domésticos, ou dar uma mega empresa para ser dirigida por pré adolescentes... Deveria existir um regime chamado pré democracia, onde vai se preparando devagar um povo para poder vivenciar e exercitar a democracia... Como fazemos com filhos, pulso firme (pais que realmente educam) e liberdade sendo dada aos poucos conforme vai surgindo a capacidade de usufuí-la e a consciência... Este regime intermediário seria realmente necessário, mas para isso teríamos de ter dirigentes que possuíssem essa CAPACIDADE de ajudar a educar o povo... Desconheço...
Claro amiga. Para isto seria necessário um conselho permanente revolucionário por alguns anos até que pudessemos implantar plenamente uma Democracia Direta após uma reeducação do povo.
mas sem ditadura nem líder populista! rsss representantes lúcidos e conscientes da sociedade sim.
Abração
**
Muito boa a sua colocação! Líder lúcido e consciente e complemento: com coração! Ah isso me lembra o tripé de um ser que já alcançou certo grau de evolução para poder, ter a capacidade de estar nesta bancada! Espera, já volto, vou buscar um dos meus guias nesse sentido no meu flog! Já volto aki.
**
Pronto! Achei! Penso que esse abençodos seres que poderiam algo de positivo e benéfico pela população fazer, teriam de ter atributos bem próximos a esse texto:
O Absoluto
O absoluto pode ser representado, simbolicamente por um triângulo isométrico. Cada lado representa um dos três atributos do absoluto: plena sabedoria, pleno poder e plena bondade.
No macrocosmo, na natureza, o triângulo está em perfeito equilíbrio.
Dentro de nós mesmos, contudo, ainda está em processo de tornar-se isométrico e equilibrado.
Em termos práticos isso quer dizer que quando o indivíduo possui sabedoria e poder, mas não possui bondade, predomina uma situação satânica. O demônio, afinal de contas, é um deus incompleto.
Quando existe amor e poder, mas não existe sabedoria, o triângulo está novamente desequilibrado e pode levar ao sofrimento. Uma pessoa boa e poderosa, mas ignorante, pode criar confusão e tragédia ao seu redor.
Quando uma pessoa possui sabedoria e amor (bondade), mas não poder, estamos diante de uma situação mais benigna, mas o triângulo continua incompleto: o indivíduo não pode fazer muita coisa.
Quanto mais o indivíduo se encontra em condições de equilibrar o seu triângulo, mais próximo está da auto-realização de ser um “Deus”.
(Daskale – do livro “Homenagem ao Sol”)
Lembro deste texto amiga. e sempre o citei , como máxima em que me inspiro pois aqueles que crêem numa atitude submissa e de paz apenas se enganam pois serão sempre vítimas do processo e da realidade .
Nunca realizarão suas esperanças sendo assim.rsss a sabedoria é bem diferente da passada à maioria... pelos eternos donos da mente humana e senhores do mundo.
Abração
Homero
Poder , fraternidade(amor) e justiça.
Somente isto
Postar um comentário
<< Home