domingo, setembro 11, 2005

Sempre a Globo...(parte II)

Leiam antes a primeira parte do artigo logo abaixo deste "Sempre a Globo..."



http://noblat.ultimosegundo.ig.com.br/noblat/
(11/09/05-Blog do Noblat)

"Desrespeito à lei

Resolução do Conselho Nacional de Política Penitenciária do Ministério da Justiça prevê três casos, unicamente três casos em que um preso deve ser algemado:

* se ele se debater a ponto de por em risco sua própria integridade física;

* se ele de debater a ponto de por em risco a integridade física dos agentes policiais;

* se houver risco de fuga.

"Nenhuma das hipóteses se materializou, ontem, quando Flávio, filho do ex-prefeito Paulo Maluf, foi preso por agentes da Polícia Federal. Ele estava em Dourados, interior de São Paulo. E por meio de seus advogados acertara se entregar à polícia."
e
"Foi mais um evento montado pela polícia para satisfazer o apetite daqueles que reclamam com razão da impunidade dos criminosos de grosso calibre, e que não ligam nem um pouco para a rígida obediência ao que manda a lei.

No caso, a detenção em circunstâncias iguais ou piores de criminosos de baixa renda não serve para justificar o que ocorreu com Flávio. Não passam, todas elas, de abuso policial. Abuso que virou moeda corrente na gestão do atual ministro da Justiça."


( Comentários meus)-
Provavelmente Ricardo Noblat receba críticas e seja alvo de um "patrulhamento ideológico" em seu meio, por ter sido imparcial, dando o exemplo de como todo jornalista deveria ser, mas, infelizmente não é a regra.

Sobre a notícia anterior e outros episódios dos últimos meses, de "cruzada contra as elites", caberia uma reflexão a respeito de graves ocorrências que colocam em risco nossos direitos e garantias.

José Dirceu “do bingo”, quando ainda ministro, costumava dizer que; “a Globo eu tenho nas mãos”, com toda sua empáfia e arrogância que lhe são características.
E com razão, pois a rede “plim-plim”, endividada até a alma e sofrendo sérios processos judiciais, está mesmo “nas mãos” do governo Lula, por causa dos empréstimo de bilhões concedidos através do BNDES (completamente ilegal e injustificável isto).

Este tipo de “dependência” de uma empresa que deveria manter uma certa imparcialidade, por dever de ofício, pertinente ao exercício de suas funções e objetivos, causa um profundo mal estar e desconfiança em qualquer um que espere da mídia ética e neutralidade.

A exclusividade e privilégios desta rede de televisão, em todas as coberturas de ocorrências “policialescas” espetaculares da Polícia Federal, trazem à lembrança fatos nada agradáveis do passado.

Percebemos um clima meio “nazistóide” e fascista nestas prisões e operações pirotécnicas, com um claro conteúdo político “propagandístico”.
Esta conversa de poder grampear telefones, algemar, humilhar,invadir escritórios de advocacia, a pretexto de investigar criminosos e corruptos, está muito parecida com certos regimes totalitários dos quais a História guarda trágicos exemplos.
Algemar pessoas, não havendo o menor risco de uma reação ou tentativa de fuga é outro comportamento reprovável e abusivo, não importa a classe social .
Principalmente se só as algemam quando uma câmera de TV é ligada conforme um roteiro de produção a ser seguido!
A isto podemos chamar de tramóia!
Há uma evidente cumplicidade entre a mídia e as autoridades policiais por algum motivo muito estranho! Um repórter usar uniforme da PF é crime por falsidade ideológica, pois o investigado e o público pensam que se trata de um policial. De qualquer modo é totalmente ilegal e inaceitável esta permissão concedida pela polícia!

Isto é um absurdo!
A OAB está se desmoralizando ao não reagir com firmeza ante esta aberração!
Não basta reclamar somente quando invadem escritórios de advocacia e boutiques de luxo.

Que diabos está fazendo calada permitindo que esta arbitrariedade aconteça?
Que o presidente da OAB um dia seja também vítima desta sanha "policialesca" televisiva?
Ou vivemos um Estado de Direito ou um Estado Policial!
Alguém decretou Lei Marcial ou Estado de Sítio?
Será que em breve teremos campos de concentração ou um "Coliseu" com leões famintos,para os desafetos e adversários do governo serem devorados, enquanto o "povão" "pulula" de satisfação revanchista?

Quem é o dono deste circo?
Quem é o perturbado "imperador romano", tocando sua lira e fogo em tudo?
A quem está servindo esta palhaçada toda?
Ao sr. presidente, para que se gabe, esbravejando nos palanques da sua inclemente “guerra contra a corrupção”?
Para que explore demagogicamente os recalques populares, mostrando que a elite está sendo perseguida e castigada?
Jogando "bois às piranhas" para salvar o resto da boiada?
Por que o Ministério Público e a PF somente agora, após a crise, resolveram acelerar estas investigações e prisões?
Quem deveria estar sendo punido pelos atos mais do que comprovados que cometeu e acobertou?
Esta na mídia! Nas CPIs! Documentos, recibos, depósitos, provas!
Tudo explícito e detalhado! Não estou inventando nada! Não há o que se negar mais!

Só os covardes políticos oportunistas se calam, conchavam e não tomam as providências necessárias para o devido impedimento do maior responsável por toda esta calamitosa situação em que o país se encontra!
Querem a cabeça do Severino, mas “blindam” e poupam Lula, o “intocável”!

Acaso Dirceu, Delúbio, Genoíno, Silvio, Marinho, Valério, Duda, foram algemados?
Estão presos?
Para onde foi o "caso" Serra e a máfia dos vampiros?
E sobre os valiosíssimos terrenos da prefeitura trocados por outros na periferia, logo após a derrota da então prefeita Marta (ex-Suplicy) com uma construtora, que depois indiretamente comprou a sua mansão pagando preço muito superior?
Por que logo "abafaram" o caso?
Será porque foi justamente a bancada do PSDB, que aprovou apressadamente, esta transação imobiliária promovida por dona Marta, por algum interesse escuso também?
E as contas da ex-Prefeita? E o rombo deixado de bilhões coberto pelo governo federal?

Acabou esta de acreditarmos em "bonzinhos reis da ética" contra "mauzinhos" !
O PT foi para o brejo junto com a vaca!
A realidade dos fatos provou que é tudo farinha do mesmo saco ! Não existe esquerda nem direita! Somente sujeira política!
Corruptos e corruptores !
Por que o Judiciário não é também tão dedicado, competente e “apressadinho” com eles?
O que estão esperando?
Que eles fujam com o dinheiro roubado escondido?
Continuarão concedendo "Habeas Corpus" preventivo para estes quadrilheiros do "Valerioduto" ?
Acaso o PT e o PSDB fizeram algum acordo secreto, referente ao novo presidente da Cãmara dos Deputados que substituiria Severino, vinculado a outras preocupações de ambos, frente a um "inimigo comum" nas próximas eleições para governador de São Paulo, que obviamente poderia ser Paulo Maluf, o eterno e preferido "bode-expiatório" de petistas e tucanos?
E se ele sair desta absolvido?
Imaginaram que ao invés de abatê-lo poderão criar um mártir injustiçado que lucrará eleitoralmente com a desmoralização do PT e demais partidos políticos?
Até quando cometerão asneiras, táticas políticas desastrosas e trapalhadas?

Até quando continuarão fazendo o povo de pateta, idiota e palhaço?


Homero Moutinho Filho
hmf_sp@yahoo.com.br