domingo, setembro 03, 2006

Nós na FOLHA !


ELEIÇÕES 2006 / TENDÊNCIAS DO VOTO
Voto nulo cai, mas atrai cético politizado.

Parcela de eleitores disposta a votar nulo ou em branco diminuiu pela metade desde agosto de 2005, no início da crise do mensalão
Anarquistas "e inimigos do sistema" ganham reforço de desiludidos com o PT e usam internet para difundir suas idéias e se organizar.


FÁBIO VICTOR

DA REPORTAGEM LOCAL
Uma pergunta ronda a campanha eleitoral: se a percepção de que cresce o número de eleitores dispostos a anular o voto no mês que vem não encontra respaldo nas pesquisas, de onde ela surge, afinal?A primeira e mais óbvia resposta, de que a massificação da internet entre o eleitorado mais esclarecido e o surgimento do Orkut -site de relacionamentos que concentra cerca de 300 comunidades sobre o assunto- ampliaram a troca de informações entre os descontentes ajuda a entender, mas não dá conta do paradoxo.O percentual de eleitores dispostos a votar nulo ou em branco para presidente caiu gradativamente desde o mensalão. O índice chegou a 10% em agosto de 2005, auge da crise, mas hoje é de 5%. Mas a percepção não diminuiu, a ponto de o Tribunal Superior Eleitoral fazer uma campanha contra o nulo.Um mergulho nos movimentos que pregam a anulação revela um dado que talvez seja a novidade desta eleição, e, de quebra, a chave para compreender o fenômeno: produto de desencanto com o PT e com a classe política em geral, o cético eleitoral de 2006 parece mais politizado e propositivo.Não que anarquistas e inimigos do sistema em geral tenham desistido de pregar. Mas a eles juntou-se um grupo que já votou antes e pretende voltar a fazê-lo, desde que sob novas regras e novos políticos.Criado por estudantes da USP há um ano para protestar contra o mensalão, o movimento Brasília 17 organiza reuniões e atos públicos em favor do voto nulo. Já tem dez comitês espalhados pelo Estado de São Paulo, somando 150 pessoas. "Em todos os encontros há a cobrança para que a gente avance para uma forma de organização política. Não somos contra os partidos, mas contra esse modelo falido", afirma o formando em arquitetura Alexandre Bonoit, 26 anos, que já votou no PT e no PSTU.O Brasília 17 não sabe ao certo que modelo traria esse avanço. "Talvez inspirado nos sovietes pré-Revolução Russa, grupos organizados de participação. Algo que não seja burocratizado e dê voz às pessoas.
"Um dos precursores do agito pelo voto nulo na internet, o Movimento Brasil Nova Era, que deu origem à comunidade MobilizAÇÃO Voto Nulo (com 32 mil integrantes no Orkut), surgiu em 2004 sob a bandeira da democracia direta.
"Defendemos a extinção dos partidos e do político profissional. O que temos mais próximo disso é a Suíça. Aqui, as pessoas que gostariam de participar da política mas não querem sujar as mãos não podem, porque têm que comprar legenda", diz o advogado Homero Moutinho, 57, fundador do grupo.
Um dos seu seguidores é o estudante paulistano Lourenço Zein, 16. "É meu primeiro voto, e vou anular. Não sou anarquista, sou democrata e me apaixonei pela democracia direta. Estou nessa para tentar mudar esse sistema político corrompido e um dia poder votar.
"A campanha do Movimento Anule Seu Voto, com site na internet e comunidade no Orkut, pede o fim do voto obrigatório. "Nascemos do mensalão. Não quero ter que votar no menos pior. Mas é uma situação momentânea. Eu quero voltar a acreditar", diz o comissário de bordo Carlos Rodrigues, 30, criador do grupo e ex-eleitor do PT e de Ciro Gomes.
(Comentário nosso)
Outra ótima matéria sobre nós no jornal FOLHA DE SÃO PAULO.
Informação correta e sem deturpações.
Exatamente o que falamos !
Citou o instrumento de mudanças; VOTO NULO e o objetivo final, um novo modelo de sistema ;
a DEMOCRACIA DIRETA.
Nossos agradecimentos à FOLHA.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

**

Boa Tarde Homero!

De fato, o artigo está objetivo e sem distorções! Só não sabia que estávamos em tão grande número aqui no orkut!

Parabéns por ter tido força de ser persistente no que acredita verdadeiro, com tantas correntezas contra...

Abraço

Susie

domingo, setembro 03, 2006 5:45:00 PM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Obrigado amiga.
Foi um longo trabalho voluntário que começa a dar frutos.
Vamos à luta.
Abração

domingo, setembro 03, 2006 8:30:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens, Homero!!! Tudo graças à sua persistencia e força de vontade. A materia está ótima e fiquei feliz por isto. Você viu como intensificou a campanha contra o nulo ? Soube que hoje até o Faustão fez discurso contra o voto nulo. Paarece que tem muita gente apavorada com o desemprego dos criminosos, não ? Bom sinal.
Beijos,
Heloisa.

segunda-feira, setembro 04, 2006 3:39:00 AM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Obrigado, mas estou só nesta luta.Sem você teria desistido.
É amiga . Têm muitos canalhas com medo do desemprego...
Estão em pânico.
Surpreenderemos nas urnas.

Abração

Homero

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:31:00 PM  

Postar um comentário

<< Home